Opinião
-
17 de Agosto de 2008
A borboleta azul
A propósito de borboleta, Fernando Pessoa relatou em texto o destino da borboleta, quando ela depende das mãos humanas.
“Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina.
“O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
“O que você vai fazer?” - perguntou a irmã.
“Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!”
As duas meninas foram então ao encontro do sábio, que estava meditando. “Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?” Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
“Depende de você... ela está em suas mãos”.
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém, quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).
Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta azul... Cabe a nós escolher o que fazer com ela. O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas inseparáveis”.HONRA AO MÉRITO
O RN precisa saber para valorizar.
Todos os caminhos da nova ciência latino-americana convergem para o nosso Estado. Mais especificamente para a cidade de Macaíba, onde funciona o “Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra”.
Equipe de cientistas de alto nível é comandada pelo professor Miguel Nicolelis, um nome consagrado internacionalmente e que já entrou na lista dos candidatos ao Prêmio Nobel de Medicina. As pesquisas realizadas por ele conseguiram que um macaco movesse um computador, apenas com o cérebro.
Paulista, o professor Nicolelis estudou nos Estados Unidos. O seu empenho é promover pesquisas em laboratório para estimulação de cérebros. Mesmo tendo escolhido o RN para instalar o IINN-ELS, o professor Nicolelis tem sido requisitado para outras ações científicas. Segundo a imprensa nacional, há pouco tempo criou no Hospital Sírio Libanês em SP um centro de neurociências, que pretende implantar “chips” em cérebros de vítimas de paralizia capazes de acionar próteses ligadas ao corpo. No Colégio Napoleão de Carvalho, onde estudou em São Paulo, foi criada recentemente a “Escola do Cérebro” para aproximar professores dos avanços da neurociência.
O RN tem tudo para transformar-se num pólo de pesquisa, não apenas em relação ao cérebro, mas da indústria farmacêutica mundial. Só precisam os dirigentes enxergarem isto. O professor Nicolelis está fazendo a parte dele.
É muito mais comum do que se imagina, um candidato passar em concurso público e ficar aguardando a convocação via e-mail, ou correio. Legislação totalmente superada prevê que a comunicação de posse seja feita através do Diário Oficial. Apesar disso, a justiça tem entendido que não se pode exigir que o candidato aprovado proceda à leitura diária do “Diário Oficial”, por prazo indeterminado, para verificar se já foi nomeado.
Recentemente, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso decidiu que a convocação deve ser feita também em jornais diários de grande circulação e não há obstáculo para a convocação pessoal dos candidatos, por outro meio de comunicação.
É fundamental que o candidato mantenha o seu endereço atualizado junto ao setor onde se inscreveu para o concurso.
Murilo Melo Filho - O jornalista Valério Andrade dirige a produção do documentário cinematográfico sobre Murilo Melo Filho, cujo lançamento ocorrerá em versão resumida na sessão magna da Academia Brasileira de Letras, no dia 10 de outubro, em homenagem aos oitenta anos de idade do nosso conterrâneo.
Em Natal - A Academia Norte-rio-grandense de Letras exibirá o documentário completo, em data a ser marcada pelo presidente Diógenes da Cunha Lima. No dia do aniversário de Murilo Melo Filho – 13 de outubro – na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Natal, por ele construída, será oficiada missa de ação de graças. A TV Assembléia e outros órgãos televisivos divulgarão o documentário de Valério Andrade sobre o único jornalista brasileiro, que por mérito profissional, chegou a Academia Brasileira de Letras.
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618