Opinião
-
02 de Agosto de 2008
A "fama" de agosto
Começa mais um mês de agosto. O nome agosto é uma homenagem ao imperador romano Augustos. Ao longo dos séculos ocorreram tragédias nesse período. Conheça algumas delas.
O início da erupção do Vesúvio, que destruiu Pompéia, Herculano e Estábia (79 d.c). O assassinato de Euclides da Cunha (1909). O início da I Guerra Mundial (1914). Hitler declarou-se o “fuhrer” da Alemanha (1934). A primeira bomba atômica em Hiroshima, Japão (1945). Três dias após, bombardeio idêntico em Nagasaki. O suicídio de Getúlio Vargas (1954). Começa a construção do Muro de Berlim (1961). Morre a artista Marylin Monroe (1962). A renúncia de Jânio Quadros (1962). Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos (1974). Morre Juscelino Kubitschek em desastre automobilístico (1976). Morte do cantor Elvis Presley (1977). Explosão de bomba na sede da OAB no Rio de Janeiro, com a morte da secretária Lydia Monteiro (1980). Morrem a conhecida atriz Ingrid Bergman (1982) e o poeta Carlos Drummond de Andrade (1987). Em 2005, o furacão Katrina, nos Estados Unidos, mata mais de 200 pessoas em Mississipi/Louisiana e a queda de uma ponte no norte de Bagdá, com mais 900 pessoas mortas.
Na política brasileira, o mês de agosto é propício para crises, instabilidades e tensões.
Na astrologia, ao contrário da “fama”, o mês é considerado favorável e pacífico. Entretanto, as superstições acerca de agosto não são apenas crendices populares. Há fatos históricos. Em Portugal, por exemplo, considera-se o mês do temor desde 1578, quando o exército de Dom Sebastião foi destruído pelos mouros na batalha de Alcácer-Quibir. As mulheres em Portugal não aceitam casar em agosto, por ter sido no passado a época em que partiam os navios de grandes expedições. Isso significava a probabilidade da viuvez futura. Na Argentina, não se aconselha lavar a cabeça durante o mês, e quem fugir à superstição corre o risco de chamar a morte.
Estamos em pleno mês de agosto de 2008. Deus queira que não prevaleçam as velhas superstições...
Homenagem no DF – A Câmara Legislativa de Brasília, nas comemorações do “Dia do Assistente Social”, prestou homenagem a conterrânea assistente social Leny Lopes da Silva, que exerceu funções de Vice-Presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 8ª região, no período de 1984/86.
Comando naval – Pela sua criatividade no exercício profissional, Leny Lopes trabalhou em Brasília no Ministério da Marinha e foi contemplada com viagem à Base Naval Almirante Ferraz, na Antártica chilena. Ela se formou na Escola de Serviço Social da UFRN, em Natal e iniciou atividades na Base Naval de Natal.
Bom trabalho – Em 3 de junho de 2007, a coluna “OPINIÃO” fez o seguinte registro: “ A Dra. Lina Vieira deixa a Secretaria Estadual de Tributação e assume a superintendência da 4ª Região Fiscal da Receita Federal, sediada em Recife. O Governo perde uma auxiliar de alto nível e que deixa larga folha de serviços prestados”.
Reconhecimento – O talento e a competência técnica da Dra. Lina Vieira foram reconhecidos nacionalmente. Ela acaba de assumir – como a primeira mulher no Brasil – a direção da Receita Federal. Parabéns.
Diógenes – O escritor e advogado Diógenes da Cunha Lima lançou o livro “José-uma biografia de José Augusto Delgado”. A obra descreve a vida do Ministro Delgado, uma das maiores expressões jurídicas nacionais e orgulho para a terra.
Diplomacia – O RN tem excelente tradição na diplomacia brasileira. Oferece agora o nome do jovem Rafael Rodrigues Soares, aprovado para ingressar no Instituto Rio Branco. O atual Embaixador do Brasil nos EEUU, Antonio de Aguiar Patriota, tem origens no Estado. O embaixador Otto Maia, que já ocupou várias posições internacionais, é nosso conterrâneo.
Embaixador Marcos Galvão – O potiguar e embaixador Marcos Galvão é uma espécie de "líder natural" da sua geração no Itamaraty. Ele dirige a Secretaria de Assuntos Internacionais (Sain), no momento em que o Brasil preside o G-20 financeiro, que reúne os sete países ricos e será o anfitrião do encontro de cúpula da organização, agendado para novembro de 2008, na Bahia. O embaixador Marcos Galvão é filho do conterrâneo e também consagrado diplomata, Fernando Abott Galvão.
Encontro internacional no RN – A propósito, em 13 de abril de 2008, esta coluna sugeriu ao Governo do Estado lutar pela realização em Natal dessa reunião internacional, que ainda não tinha o local definido. Lembrei que “poderiam ser convidados para Natal os governantes da Espanha, Portugal (península ibérica) e outros países. Quem sabe, se Bush ou o Presidente eleito dos EUA viriam ao local do “trampolim da vitória”, no passado?”.
Mais uma vez – Note-se que a organização do evento sendo do norte-rio-grandense, embaixador Marcos Galvão, ele seria o interlocutor natural do governo do RN. Foi dado “calado por resposta”. Resultado: perdemos mais uma vez! O encontro será na Bahia...
Crise – Enquanto isto, a inestimável participação em nossa economia do turismo potiguar (sobretudo na geração de empregos) passa pela maior crise dos últimos anos!
“In memória” – Faleceu a Sra. Nadir Meira Garcia, esposa do advogado Enock Garcia (falecido). O casal teve participação ativa na história potiguar e merece homenagem póstuma.
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618