Opinião
-
20 de Setembro de 2009
A festa de José Agripino
Na última sexta feira participei da “festa de José Agripino” em Natal, quando lhe foram prestadas merecidas homenagens pelos seus trinta anos de vida pública. Como já comecei a escrever as minhas “memórias políticas”, algumas recordações vieram a cabeça. O meu filho, vereador Ney Junior, fundador e Presidente de honra da “Juventude Democrata”, entregou-lhe uma placa comemorativa. Lembrei-me da criação do PFL em 1985. Ao lado de José Agripino fui da “primeira hora”. Assinei o Manifesto de fundação, na residência do vice-presidente Aureliano Chaves. Marco Maciel indicou o meu nome para o primeiro Diretório Nacional do partido.
Entre os presentes na “festa” convivi em Brasília com Gilberto Kassab- prefeito de São Paulo; José Roberto Arruda – governador do DF; Ronaldo Caiado e Rodrigo Maia – líder e presidente do DEM, todos atualmente na cúpula partidária (DEM).
Quantas vezes sentei-me no plenário da Câmara Federal, com o então deputado federal Gilberto Kassab. Fazíamos observações sobre o vazio da vida parlamentar. Éramos dois inconformados! Kassab se elegera em 2002 e sonhava com o executivo. Eu sonhava com o Senado em 2006, após seis legislaturas. Kassab atingiu o seu objetivo e deixou a Câmara em 2005. Assumiu a vice-prefeitura de São Paulo, ao lado de José Serra, de quem fui colega e amigo pessoal, em três legislaturas. Hoje, São Paulo premia o talento de Gilberto Kassab. Ele firma uma sólida presença na política de um Estado, em que não há a tradição de lideranças cativas.
José Roberto Arruda, senador, deputado federal e governador do DF. Personalidade singular pela determinação com que agia. A competência pessoal foi sempre o seu maior trunfo. Terá muito a conquistar na política brasileira.
Ronaldo Caiado chegou a Câmara Federal em 1991, após disputar a Presidência da República (1989). Ficou um mandato e se candidatou a governador de Goiás (1994). Voltou a Câmara em 1999. Disputei a liderança do PFL e a indicação partidária para a vice-presidência da Câmara. Em ambas as ocasiões, enfrentei a sua oposição ao meu nome. Ele defendia o deputado Inocêncio Oliveira, a quem apontava como correligionário “fiel” do PFL. Mesmo assim, sempre fomos amigos.
Rodrigo Maia, filho de César Maia. Fui colega do seu pai na Câmara. César era o “homem forte” de Brizola, no governo do Rio, quando o conheci. Á época, discordei do PFL e apoiei a candidatura de Leonel Brizola à Presidência (1989). Brizola veio a Natal e se hospedou em minha residência. Conversamos muito. Ele tinha grande admiração por César Maia, que em 1991 deixou o PDT e se filiou ao PMDB. Ganhou surpreendentemente a prefeitura do RJ, derrotando a então “imbatível” Benedita da Silva. Iniciou a campanha com 2% de preferência popular. O filho, Rodrigo Maia, chegou à Câmara em 2002. Logo se aproximou de mim, por recomendação do pai. Havia o costume de almoçarmos semanalmente em meu apartamento, analisando a política e saboreando uma “arabaiana potiguar”, o seu peixe preferido.
A “festa de José Agripino” recordou-me também a convivência escolar com ele nos anos 50, na 2ª série A do Irmão Oscar, no Colégio Marista. Por volta de 1972, o encontrei na estrada, perto de Acari. O meu carro estourara um pneu. José deu-me uma “carona” e perguntou-me “por quê eu gostava tanto de política” (era Secretário de Governo e Justiça do governo Cortez e ele engenheiro em Caicó). Disse-lhe da minha vocação para a vida pública e o desejo de disputar a eleição em 1974. Censurou-me e confessou que o seu destino seria a empresa privada.
Em 1978, o então governador Lavoisier Maia Sobrinho, indicado governador pelo general Ernesto Geisel, Presidente da República, convocou-o para a política. Foi indicado prefeito de Natal. Fez excelente administração e não parou de galgar posições no cenário estadual e nacional.
Ao comemorar 30 anos de vida pública, José Agripino recebeu com justiça o calor das homenagens dos seus familiares, amigos e correligionários. Em 2010 disputará o seu terceiro mandato de Senador. Como sempre terá o meu voto!
- Ney Lopes – Jornalista; advogado e ex-deputado federal
Publicado aos domingos
nos jornais DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do NorteFaça seu comentário abaixo:
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618