Opinião
-
05 de Agosto de 2000
CAVALO DE TRÓIA
CAVALO DE TRÓIA
Recentemente, a imprensa divulgou um rosário de liminares judiciais favoráveis e contra o desembarque em Recife de milho transgênico produzido na Argentina, com preço 30% inferior ao mercado. Produtos agrícolas transgênicos são resistentes a pragas e climas e remédios transgênicos são aqueles inovadores na cura de doenças graves e crônicas, regra geral mais baratos. A SBPC pronunciou-se a favor dos avanços nessa área, desde que com ampla discussão na sociedade. Alguns países europeus combatem os transgênicos para evitar concorrência às suas grandes safras agrícolas.
Quando fui relator geral da atual Lei de Patentes brasileira tive o cuidado, ao contrário da lei americana, de excluir da proteção de patentes o “ser vivo” e o “genoma humano”. A bactéria in natura “bacillus truringiensis”, por exemplo, usada no milho trânsgênico, atualmente cultivado na Argentina, EEUU e China é considerada ser vivo e não poderia ser patenteada no Brasil, salvo se alterada através de processo industrial. Essa bactéria faz com que o milho resista a pragas, insetos e fungos.
SEGURANÇA ABSOLUTA
Cada alimento e remédio transgênico deve ter a segurança absoluta de que não afeta a saúde humana, através de análises e rigorosa fiscalização. Rejeitá-los é um erro. A fome e a doença desafiam a humanidade e projeções demonstram que a procura de alimentos e ração animal no mundo crescerá em quase 50 por cento até 2025, ao passo que o aumento das terras propícias ao plantio se dará de forma mais lenta e pode até diminuir em certas regiões. No mundo há desafios que estão sendo resolvidos. O mamão papaia, por exemplo, foi exterminado em 1992 no Havaí por uma epidemia. Pesquisadores locais descobriram em 1995 mamão resistente a virus. Hoje são espécies aceitas no mercado, a preços reduzidos, sem qualquer prejuízo à saúde. Na África, continente dominado pela fome, quase metade da batata-doce, frutas e vegetais colhidos apodrece antes da comercialização. A descoberta de técnicas para amadurecimento mais lento traz aumento da produção, da renda e mata a fome.
A GANÂNCIA DO LUCRO
Nesse quadro de avanços, as leis nacionais terão que conter a ganância do lucro, fixando regras para o acesso empresarial às reservas naturais. Afinal, comida e remédio não são produtos supérfluos, mas vitais à vida humana. Se isto não for feito, os transgênicos se transformarão numa estratégia econômica perversa, semelhante ao Cavalo de Tróia, que no relato da Ilíada de Homero, foi dado como presente e depois transformou-se na destruição de Tróia, quando os soldados, escondidos, saltaram do seu ventre e destruíram a cidade.
ACONTECE
Polícia Federal
Pagamento do IPVA
Eleição
Nova universidade
Cássio Romano
Atenção
Homenagem
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618