Marca Maxmeio

Opinião

  • 01 de Outubro de 2006

    OLHO ABERTO

     

     

     

    Hoje é o dia D - decisivo e democrático para o Brasil. Realizam-se eleições gerais, em momento histórico e dramático para as nossas instituições.

    Não adianta mais chorar o leite derramado sobre se o Congresso fez ou deixou de fazer a reforma partidária e eleitoral inadiável. O jogo terá que ser jogado nas urnas, com as regras vigentes.

    Hoje, só há um juiz, um legislador, um administrador do futuro, que se chama eleitor. Cabe a ele suprir o que não foi feito. Dar a sentença condenatória a quem merecer. Absolver inocentes. Formar a sua convicção livremente, sem influência de nada, nem dos órgãos de comunicação social. O eleitor é soberano. O voto dele é igual – independe de cor, posição financeira ou instrução. O pobre vota igualzinho ao rico.

    A Justiça Eleitoral fez várias advertências, chamando a atenção para a responsabilidade do voto livre. Uma delas foi olhar o passado e o presente dos candidatos. A renovação política está nas propostas, nas idéias novas, na perspectiva global dos problemas, nas soluções que criem oportunidades para o maior número. Na política, há muitos moços velhos e muitos velhos moços. A questão é o preparo, a visão do futuro e as condições mínimas para o exercício do mandato.

    Será que alguém iria para uma sala cirúrgica aos cuidados de quem não fosse bom cirurgião? Se a resposta for negativa, jamais poderá votar em um incapaz - candidato nato a mensaleiro ou sanguessuga.

    A política não é emprego, nem escada para prestígio social. O eleitor deve ponderar, por exemplo, quando escolhe um legislador, se ele é ou não preparado para fazer leis. No caso do Executivo, se poderá administrar bem.

    O Brasil depende da consciência e da mão do grande juiz de hoje: o eleitor. Se o julgamento for injusto ou irresponsável, ninguém terá autoridade para condenar o mar de lama que envolve a política em todos os níveis.

    Olho aberto: é o único caminho para o voto consciente de logo mais.


    Talento potiguar
    A juíza Clotilde Madruga Alves é um talento jurídico do Rio Grande do Norte. Na última quinta-feira, atingiu o ápice da sua carreira de magistrada. Assumiu, com todo merecimento, as elevadas funções de Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

    Alerta para os aposentados
    Denúncias relatam que o aposentado recebe um telefonema de alguém que se identifica como funcionário do Conselho Nacional de Previdência Privada, órgão que não existe. Em seguida, acrescenta que o servidor teria uma determinada quantia de dinheiro a receber, referente a um saldo do passivo de 28,86%, que seria pago apenas por decisão judicial. É pedido adiantamento de parcela de honorários.

    Justiça Federal
    Os aposentados e pensionistas ficam alertados que o pagamento de qualquer processo somente é feito e comunicado pela própria Justiça Federal, através de correspondência oficial ou através de precatórios pagos diretamente ao advogado contratado pelo servidor.

    Concurso (I)
    Abertas as inscrições, até terça-feira, do concurso para o Ministério Público do Trabalho com salário inicial de R$ 21.000.00 (181 vagas), sendo 3 para Natal e Mossoró. Informações no TRT-RN 21ª região.

    Concurso (II)
    A Escola de especialistas da Aeronáutica abre inscrições até sexta para o preenchimento de 319 vagas de sargento com remuneração inicial de R$ 1.819.00.

    Concurso (III)
    A advocacia geral da União realiza concurso público com 336 vagas divididas em várias áreas: 200 para administrador; 68 para contador; 40 para economistas; 14 para engenheiros e 14 estatísticos. As remunerações podem chegar até a R 3.130.00. As inscrições já estão abertas e terminam em 17 de outubro.


    O Rio Grande do Norte está ameaçado de perder uma grande atração turística. Trata-se do aquário, que funciona há sete anos no Grande Natal, na praia de Redinha Nova, dirigido pelos paulistas Adilene Brandão Miranda, Adelita Vieira Brandão e Douglas Brandão Miranda. O Governo do Ceará acaba de convidar os proprietários do nosso aquário, oferecendo-lhe apoio e incentivos, o que eles não têm aqui. Isto significa que o RN poderá ficar sem o aquário, que atende, inclusive, o IBAMA, no trato de animais doentes. Os visitantes apreciam diversas espécies marinhas (até tubarão) e recebem explicações sobre a natureza ambiental

    O incrível é o descaso do Governo do RN. A nossa Secretaria de Turismo, negou-se a dar qualquer apoio e disse aos proprietários que quem desejar ver peixe, vá a Fernando de Noronha. Vê-se o exemplo patente de mentalidade tacanha e retrógrada...

    Apuração
    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante que a apuração dos votos em todo o país será rápida. A previsão é de que à meia-noite deste domingo, os eleitores brasileiros conheçam os resultados das eleições deste ano. No Rio Grande do Norte, as parciais começam a ser divulgadas a partir das 19h e o resultado deverá ser conhecido às 22h.

    Fiador
    Agora ficou mais fácil obter o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). A Justiça acabou com a obrigatoriedade do fiador nos contratos executados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A sentença é do juiz da 1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Wagner Dias, que atende pedido feito pelo Ministério Público.

    Publicado em 01.10.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618