Marca Maxmeio

Opinião

  • 02 de Agosto de 2008

    A "fama" de agosto

    20080803_opiniao.jpg

     

     

     

     

     

    Começa mais um mês de agosto. O nome agosto é uma homenagem ao imperador romano Augustos. Ao longo dos séculos ocorreram tragédias nesse período. Conheça algumas delas.

    O início da erupção do Vesúvio, que destruiu Pompéia, Herculano e Estábia (79 d.c). O assassinato de Euclides da Cunha (1909). O início da I Guerra Mundial (1914). Hitler declarou-se o “fuhrer” da Alemanha (1934). A primeira bomba atômica em Hiroshima, Japão (1945). Três dias após, bombardeio idêntico em Nagasaki. O suicídio de Getúlio Vargas (1954). Começa a construção do Muro de Berlim (1961). Morre a artista Marylin Monroe (1962). A renúncia de Jânio Quadros (1962). Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos (1974). Morre Juscelino Kubitschek em desastre automobilístico (1976). Morte do cantor Elvis Presley (1977). Explosão de bomba na sede da OAB no Rio de Janeiro, com a morte da secretária Lydia Monteiro (1980). Morrem a conhecida atriz Ingrid Bergman (1982) e o poeta Carlos Drummond de Andrade (1987). Em 2005, o furacão Katrina, nos Estados Unidos, mata mais de 200 pessoas em Mississipi/Louisiana e a queda de uma ponte no norte de Bagdá, com mais 900 pessoas mortas.

    Na política brasileira, o mês de agosto é propício para crises, instabilidades e tensões.

     Na astrologia, ao contrário da “fama”, o mês é considerado favorável e pacífico. Entretanto, as superstições acerca de agosto não são apenas crendices populares. Há fatos históricos. Em Portugal, por exemplo, considera-se o mês do temor desde 1578, quando o exército de Dom Sebastião foi destruído pelos mouros na batalha de Alcácer-Quibir. As mulheres em Portugal não aceitam casar em agosto, por ter sido no passado a época em que partiam os navios de grandes expedições. Isso significava a probabilidade da viuvez futura. Na Argentina, não se aconselha lavar a cabeça durante o mês, e quem fugir à superstição corre o risco de chamar a morte.

    Estamos em pleno mês de agosto de 2008. Deus queira que não prevaleçam as velhas superstições...

    acontece.gif

    Homenagem no DFA Câmara Legislativa de Brasília, nas comemorações do “Dia do Assistente Social”, prestou homenagem a conterrânea assistente social Leny Lopes da Silva, que exerceu funções de Vice-Presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 8ª região, no período de 1984/86.

    Comando navalPela sua criatividade no exercício profissional, Leny Lopes trabalhou em Brasília no Ministério da Marinha e foi contemplada com viagem à Base Naval Almirante Ferraz, na Antártica chilena. Ela se formou na Escola de Serviço Social da UFRN, em Natal e iniciou atividades na Base Naval de Natal.

    Bom trabalhoEm 3 de junho de 2007, a coluna “OPINIÃO” fez o seguinte registro: “ A Dra. Lina Vieira deixa a Secretaria Estadual de Tributação e assume a superintendência da 4ª Região Fiscal da Receita Federal, sediada em Recife. O Governo perde uma auxiliar de alto nível e que deixa larga folha de serviços prestados”.

    Reconhecimento O talento e a competência técnica da Dra. Lina Vieira foram reconhecidos nacionalmente. Ela acaba de assumir – como a primeira mulher no Brasil – a direção da Receita Federal. Parabéns.

    Diógenes O escritor e advogado Diógenes da Cunha Lima lançou o livro “José-uma biografia de José Augusto Delgado”. A obra descreve a vida do Ministro Delgado, uma das maiores expressões jurídicas nacionais e orgulho para a terra.

    Diplomacia O RN tem excelente tradição na diplomacia brasileira. Oferece agora o nome do jovem Rafael Rodrigues Soares, aprovado para ingressar no Instituto Rio Branco. O atual Embaixador do Brasil nos EEUU, Antonio de Aguiar Patriota, tem origens no Estado. O embaixador Otto Maia, que já ocupou várias posições internacionais, é nosso conterrâneo.

    Embaixador Marcos Galvão O potiguar e embaixador Marcos Galvão é uma espécie de "líder natural" da sua geração no Itamaraty. Ele dirige a Secretaria de Assuntos Internacionais (Sain), no momento em que o Brasil preside o G-20 financeiro, que reúne os sete países ricos e será o anfitrião do encontro de cúpula da organização, agendado para novembro de 2008, na Bahia. O embaixador Marcos Galvão é filho do conterrâneo e também consagrado diplomata, Fernando Abott Galvão.

    Encontro internacional no RNA propósito, em 13 de abril de 2008, esta coluna sugeriu ao Governo do Estado lutar pela realização em Natal dessa reunião internacional, que ainda não tinha o local definido. Lembrei que “poderiam ser convidados para Natal os governantes da Espanha, Portugal (península ibérica) e outros países. Quem sabe, se Bush ou o Presidente eleito dos EUA viriam ao local do “trampolim da vitória”, no passado?”.

    Mais uma vezNote-se que a organização do evento sendo do norte-rio-grandense, embaixador Marcos Galvão, ele seria o interlocutor natural do governo do RN. Foi dado “calado por resposta”. Resultado: perdemos mais uma vez! O encontro será na Bahia...

    CriseEnquanto isto, a inestimável participação em nossa economia do turismo potiguar (sobretudo na geração de empregos) passa pela maior crise dos últimos anos!

    In memóriaFaleceu a Sra. Nadir Meira Garcia, esposa do advogado Enock Garcia (falecido). O casal teve participação ativa na história potiguar e merece homenagem póstuma.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte



Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618