Marca Maxmeio

Opinião

  • 25 de Dezembro de 1999

    RESISTIR E CONFIAR

    1999-all.jpg

     

     

     

    RESISTIR E CONFIAR

    Será realmente felicidade dada por Deus estar vivo a meia noite de sexta próxima, quando a humanidade festejará 2000 anos do nascimento de Cristo.

    Visitando diariamente vários bairros da cidade de Natal, encontrei-me com uma jovem estudante de 16 anos, vivendo no Loteamento José Sarney, na zona norte. Alice, o seu nome. Desejei-lhe   “Bom ano novo”. Fitou-me e disse com franqueza: “moro num bairro sem a menor condição, totalmente abandonado. Meus pais recebem um litro de leite e se submetem a tudo, até esconder o voto que vão dar. A gente aprova a sua sinceridade, mas não pode falar nada. Primeiro encher a barriga, depois esse negócio de política. Os grandes perseguem muitos os pobres”.

    Sai dali amargurado. É duro para quem acredita na liberdade humana, ouvir este tipo de confissão. Comecei a me indagar:  será que no ano 2000 continuará este atual “faz de conta democrático”? As propagandas oficiais totalmente diferentes da realidade. Os postos de saúde oficiais sem uma aspirina para passar gripe (ver recente denuncia do DN em Igapó). A insegurança tomando conta das cidades. Os aposentados e pensionistas ameaçados de pagarem 11% de contribuição sobre os seus proventos e pensões , numa inédita “manobra” de retroagir a lei para prejudicar as pessoas. Os jovens estudando sem a menor esperança de emprego. A impunidade consagrada, mesmo existindo inquéritos policiais concluídos, apontando os culpados. Os pais de Alice, pobres, sem renda, mendigando ajudas “oficiais” e proibidos de manifestar as suas preferências políticas, para não serem castigados  pelos poderosos. Os pobres sem poderem comprar remédio.

    Infelizmente, a experiência do passado comanda as estratégias para o futuro. Largos sorrisos de vitórias antecipadas e zombaria a quem resiste, antecipam, um ano antes, os resultados das próximas eleições municipais. Da mesma forma que ocorreu em 1998, certos  governantes-candidatos acreditam que o  dinheiro público e as  privatizações comprarão tudo e todos. Para tormento da menina Alice, o amanhã poderá continuar igual ao hoje.

    O símbolo do século XXI será resistir e confiar. Ao leitor leitor deste canto  página, desejo que seja um dos resistentes e construa solidariamente um Feliz Novo Milênio.


    ACONTECE

    Confraternização
    Na última terça, representantes da coligação "vontade do povo" composta dos partidos PSDB, PFL e PTB participaram de confraternização natalina, reafirmando o compromisso de unidade nas eleições de Natal do próximo ano.

    Maristas
    No dia de hoje, ano de 1929, a congregação dos irmãos  Maristas assumia a administração do Colégio Santo Antônio. Com abnegação dirigem esta instituição educacional, já inserida na história do nosso Estado.

    Djalma Marinho
    Há 18 anos falecia o deputado federal Djalma Marinho. A sala da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara dos Deputados tem o seu nome para honra de quem, como eu, integra aquele colegiado.

    Câmara Cascudo
    Outro nome da história: o Mestre Câmara Cascudo nascia no dia 30 de dezembro de 1898. Ninguém melhor que ele preservou as nossas tradições. É um dos maiores intelectuais brasileiros.

    Pastoral da Criança
    Impressionante a estatística que comprova a eficiência da Pastoral da Criança executada em todo o RN pela Igreja católica. São mais de 28 mil crianças e mães assistidas por um custo muito menor do que os programas de Prefeituras e Estado. Por que os Governos não darem apoio a estas e outras iniciativas existentes na sociedade, evitando a duplicidade de gastos ? Isto seria o "ovo de colombo". Já pensou o que seria o trabalho de Irmã Lúcia, em Natal, com pessoal suficiente e recursos ? O administrador moderno administra por redução de estatísticas sociais e não fitas simbólicas de obras de ostentação.

    Canindé Queiroz
    Recuperado para a alegria dos seus amigos, o jornalista Canindé Queiroz, da Gazeta do Oeste, já retornou a sua querida Mossoró e festeja com a família o início do novo milênio.

    Padre João Maria
    Há um século o Padre João Maria, vigário de Natal, celebrava missa campal pela entrada do século XX. À meia noite de sexta D. Heitor Sales fará o mesmo na nova Catedral, celebrando o novo milênio.

    Agradecimento
    Agradeço a Deus e ao povo do RN ter obtido a média de 4.25% ( notas de 01 a 10) na avaliação do trabalho desenvolvido pelos parlamentares federais do RN, na última pesquisa da FIERN. Lavoisier com 5.39% (ex-governador e ex-senador); Henrique Alves com 4.49% (sucessor político e empresarial da família Alves) e Iberê Ferreira com 4.27% (recente ex-secretário do Trabalho e Bem Estar Social).

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


     


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618