Opinião
-
05 de Junho de 1999
O RUBICÃO DE MURILO
O RUBICÃO DE MURILO
Ao completar a maioridade civil o jovem ateniense fazia um juramento à cidade onde nascera: “Não causaremos desgraças a nossa cidade por atos de desonestidade ou covardia..... Lutaremos sempre para incentivar o povo a desenvolver a consciência cívica. Através destes procedimentos, legaremos uma Cidade, não apenas igual, mas maior e melhor do que a que nos foi legada”.
Murilo Mello Filho, norte-rio-grandense, é um daqueles que engrandece a sua terra. Na linha do juramento grego, contribui para torná-la respeitada e acatada. Ele amanhã receberá o fardão da Academia Brasileira de Letras, passando a ocupar a cadeira vinte.
Jovem repórter em Natal sempre admirei Murilo. O seu “olho clínico” na descrição do fato político estimulou-me para o ingresso na vida pública do Estado. Lembro-me que em 1975, no meu primeiro mandato de deputado federal, recebi um telefonema de Murilo. Ele ouvira na “Voz do Brasil” notícia sobre o meu projeto de criação do crédito educativo. Pediu-me mais dados e publicou com destaque na “Manchete”. Imediatamente, o então Ministro Nei Braga, da Educação, convidou-me para jantar e logo nomeou uma Comissão no MEC, presidida pelo prof. Armando Mendes, visando implantar o crédito educativo no país. Assim foi feito, inicialmente através de linha de crédito operada pela CEF.
Cassado em 1976, muitos me deram as costas. Ele ligava sempre para mim e proclamava a injustiça que fora vítima. E eu sempre vi no seu gesto o conselho de Esopo: é na dificuldade que se prova a amizade.
Nesta segunda, Murilo se torna imortal no templo da cultura brasileira. Imortal também se tornará o seu querido Rio Grande do Norte, que amanhecerá radiante com o sucesso do filho. Saindo de um Estado pobre como nosso, foi dura a caminhada no sul do país. Ele alcançou o “podium” e a exemplo de Júlio César, quando atravessou o Rubicão, terá a sensação de alcançar a outra margem do rio da vida, enquanto nós, os seus amigos, exclamaremos eufóricos: “não há mais volta, você venceu pelo talento que Deus lhe deu”.
CONSULTÓRIO JURÍDICOQual a condição para o professor ter o acréscimo de 17%, se homem, e 20 %, se melhor, na sua aposentadoria ?
Serão aqueles professores que, até 17.12.98, optem por aposentar-se, desde que tenha no mínimo 53 anos, se homem, e 48, se mulher, e tempo de serviço (35 para homens e 30 para mulher) de efetivo exercício de atividade de magistério.
Afinal, existem quantos tipos de parentesco?
São três tipos: legítimo ou ilegítimo, segundo resulte ou não de casamento; natural, que resulta de consangüinidade; e civil, que resulta da adoção.
E o que é parentesco em linha reta ou colateral ?
Em linha reta é o parentesco entre ascendentes e descendentes. Colateral é o que descende do mesmo tronco, mas não diretamente.
Para efeito de anular o casamento o que é erro essencial ?
São várias hipóteses, tais como: engano sobre a identidade do outro cônjuge, sobre a sua honra, conduta sexual ou boa fama; ignorância de defeito físico irremediável ou doença grave transmissível; ignorância sobre a prática de crime inafiançável transitado em julgado; defloramento da mulher ignorado pelo marido.
Quem propõe a anulação e se há prazos ?
Somente o cônjuge enganado pode pedir a nulidade. E os prazos fatais, não se interrompem e são contados a partir do casamento civil: 10 dias para o caso de defloramento da mulher; 3 meses falta de consentimento; 6 meses para o incapaz e 2 anos para erro essencial sobre a pessoa.
ACONTECEConcurso (I)
Amanhã abrem-se as inscrições para cabo músico do Exército. Idade limite de até 27 anos em 31.12.99, acrescido de mais três para quem pertencer as Forças Armadas. Informações: (013) 561.5200.
Concurso (II)
Até 18 deste mês estarão abertas as inscrições para obtenção do título de especialista em ginecologia e obstetrícia (Tego/99), através de concurso público, promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia).
Informações: (011) 3873 0977.Concurso à vista
O Ministro da Justiça anuncia a publicação, em breve, de edital de concurso para policiais federais e rodoviários. A previsão é de 500 vagas.
Capital do Estado
Portalegre é um município potiguar com história. O IBGE menciona a sua criação em 06 de junho de 1755. Por 24 horas, Portalegre chegou a ser a capital do Estado do Rio Grande do Norte.
Leonardo Bezerra
Sábado próximo aniversário de morte (14 anos) do jornalista Leonardo Bezerra. Mantinha no Diário de Natal coluna política de grande penetração na época. Conheci-o e testemunhei o seu caráter firme e posições decididas, mesmo tendo sofrido perseguições e ameaças durante a vida.
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618