Marca Maxmeio

Opinião

  • 21 de Junho de 2009

    Natal em Lisboa

    20090621_opiniao.jpg

     

    De amanhã até 5 de julho, Natal estará presente em Portugal, através da oportuna iniciativa da prefeita Micarla de Souza, que atende convite da Prefeitura de Lisboa para intercâmbio turístico e negócios. Consta do programa contatos com empresários, jornalistas e sessão solene na Câmara Municipal de Lisboa. Serão oportunidades para a divulgação do nosso potencial turístico, que poderá transformar Natal em “capital latino americana” vocacionada para eventos internacionais.

    Conheço o sucesso da cidade de Guadalajara no México, que centraliza eventos dessa natureza, por estar próxima da América Central, Canadá e EEUU. O mesmo ocorrerá com Natal pela sua posição geográfica estratégica, em relação à Europa e África. Outra vocação local é o turismo religioso, a partir do nome, que simboliza o nascimento de Cristo e os três Reis Magos. Suficiente lembrar o significado do Santuário de Fátima e os caminhos de Santiago de Compostela, na atração turística de Portugal e Espanha.

    Num mundo globalizado, o administrador público precisa comunicar-se, a nível internacional. Recordo que em 1973, o então governador Cortez Pereira fez uma viagem ao Japão, criminosamente deturpada pelos opositores ao seu governo. Colhe-se o resultado até hoje, com a liderança do RN na produção de camarão. Contribuíram à época, os saudosos e competentes empresários Arimar França e Tupan Ferreira de Souza, então auxiliares do governo. Por má fé ou falta de visão, alguns assemelham o intercâmbio internacional ao turismo oficial. Hoje, a importância das relações internacionais justifica a existência de cursos de nível superior.

    É fundamental o político acompanhar o que acontece no mundo. Como ele poderá debater, conhecer inovações, investimentos, gerar empregos e oportunidades, se ficar limitado à realidade dos problemas locais?

    Quando presidi o PARLATINO incentivei estreita parceria com o Parlamento Europeu, visando incrementar o turismo entre os dois continentes. Recordo a contribuição política dada pelos legisladores na internacionalização da região do resort Punta Cana, extremidade oriental da República Dominicana, hoje referência no Caribe.

    Natal em Lisboa” será oportunidade ímpar da cidade competir com outros pólos, na atração de turistas. Isto só se faz com divulgação e a presença da Prefeita, auxiliares, empresários e interessados. Não há outro meio.  Portugal é atualmente o segundo portão emissor de turistas europeus para o Brasil.

    No campo dos negócios, o empresário de turismo oferece empregos e oportunidades, sem compensações por “baixo do pano”, rotina habitual dos “esquemas” e “espertas parcerias”, montadas a base de dinheiro a fundo perdido e quase sempre condicionada a “indústria de projetos”, cópia do que já existe, sem nenhuma inovação, ou pseuda “transferência de tecnologia”, fontes de inesgotável corrupção e denuncias.

     Natal tem o privilégio de estar diariamente interligada a Portugal, através dos vôos da TAP, empresa aérea presidida pelo brasileiro Fernando Pinto, cuja eficiência conheci, quando ele presidia a Rio-Sul, subsidiária da Varig. Dispõe ainda de moderno Hotel cinco estrelas do grupo português Pestana e diversificada rede montada pela criatividade de empresários locais, com a oferta de 40 mil leitos, apenas 10 mil a menos, do que São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo.

    Age certo a Prefeita Micarla de Souza ao levar Natal para Lisboa. Afinal, como lembrou Madre Teresa de Calcutá, “Deus não nos exige que tenhamos sucessos; ele só exige que você tente”. E Natal está tentando consolidar um pólo turístico no Brasil, América Latina e Caribe. O caminho é este!

    • Ney Lopes – Jornalista; advogado e ex-deputado federal

    Publicado aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
     

    Faça seu comentário abaixo:


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618