Marca Maxmeio

Opinião

  • 02 de Outubro de 1999

    QUEM COMPRA E QUEM VENDE

    1999-all.jpg

     

     

     

    QUEM COMPRA
    E QUEM VENDE

    O Brasil terá na próxima eleição municipal a mais dura lei eleitoral de toda a sua história. Ela nasceu de iniciativa popular, liderada pela CNBB.

    O objetivo  é assegurar a livre manifestação do voto. Aí está a beleza da democracia.

    Em 1990, fui o relator geral na Câmara dos Deputados de legislação, ainda hoje vigente (LC 64/90), que prevê os casos de proibições de candidaturas. Na época, para combater o abuso do poder econômico e político, introduzi na lei o artigo 23, considerado inovador e revolucionário no direito eleitoral brasileiro. Eis a sua redação: “ O Tribunal formará sua convicção pela livre apreciação dos fatos públicos e notórios, dos indícios e presunções e prova produzida, atentando para circunstâncias ou fatos, ainda que não indicados ou alegados pelas partes, mas que preservem o interesse público de lisura eleitoral”.

    Todos percebem o esbanjamento de dinheiro durante a eleição. A prova na maioria das vezes é dispensável. Vê-se a olho nu a pressão criminosa da “compra de votos”. A minha intenção era dar poderes ao juiz para, em nome da  lisura eleitoral, cassar o registro do candidato. Por que esta norma não funcionou ? Porque, a lei eleitoral é burocrática, prevê prazo em cima de prazo, paralisa o processo e quando sai o julgamento já passou a diplomação, sem impugnação.

    O único meio de funcionar será o rito sumário. Assegurar a defesa, porém decidir com rapidez, cassando o registro quando ocorrer abuso notório. A lei recentemente aprovada, com aplicação associada ao artigo 23 de minha autoria em 1990, poderá transformar a eleição brasileira de 2000 em exemplo para o futuro.

    A democracia exige eleição limpa, sem gastança milionária. Somente assim, os eleitos cuidarão do interesse público e não de  “jogadas financeiras” para financiar os pleitos.

    Uma coisa deve ficar clara: não existe corrupção, sem corrompidos. Há quem compra o voto e também quem vende. Para haver justiça, os dois devem ser punidos. São os meus votos...


    CONSULTÓRIO JURÍDICO

    Onde se registra a micro empresa quando ela é sociedade civil ?

    Neste caso, o contrato entre os sócios obedece as regras especiais das sociedades civis, sendo registrada no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

    O que é letra hipotecária ?

    Trata-se de título de crédito emitido por instituição financeira autorizada a conceder créditos hipotecários com recursos do SFH, resgatáveis no prazo mínimo de 180 dias.

    Qual a diferença entre letra imobiliária e letra hipotecária ?

    A letra imobiliária ou é garantida pelo Governo Federal ou goza de privilégio sobre todos os bens da sociedade; a letra hipotecária tem por fundamento um crédito garantido por hipoteca específica.

    Em que casos é extinta a punição de quem violou a lei penal ?

    Os principais casos são :  morte do réu; anistia; final do prazo para início da ação penal; surgimento de nova lei que não mais considera crime o ato praticado anteriormente e perdão judicial.

    Qual a finalidade do serviço social na Previdência ?

    É da maior importância o serviço social no sistema da previdência, prestando ajuda direta ao beneficiário, sob as formas de orientação técnica, assistência jurídica, ajuda material, recursos sociais, convênios, acordos e contratos.


    ACONTECE

    Lembrança do Hope

    De novo no Estado o projeto “Hope”. A iniciativa foi do então governador Cortez Pereira, em 1972, e do seu secretário da saúde, Genibaldo Barros.  A equipe de profissionais da saúde dos EEUU veio  num grande navio, aportado durante um mês no porto de Natal.  Naquela época, meu pai viveu mais alguns dias, graças a abnegação dos médicos e enfermeiras do Hope. Daí  a razão da minha lembrança e gratidão a este projeto humanitário.

    Autonomia universitária

    Mantenho-me alerta na defesa da Universidade pública e sua verdadeira autonomia. Mesmo sendo encaminhada,  não acredito que a proposta do Ministério da Educação seja apreciada este ano.

     

    DIREITA UNIDA À ESQUERDA

    Reafirmando a responsabilidade total pelos votos proferidos no Congresso Nacional, registro para futura análise histórica a curiosa união da “direita conservadora” com a “esquerda radical” (serão os “novos” neoliberais ?...). Ambos, juntos, defendem a redução de 40% dos empréstimos e débitos  agrícolas,  rasgando a Constituição que proíbe perdão para uns e outros não. Quem – como eu – não votou favorável, recebe repetidas agressões e ameaças.

    Serei sempre um defensor do tratamento fiscal diferenciado para a agricultura, sem que isto implique em perdão de dívidas. Apoiei no passado (com o voto contra da esquerda) a lei que aprovou a relação preço-produto.

    Votei contra o privilégio do “perdão” porque para reduzir a dívida do produtor rural seria necessário reduzir também a prestação da casa própria; dos débitos e juros do cheque especial; do seguro saúde; do imposto de renda pago pelos assalariados; da mensalidade escolar; da prestação do carro próprio para servir à família; os juros dos empréstimos pessoais do cidadão e das empresas.

    Se a Constituição permitisse o Deputado aumentar despesa pública, já teria proposto aumento para os funcionários públicos e reajuste nas aposentadorias do campo, os quais, tanto quanto os produtores rurais e as demais categorias sociais, foram esmagados pelas “maquiagens” dos planos econômicos do passado. 

    Medir e atender o interesse público é a minha maior preocupação como político. Continuarei assim, mesmo quando certos “conservadores” dão-se as mãos a certos “revolucionários” e deixam a maioria de lado...

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte

    1999-10-03


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618