Marca Maxmeio

Opinião

  • 26 de Dezembro de 2010

    Desafios de Dilma e Rosalba

    20101226_opiniao

     

    Neste final de semana, abre-se para a Presidente Dilma Rousseff e os governadores eleitos, a possibilidade de mudarem a rotina do desemprego e da falta de oportunidades existentes no Brasil. Governar significa fugir da mesmice, dando prioridade à geração de empregos, novas oportunidades, aumento da transparência e, sobretudo, melhoria na eficácia das burocracias.

    Na mitologia grega, Sísifo foi condenado a rolar uma monstruosa pedra de mármore até o ponto mais alto de uma montanha. Quando alcançava o topo, a pedra rolava ladeira abaixo e voltava no outro dia a ser erguida novamente. Havia esforço, luta e sacrifício, porém nada mudava.  A lenda mostra que para superar a tragédia diária de Sísifo, os governantes terão que optar pela criatividade e fugirem da rotina monótona.

    Não tenho dúvidas de que a governadora Rosalba Ciarlini está preparada para governar o RN. Em agosto de 1984, assinamos juntos o documento “compromisso com a nação”, que resultou na fundação do PFL e viabilizou a volta do país à democracia. Embora o partido político valha pouco no Brasil, a inspiração doutrinária do liberalismo social é revolucionária e comprometida com mudanças profundas. Há maiores convergências do liberalismo social com a esquerda sensata, do que com a direita empedernida, sempre a procura de favores e regalias.

    Na linha das mudanças, a governadora Rosalba Ciarlini terá pela frente o desafio de viabilizar o RN. Somos um Estado abençoado por Deus. Estamos em posição geográfica estratégica na América Latina, com grande produção de petróleo, gás natural e reservas infinitas de barrilha. Infelizmente, temos sido perdedores, por falta de criatividade e ousadia. Após a II Guerra Mundial, perdemos a fábrica de barrilha que Getúlio Vargas mandou instalar no Estado do Rio, onde seu genro Amaral Peixoto era interventor. Em 2006, o presidente Lula preteriu o RN da refinaria de petróleo e mandou construí-la no seu Estado (Pernambuco), que refinará o que não produz. A ferrovia transnordestina foi do mesmo jeito. O Ministro Ciro Gomes incluiu o Ceará, que estava fora. Ficamos a ver navios! Mesmo sendo fronteira aérea e marítima com a Europa e a África, perdemos uma área de livre comércio, concedida apenas para Boa Vista, Roraima. A nossa ALC consolidaria o aeroporto de São Gonçalo, as nossas ZPE’s de Açu e Macaíba e o “pólo exportador e turístico” do Estado.

    No plano federal, a presidente Dilma Rousseff recebe um governo equilibrado. Parafraseando o poeta mexicano Octavio Paz, a democracia brasileira não precisa de asas, mas sim de raízes fortes. Antes de vender bilhetes para o paraíso, impõe-se consolidar o processo eleitoral do Brasil. O futuro ministro da justiça José Eduardo Cardozo declarou que o “nosso atual sistema não guarda nenhuma isonomia de quem disputa. O resultado de uma eleição é determinado pelo potencial financeiro. Na majoritária não diria que é tanto assim, mas na eleição proporcional isso é de uma evidência total. Quem tem grandes recursos financeiros tem mais condições de se eleger. É uma eleição que se faz sem um debate político aprofundado, programático”.

    Se a presidente Dilma Rousseff implantar as reformas eleitorais, a partir do voto proporcional de lista e o financiamento público, fortalecerá os partidos e criará raízes na democracia brasileira. Sem isto, continuaremos vulneráveis.

     

    A presidente Dilma e a governadora Rosalba terão que superar os desafios para evitar que o povo não seja condenado à rotineira tragédia de Sísifo.

    Feliz ano novo, caro leitor!

    • Ney Lopes – Jornalista; advogado, professor
      de direito constitucional e ex-deputado federal.

    Publicado aos domingos nos jornais
    DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


    COMENTE ESTE ARTIGO:


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618