Marca Maxmeio

Opinião

  • 06 de Setembro de 2009

    A saborosa "receita" do pré-sal

    20090907_opiniao.jpg

     

               Amanhã, o país festeja pela 187ª a Independência do Brasil. Além do desfile militar, o governo prepara receita com temperos especiais da “new” culinária política do Palácio do Planalto, a base do sal extraído das jazidas de petróleo, em alto mar. Tudo com o “objetivo cívico” de divulgar o paraíso em que se transformará o país, com a descoberta das reservas do pré-sal.      

                A festa começou na última segunda, com pomposa solenidade em Brasília. Ouviu-se na ocasião, o entusiasmado brado presidencial, de que ”... o pré sal é o novo dia da Independência para o Brasil”. Em seguida, o Presidente tomou em suas mãos vidrinhos com óleo do pré sal, nafta, gasolina, diesel, entregou-os aos presidentes Sarney e Temer e recomendou que nos debates acalorados do Congresso dessem aos parlamentares para uma “cheiradinha”. Aplausos frenéticos da platéia composta de auxiliares e pretendentes a favores oficiais. Até hoje, ninguém sabia que os derivados do petróleo eram tranqüilizantes...

                O Presidente em seu discurso salgou ainda mais o paladar dos brasileiros. Assegurou a criação de um fundo com o “dinheirão” do pré sal (já há noticia de pesquisas em poços secos), que cuidará da educação, ciência, tecnologia e da pobreza “deste país”. Ao falar em pobres, virou-se para a Ministra Dilma Roussef (ao seu lado) e disparou o conselho: “não temos o direito de pegar o dinheiro que vamos ganhar com esse petróleo e torrar no Orçamento da União”. Nas entrelinhas, deu a “boa nova” de que o Brasil acabara de entrar na OPEP... Ufa!

                Num canto da sala, um repórter curioso ouviu sussurro do Ministro Mantega: “Não diga isto, Presidente. Este Fundo terá que integrar legalmente o Orçamento da União. Além do mais, é melhor o Sr. não prometer já que não se sabe, com o mínimo de segurança, a dimensão do que se quer dividir”.

                No outro lado, assessores taciturnos da Petrobras (temendo terem o mesmo destino dos auxiliares de Lina Vieira) refletiam consigo mesmo: “é precipitação criar tanta expectativa. Com o pré-sal, as reservas do Brasil podem variar de 30 a 300 milhões de barris. Na primeira hipótese, o país apenas administraria a sua auto-suficiência energética. Na outra, se tornaria exportador de petróleo. Mas tudo, com muito otimismo, somente a partir de 2015, se Deus ajudar”.

                De nada adiantou. O arroubo havia se consumado. Lula deixou subentendido, que com o dinheiro do pré-sal aumentará o “bolsa família”. Os aplausos foram menores. Talvez pelos presentes pagarem impostos.

                Como um bom chef gastronômico, o Presidente usou em sua “receita milagrosa” a pimenta baiana, ao cutucar o ex-presidente FHC, qualificando-o de “dinossauro” e destruidor da Petrobras. FHC criou o modelo de concessão, que levou a Petrobras a prosperidade atual. Lula quer acabar e implantar o modelo de partilha. No primeiro caso, o sucesso das empresas privadas remuneram o Estado com impostos e royalties. Por tal razão, a Petrobrás acaba de alcançar o maior lucro entre as empresas de capital aberta nos EEUU e América Latina. No segundo modelo, a Petrobrás assumirá tudo e amedrontará a empresa privada.

                No dia seguinte, Lula se lembrou que faltara manteiga em sua milagrosa receita. Redimiu-se e declarou com emoção:“o governo tem que ser uma "mãe", com os recursos do pré-sal, que não pode "descobrir um filho, para cobrir o outro".

                Para o governo, a festa de amanhã terá o mesmo sabor nacionalista do getulismo, quando pregava “o petróleo é nosso”. A diferença é que na década de 50 o petróleo existia. Agora, tudo é incógnita. Deus queira, que a “receita” do pré-sal não cause indigestão ao povo brasileiro!!!

    Em tempo: Um potiguar presente na solenidade do Planalto coçou a cabeça e pensou consigo mesmo: será que este tal de pré-sal vai ter o mesmo destino do projeto “Arena das Dunas”, em Natal?

    • Ney Lopes – Jornalista; advogado e ex-deputado federal

    Publicado aos domingos
    nos jornais DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
     

    Faça seu comentário abaixo:


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618