Opinião
-
12 de Julho de 2008
Adversários do governo
Ouvi recente diálogo numa barbearia em Natal, entre dois jovens.
- O RN perde muitas oportunidades. Só se fala em união de adversários para obter a bênção dos governos e não sobra nada para o Estado. Perdi até o direito de sonhar.
- Enquanto isto tenho 20 anos e não sei como conseguir um emprego.
- O pior é que quando alguém abre os olhos do povo e mostra essas imoralidades dizem que é invenção de oposicionistas e que o Estado está indo muito bem, obrigado. Valha-me Deus!
- Indo bem? Só se for para fazer “conchavos”.
- Justificam com o investimento da ponte da Redinha e a promessa de pequeníssima refinaria de petróleo em Guamaré. O presidente Lula virá anunciar isto e tentar votos para os seus candidatos. É muito pouco.
- Você tem razão. Pouquíssimo. Por exemplo: o Ceará, Maranhão e Pernambuco quase não produzem petróleo e terão três grandes refinarias. Por qual razão, se o RN tem mais petróleo que lá?
- Afinal, será ou não construída a refinaria de Guamaré?
- Realmente será, mas cuidado para não ser enganado. A Petrobras há anos anuncia essa pequeníssima refinaria de petróleo em Guamaré, com produção muito inferior às outras do Nordeste. Só a refinaria prevista para o Maranhão produzirá 600 mil barris/dia e a do Ceará 300 mil, com investimento de US$ 12 bi.
- É só o que faltava. Querem que a gente se alegre com a “merreca” de uma refinariazinha, quando três Estados vizinhos recebem muito mais do Governo.
- Acontece tudo isto e ainda há quem diga que é melhor do que nada.
- Além do mais, a Petrobras investe no RN por já ter ganho muito dinheiro com o nosso petróleo. O correto seria o Estado ter uma refinaria de petróleo, do mesmo tamanho das três projetadas para o Nordeste.
- Dizem – para nos enganar – que não temos um porto. Falso argumento. A nossa refinaria seria para consumo interno e o pólo de Guamaré está à beira de uma BR, interligando o Nordeste e o Norte, o que reduz custos de frete no escoamento da produção. Além do mais, já existe um porto marítimo em Guamaré. Com pequena ampliação, esse porto atenderia até a exportação. Omitem todos esses argumentos só para agradar o governo. O Estado sempre perde e enganam o povo.
- E a ferrovia transnordestina? Perdemos também esse benefício. Ela sai do Ceará, “pula” o RN e chega a Pernambuco. Derrota total do RN. Silêncio geral!!!
- A propósito, tenho em mãos uma notícia, divulgada em 2005, que mostra por a mais b estudo técnico do professor Marco Caldas, do núcleo de logística integrada e sistemas da Universidade Federal Fluminense, onde demonstra ser viável a ferrovia transnordestina em nosso Estado. E o que deu tudo isto? Excluíram o RN e ponto final.
- Deus deu ao RN petróleo, gás e a proximidade geográfica da Europa e da África, o que justificaria aqui uma área de livre comércio, com milhares de empregos. Sabe o que aconteceu? O Governo garantiu recentemente uma área de comércio em Roraima e esqueceu o RN. Ficamos com uma ZPE criada em 1988, totalmente superada e sem perspectiva de crescimento.
- Procuram justificar o injustificável. E emprego? Quando irei consegui-lo? Para onde vamos, meu Deus?
Ao sair da barbearia pensei com meus botões: será que esses jovens querem um RN mais justo e desenvolvido, ou, eles são adversários do Governo?
JUSTIÇA
O Supremo Tribunal Federal decidiu recentemente que, por mais grave que seja o crime apurado a partir de uma prova com lesão aos direitos e garantias individuais, a justiça não pode aceitar. O Ministro Celso Mello resumiu o entendimento do STF como rejeição a “frutos de árvore envenenada”.
Afinal, o Estado de direito existe ou não existe. Não há meio termo.
Potiguar na TAM (II) – O jovem piloto de aeronaves de última geração da TAM, o conterrâneo Gileno Ribeiro Dantas Duarte, optou por essa profissão após publicar, aos 11 anos, o livro "Minhas Poesias", editado pela coleção Mossoroense, em novembro de 1995. Ele é bisneto do saudoso professor e jurista Aldo Fernandes Raposo de Melo, Mestre da Faculdade de Direito de Natal.
Homenagem póstuma – Faleceu o amigo e colega Dr. Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho, ex-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado. Um idealista na vida pública e advogado por vocação. Merece homenagens póstumas.
Canguaretama – Na comemoração dos 150 anos de fundação do município de Canguaretama, o professor Francisco Alves Galvão Neto lançará no próximo sábado o livro “Poesia dessa terra”. A obra revela episódios históricos inéditos e a biografia de vários personagens que construíram a cidade.
Prêmio Câmara Cascudo – Até o dia 31 de julho serão aceitos trabalhos para o prêmio “Câmara Cascudo de Folkcomunicação”. Podem ser artigos, reportagens e documentários entregues no Departamento de Comunicação Social da UFRN – sala 223 – Profa. Maria Érica de Oliveira Lima – Campus Universitário – Natal – RN – CEP 59.072-970.
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618