Marca Maxmeio

Opinião

  • 15 de Maio de 1999

    BASTA!

    1999-all.jpg

     

     

     

    BASTA!

    Deus é norte-rio-grandense. Falta apenas os potiguares defenderem o que ele nos deu. Quando, no início da década de 70, o mundo sofria com a crise do petróleo, as maiores reservas em terra do Brasil foram "ocasionalmente" descobertas no Rio Grande do Norte, a partir de um poço tubular que a empresa estadual – CASOL - perfurava no Hotel Termas, em Mossoró. O Governo Federal e a PETROBRÁS não gastaram um centavo e apropriaram-se, até hoje, do petróleo e gás natural que Deus nos dera.

    Saem do Estado diariamente quase três milhões de dólares de petróleo bruto e gás, significando quase R$ 100 milhões por mês. Da plataforma em frente à Guamaré e Galinhos o fogo em alto mar produz todos os dias quase cinqüenta mil bujões de gás liqüefeito de cozinha e dois milhões de metros cúbicos de gás natural

    A HISTÓRIA DOS "ROYALTIES"

    Qual a dona de casa que já comprou um bujão de gás mais barato ? Qual o imposto pago ao Estado por toda esta riqueza daqui retirada ? Qual o miserável que melhorou de vida pelo fato de existirem reservas de petróleo e gás no RN ? O royaltie ao proprietário rural, em cujo solo existem reservas, está sendo pago "a conta gotas" graças ao meu trabalho, desde abril de 1993, sem qualquer interesse pessoal ou familiar, criando a ASPROPETRO (Associação dos Proprietários de Terras Produtoras de Petróleo no RN), com o testemunho público do Governador José Agripino, então prefeito Dix Huit Rosado e outras lideranças ( ver detalhes históricos no meu último livro "OPINIÃO").

    Com tanta riqueza esbanjada o nosso povo continua pobre. Esse tal de "polo-gás-sal" nada mais é do que conversa para "boi dormir".

    A "GRATIDÃO" DA PETROBRÁS

    O que me deixou indignado é a SUDENE estar captando IR da Petrobrás e Eletrobrás, sabe para quê ? Para financiar usinas termelétricas no Ceará e Pernambuco, que usarão o gás natural extraído no Rio Grande do Norte. Por incrível que pareça parte do nosso gás será exportado pelo complexo de Suape no Recife. É esta a compensação que a Petrobrás nos dá, depois de lucrar tantos anos com o nosso patrimônio natural. E a SUDENE que deveria "reduzir" as desigualdades colabora para aumentá-las. Enquanto isto, continuamos o "pobre Estado rico" da Federação.

    Enganosamente argumentarão: a Petrobrás (Polo-gás-sal) investe atualmente em Guamaré. Sim. Investe em usinas de filtragem e mistura de petróleo para armazená-lo e exportá-lo, purificação e separação do gás e ampliação do pier para atracarem navios, tudo isto facilitando, ainda mais, a saída dos nossos produtos para Fortaleza, Recife e Salvador. Sem falar nos gasodutos Guamaré/Alagoas e o recém construído Guamaré/Fortaleza (para ajudar os "nossos irmãos cearenses"). Por que não se localizou em Mossoró, o maior produtor em terra de petróleo e gás do país, um polo de energia térmica para abastecer o Nordeste e Norte do país ? Lá está a matéria prima e lá deveria estar também a geração da energia, já que, no momento, não se pode cogitar de refinaria de petróleo. Um deputado de Pernambuco rindo, afirmou: "nós não temos um metro cúbico de gás natural. Tudo virá do seu Estado".

    O que falta, afinal, ao nosso Rio Grande do Norte ? Proteção de Deus, certamente não é. Talvez, falte um Governador obstinado, que bata na mesa, e dê um basta a este espetáculo vergonhoso de confisco das nossas riquezas, sem qualquer benefício para o povo. Quando este Governador aparecer contará comigo, independente de partido ou interesse político.


    ACONTECE

    REGINALDO TEÓFILO

    A morte do empresário Reginaldo Teófilo da Silva deixa lacuna em nosso Estado. Homem do comércio, possuía sólida formação intelectual e exerceu com brilho o magistério superior. Homenagens póstumas à sua memória.

    PREFEITOS POTIGUARES

    A delegação de prefeitos potiguares que esteve em Brasília, nesta última semana, fez excelente trabalho, deixando claras duas posições: preservar as receitas municipais na reforma tributária e amenizar a lei de responsabilidade fiscal inaplicável a realidade municipal.

    AVAIS PARA A UFRN

    Já nomeado o novo Reitor da nossa UFRN, o professor Otom Anselmo de Oliveira. Aliás, o Reitor que sai – professor Ivonildo Rêgo – e o que entra são dois avais de seriedade e honradez na condução da UFRN.

    FM-UFRN EM BREVE

    Os equipamentos da futura FM-Universitária já estão em Natal prontos para instalação, sob a coordenação do prof. Marcio Capiglione. Quando me perguntam se "consegui" na política uma rádio ou TV, respondo: a única vez que usei o meu mandato nessa área foi pedindo ao Ministro Sérgio Mota uma rádio FM para a nossa UFRN. E graças a Deus fui atendido.

    ADUTORA DE CAICÓ

    A luta em favor da adutora Caicó-Piranhas não deve ser esquecida. O Prefeito Nilson Dias de Araújo está entusiasmado. Mesmo com prenuncio de chuva não vamos "deixar para depois, o que podemos fazer hoje".

    LIVRO

    Além do livro "Opinião" recentemente lançado pela Câmara dos Deputados, o Parlatino acaba de editar publicação de minha autoria (em português e espanhol), sob o título "Uma proposta concreta: Banco de Dados sobre recursos humanos – Sugestão aprovada pelos Parlamentos Europeu e Latino-Americano na XIV Conferência Interparlamentar União Européia-América Latina". Quem interessar estes trabalhos poderá escrever-me.

    CONCURSO

    A Marinha do Brasil aceitará até 31 deste mês as inscrições para o corpo de saúde e engenheiros da corporação.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte



Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618