Marca Maxmeio

Opinião

  • 25 de Outubro de 2009

    Cidade Olímpica: recordar é viver

     20091025_opiniao.jpg

     

                Recordar é viver! Sobretudo, recordar sonhos possíveis.

                Em 2004 – convocado pelo senador José Agripino –, às vésperas do término do prazo para o registro de candidatos, aceitei o desafio de ser candidato a prefeito de Natal. Meses antes, o meu nome foi lançado, com o apoio do PMDB e uma ampla coligação. O DEM optou por não ter candidato e indicar o vice na chapa de Carlos Eduardo Alves. A governadora Vilma de Faria, de última hora, recusou o acordo com o DEM e optou por Micarla de Souza, como vice da chapa oficial.

                Não pude recusar o apelo patético do senador José Agripino. Saira da eleição de 2002, eleito deputado federal com 98 mil votos, o mais votado do DEM em Natal e no RN.

                Moveu-me o sonho de realizar uma obra administrativa criativa e séria em Natal, com base na oferta de empregos e novas oportunidades.

                Montei a campanha em cima de propostas. Recordo a principal delas.

                Com a inestimável assessoria de Cassiano Arruda e Augusto Viveiros propus a criação de um novo bairro - “Cidade Olímpica” -, nas adjacências do Parque dos Coqueiros, a margem da linha férrea. Os recursos viriam dos incentivos concedidos às empresas para aplicação em esporte e lazer. Imagine-se o elevado montante de aplicações da Petrobrás – que extrai gratuitamente milhares de barris de petróleo no RN –, além de outras empresas locais. A obra estaria assegurada. A “Cidade Olímpica” consistiria em creches, escolas, pistas de atletismo, estádio para diversos esportes, locais de hospedagem de atletas e assistência à saúde. O trem do “grude” transportaria gratuitamente os alunos e professores da rede pública de ensino, de um lado a outro da cidade. Verdadeira “fábrica” de talentos e atletas. Agora, com as Olimpíadas no Brasil em 2016, Natal estaria em posição de vanguarda na formação de atletas nacionais.

                Sabe o que ocorreu? O governo do Estado - de forma indireta - financiou campanha na mídia, até com novos programas em TV, exclusivamente para divulgar falsas pesquisas e ridicularizar a proposta da “Cidade Olímpica”.  Um jornalista, a serviço desses interesses, propagou a “gozação” de que a “Cidade Olímpica” significaria a extinção da cidade de Natal, omitindo tratar-se apenas de um novo bairro, semelhante à Cidade da Esperança e a Cidade Nova.

                Perdi a eleição. Parcela expressiva do eleitorado optou por acreditar (quase cem mil votos) em Miguel Mossoró, cujo carro-chefe na campanha era a construção de uma ponte entre Natal e Fernando de Noronha. Recordo entrevistas ao vivo de engenheiros locais, justificando a viabilidade técnica de uma “ponte flutuante” e a veracidade estatística das pesquisas fraudulentas. A cúpula da OAB-RN – a minha entidade de classe – apoiou publicamente Miguel Mossoró, como candidato ideal para Natal.

                Há, entretanto, fatos que alegram. Estava na zona norte (Gramoré), ao lado da candidata a vice, Dra. Sonali Rosado, quando fui aparteado por um cidadão, que declarou: “Não voto no senhor para prefeito. O RN não pode se dá ao luxo de perde-lo como deputado federal competente e um dos melhores do país, dito pela imprensa nacional. O seu lugar é em Brasília”.

                Após a campanha eleitoral apliquei pesquisa em Natal, que constatou 33% do eleitorado a favor da minha permanência como “legislador em Brasília”. A mesma pesquisa registrou 22% de preferência ao meu nome em 2006 para deputado, ou senador. Terminei indicado pelo DEM como vice de Garibaldi, que perdeu a eleição.

                Coisas da política, que merecem ser recordadas...

     

    • Ney Lopes – Jornalista; advogado e ex-deputado federal

    Publicado aos domingos
    nos jornais DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
     

    Faça seu comentário abaixo:

     


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618