Marca Maxmeio

Opinião

  • 03 de Maio de 2008

    Uma idéia para o RN

    2008-05-04.jpg

     

     

     

     

     
    Sei que falo ao vento. Porém, insisto. Fica pelo menos documentado para o futuro.

    É bom saber que no mês de julho próximo, em Quebec (Canadá), a cidade de São Cristóvão, antiga capital de Sergipe, deverá ser reconhecida pela Unesco como o 18° Patrimônio da Humanidade, localizado no Brasil. No mundo, existem 851 Patrimônios da Humanidade. Itália, Espanha e França têm o maior número (40, 39 e 29, respectivamente).

    O RN teria todas as condições de reivindicar em seu território um “Patrimônio da Humanidade” para estimular o ecoturismo e outras atividades. Trata-se de área com mais de 2.000 hectares, localizada em Baía Formosa, inserida no domínio da “Mata Atlântica” brasileira (15% do território nacional) e que cobre 17 Estados. Esse espaço foi transformado no ano 2000 em reserva particular do Patrimônio Natural, unidade de conservação em caráter perpétuo. Além dessa, situam-se no RN as reservas de Stoessel de Brito em Jucurutu e outras em Acari e Taipú.

    A Mata Atlântica deu origem ao nome do país pela extração do “pau brasil”. Hoje se acha muito devastada. Há como recuperá-la pelo fato de ser a nossa segunda maior floresta tropical úmida, perdendo apenas para a Floresta Amazônica. Estima-se que abrigue cerca de 10 mil espécies de plantas com uma infinidade de cores, formas e odores diferentes.

    O espaço potiguar – atualmente propriedade privada - compreende áreas de praias, lagoas e dunas, incluindo fauna e flora originais, todos classificados como ecossistemas da Mata Atlântica. Considerando que se situa ao lado da praia de “Pipa” – consagrado pólo de turismo internacional – as suas belezas naturais únicas poderão transformá-la em destino turístico nobre e de valor inestimável para a humanidade. Por tal razão, não será impossível buscar o reconhecimento da UNESCO e torná-la “Patrimônio da Humanidade”, desde que exista o compromisso imprescindível de conservação. Faltam apenas criatividade e ação.

    Talvez, o primeiro passo seja a criação no local de um Parque Nacional, que torne a área disponível para pesquisas em seus ecossistemas, com atrativos científicos e culturais, além de turístico. Quando deputado federal apresentei proposta nesse sentido, que está nos arquivos da Câmara. Atualmente, existem no Brasil 68 parques desse tipo. No nordeste, o RN é uma das poucas exceções. O Ceará tem Jericoacoara; Piauí, as nascentes do rio Parnaíba e Maranhão, os lençóis maranhenses (semelhantes às nossas dunas litorâneas).

    A transformação em “Patrimônio da Humanidade” do pedaço da Mata Atlântica encravada em nosso território abriria novos horizontes para o Estado, sobretudo no campo turístico, cultural e de pesquisas, a exemplo do que já ocorre da Amazônia até as ruínas das missões no Rio Grande do Sul.

    A idéia está lançada. Seja o que Deus quiser!

    acontece.gif

    Internet & tecnologia – Um mundo global impõe adesão à tecnologia, sob pena de atraso. Atualmente na Estônia, os dados são impressionantes. 98% das transações bancárias realizam-se via Internet. As agências estão fechando. O celular é cartão de crédito e 99% do país tem acesso a Internet. A Estônia é do tamanho do Rio de Janeiro.

    Impressionante – Lá a carteira de identidade é digital e o voto nas eleições também através da Internet. Nos transportes coletivos, o acesso “wireless” é gratuito, sendo possível viajar com os computadores em operação.

    Educação política – Muito boa a iniciativa do desembargador Cláudio Santos, presidente do TER-RN, em promover ciclos de palestra nos municípios sobre as eleições de 2008.

    Justiça – O ex-colega de Marista, conselheiro e escritor Valério Mesquita, em artigo recente, fez justiça póstuma ao ex-governador Cortez Pereira. Com estilo escorreito escreveu Valério: “Cortez, santificado pelo padecimento da dor, mas redivivo na lembrança e na admiração de tantos que conheceram a pureza dos seus sonhos”.

    A riqueza do mel – Em alta no mercado internacional o preço do mel. O RN no mês passado exportou oficialmente cerca de 100 mil dólares. Na verdade, grande quantidade do mel potiguar – produzido na fronteira com o Jaguaribe – sai pelo Ceará, que registrou quase 300 mil dólares de exportações em março.

    Cooperação internacional – Sexta-feira próxima instala-se em Natal o “Seminário de Cooperação Jurídica Internacional”. O tema é da maior importância para um Estado como o RN, cuja economia tem recebido maciços investimentos externos.

    Vagas na educação – Tramita em regime de urgência no Congresso Nacional, projeto de lei que prevê a criação 12,3 mil vagas para Professor de 1º e 2º graus e 9.430 para Técnico-Administrativo das escolas federais de educação profissional e tecnológica, vinculadas ao Ministério da Educação.

    Concurso I – A Caixa Econômica Federal lançou edital para o preenchimento de vagas no cargo de escriturário, que exige nível médio de escolaridade. As inscrições estarão abertas sexta-feira próxima e se prorrogarão até 29 de maio. As provas serão em 29 de junho.

    Concurso II – Até 13 de maio próximo estarão abertas as inscrições de concurso no Tribunal de Contas da União (99 vagas) para os cargos de analista técnico. A remuneração é de R$ 9.144,00, exigido nível superior.

    Estabilidade de suplente – O TST reconheceu a estabilidade provisória no emprego do suplente de representante sindical.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618