Opinião
-
02 de Maio de 1998
ONDE ESTÃO OS MILHÕES?
ONDE ESTÃO OS MILHÕES?
De novo à nossa frente o flagelo da seca. Nos campos o povo come a ração do gado e ingere água enlameada. Nego-me a tirar proveito dessa situação desumana.
Não há necessidade de lei ou elaboração de novos projetos. Tudo já existe. Falta apenas uma coisa: ação criativa.
Quantos milhões foram gastos no baixo Açu para implantar o projeto de irrigação hoje falido porque os colonos abandonados são obrigados a pagar energia que não consomem ?
Os milhões entregues pela bancada federal ao Governo do Estado para construir adutoras servirão realmente para aumentar a produção agrícola, produzir alimentos para o povo e estimular a indispensável reforma agrária brasileira ?
Os milhões enterrados numa fábrica de barrilha em Macau serviram para empregar os jovens retirantes da seca e tornar o Brasil auto-suficiente em produção da barrilha ?
Os milhões gastos na barragem Armando Ribeiro Gonçalves na verdade expandiram áreas de irrigação e já levaram a água até a Serra de Santana, para de lá o Seridó ser abastecido ?
Os milhões aplicados no projeto pioneiro da Serra do Mel foram acompanhados ao longo dos tempos pelos Governos ?
Quais os efeitos desses milhões gastos ?
A seca nordestina será enfrentada no século XXI com o mesmo discurso demagógico e mentiroso do século XX ? Se for, as cestas de alimentos distribuídas politicamente continuarão a saciar, por momentos, a fome de muitos, e engordarão as contas bancárias de poucos, na repetição do maior escândalo público da história do Brasil.
A questão da seca não é lei nova ou programa "bom de marketing". É agir preventivamente, com criatividade, bom senso e verdadeiro espírito cristão. Até agora, os governantes somente choraram e lamentaram a fome, a dor e o desespero popular. Depois, continuam fazendo o que sempre fizeram no aguardo de nova seca para lamentarem e chorarem de novo...
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618