Marca Maxmeio

Opinião

  • 05 de Janeiro de 2008

    Feliz Natal, em 2008

    2008-01-06.jpg

     

     

     

     
    A nossa cidade de Natal tem o privilégio no Ocidente de iniciar e terminar o ciclo natalino (25 de dezembro a 6 de janeiro). Outro local com denominação idêntica – sem a característica de comemorar o Natal de Cristo – é a província de Natal, na África do Sul, próxima a Moçambique, descoberta no dia 25 de dezembro de 1497, por Vasco da Gama.

    Os habitantes de alguns países do hemisfério oriental comemoram o Natal amanhã, dia 7 de janeiro. A liturgia do nascimento de Cristo aceita pela Igreja Ortodoxa tem início na noite de hoje, dia 6.

    Os Reis Magos – Baltazar, Gaspar e Melquior – não se conheciam. Viajaram guiados por numa estrela para presentear o menino que nascia. Levaram incenso, ouro e mirra. Por tal razão, no Oriente a troca de presentes entre familiares e amigos é no dia 7 de janeiro.

    Quanto ao ano novo, estes países orientais adotam o nosso calendário gregoriano. O ano para eles começa também em 1° de janeiro. O mesmo não ocorre na China, onde a mudança do calendário é comemorada na segunda lua, depois do solstício de inverno (período em que o sol deixa de afastar-se do equador). Para os chineses, 2007 será o ano 4705, com início em 17 de fevereiro e denominado ano do Javali.

    Definitivamente, a vocação natural da cidade de Natal (RN) é consolidar o perfil de centro mundial da maior festa da Cristandade. Este ano ocorreram inegáveis avanços com a ornamentação das ruas e o Auto de Natal. Porém, é necessário fazer mais.

    Defendi em 2004, quando me candidatei a prefeito de Natal, a implantação na orla marítima – o trecho entre a Via Costeira e o Forte dos Reis Magos – de um grande corredor turístico, de lazer e de negócios. O atual hotel dos Reis Magos – em ruínas – seria desapropriado para nele edificar-se parque de recreação, com local para a encenação durante todo o ano do nascimento de Cristo. No mês de dezembro ocorreria a maior atração. O “auto de Natal” exibido em palco flutuante, montado no “Forte dos Reis Magos”. Um espetáculo de luzes, cores, som e raios laser, semelhante ao da Paixão de Cristo, que caracteriza a cidade de Nova Jerusalém em Pernambuco, no período da Semana Santa.

    Com as eleições municipais deste ano temos confiança e otimismo de que o vitorioso nas urnas fará da cidade de Natal referência mundial nas festas natalinas. Isto significará milhares de novos empregos, oportunidades e aumento do turismo.

    É hora de acreditar em mudança e desejar do fundo do coração: Feliz Natal, em 2008.

     (Seu Comentário)

    acontece.gif

    Leitor - Recebi e-mail de um leitor, que pede para não divulgar o seu nome. Seguem alguns trechos: “gostei da sua mensagem de Ano Novo, na última coluna OPINIÃO... Você cita o trecho de um sacerdote, intitulado ‘Tudo passa’. Só faço um reparo. O ‘tudo passa’ significa apenas o aprendizado da vida. Não pode ser estímulo e recompensa às ofensas, ingratidões e maldades humanas com a garantia de que depois tudo passa”. Pessoalmente, prefiro optar pela orientação cristã.

    Senado & Governo – Mesmo distante da eleição, a última pesquisa eleitoral em Natal divulgada por este Jornal leva a cenários diversos. José Agripino praticamente empata com Garibaldi e Vilma, na disputa do Senado. Para governador, Rosalba na terra do prefeito Carlos Eduardo fica a uma distância de 15 pontos e lidera quando o nome dele não é consultado. O caminho de crescimento eleitoral do prefeito Carlos Eduardo será a união da família Alves em torno do seu nome.

    E se? - E se for mantida em 2010 a aliança Alves e Maia, com Rosalba candidata ao Governo e Carlos Eduardo a vice-governador? Carlos sem mandato poderá mudar de Partido. Quem tem mandato, não. Com dois anos fora da Prefeitura de Natal, será difícil manter acesa a sua candidatura ao Governo.

    2008 & 2010 - A regra é ninguém subestimar ninguém. A eleição municipal (2008) ajudará, mas não decidirá o futuro (2010). Recorde-se o exemplo de 1986, no RN. O candidato a governador João Faustino tinha o apoio de 90% dos prefeitos e lideranças. Geraldo Melo venceu as eleições. As pesquisas previam a sua derrota. E mais: se Zezito Martins e Wanderley Mariz acreditassem, teriam sido eleitos Senadores, mesmo disputando contra dois ex-governadores. A diferença foi mínima. Em política, ninguém vence antes da apuração dos votos, nem está morto antes da morte biológica!

    Nova ponte- O leitor Marcos Paiva da Rocha envia e-mail: “Fico muito feliz  e orgulhoso por ter alguém que lute para o desenvolvimento do nosso Estado. Lendo sua coluna de hoje 30/12/07… existirá obstáculo quando o nosso aeroporto (de São Gonçalo) estiver funcionando. Trata-se da travessia do Rio Potengí. Mesmo com a construção da ponte Forte-Redinha, o trânsito por Igapó continua difícil… Acho que se deve priorizar um projeto de uma nova ponte.”

    Sugestão- Relembro OPINIÃO de 25.11.07, quando sugeri o aproveitamento das estruturas e pilares de concreto da Ponte de Igapó, atualmente abandonados (representam mais da metade do custo da obra) e a construção de nova pista sobre eles. Isto permitirá o tráfego na ponte em mão dupla pela manhã, no sentido zona norte/Bernardo Vieira. À noite, o contrário. Além disso, a urbanização da rua Felizardo Moura até a Bernardo Vieira.

     

     Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618