Opinião
-
11 de Março de 2000
O RN NO VATICANO (I)
O RN NO VATICANO (I)
- “A fé é uma claridade que desfaz as sombras
interiores.
O que não crê é como cego que anda tateando, sempre
Vaticano – A claridade da Basílica e da praça de São Pedro no último domingo, simbolizava a fé cristã do povo do Rio Grande do Norte, ali representado pelos conterrâneos presentes. Eu e a minha esposa Abigail nunca sentimos na vida tanta emoção. O frio italiano não apagava o caldeirão interior de cada um de nós, assistindo aquela cerimônia presidida pelo Papa João Paulo II e tendo ao seu lado o potiguar Cardeal D. Eugênio Sales, nascido na querida cidade de Acari. Outros mártires de várias partes do mundo foram beatificados. Mas o nosso sentimento particularizava aqueles norte-rio-grandenses de Cunhaú e Uruaçu, que pela fé e crença em Deus morreram vítimas da intolerância e do ódio.
O Embaixador do Brasil no Vaticano, Marcos Cesar Meira Naslausky, excedeu-se em atenções para com a comitiva do RN. Na manhã do domingo, durante a liturgia da beatificação, olhei a imponência da Basílica de S.Pedro, com a escultura dos apóstolos no frontispício, as pinturas renascentistas na nave central, as criptas subterrâneas onde jazem os papas e lembrei-me da expressão de Wendell: “Os quatros evangelhos, todos eles dão-nos o retrato de uma personagem muito bem definida, obrigando-nos a dizer: esse Homem existiu, não poderia ser inventado”. Realmente, esta é a verdade do cristianismo e mesmo nos momentos de dúvida prevalece aquele célebre conselho de Santo Agostinho: “se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue”.
Na segunda feira, a missa solene oficiada por D. Eugênio Sales, em capela romana. O mesmo espetáculo de fé, somado ao orgulho de vermos no altar o conterrâneo Cardeal D. Eugênio Sales, o Bispo D. Heitor Sales, Monsenhor Assis, Monsenhor Lucas. Mais tarde, a audiência concedida pelo Papa João Paulo II aos peregrinos potiguares. Sua Santidade revelava sinais da saúde debilitada. A curvatura na coluna levava-o a apoiar-se no bastão, que tinha acima o símbolo da crucificação de Cristo. Simpático, irradiava fé e otimismo. A emoção envolveu a todos na imponente sala do Vaticano.
Ao término das cerimônias, homenageei intimamente a Igreja Católica do Rio Grande do Norte, na pessoa do Arcebispo D. Heitor de Araújo Sales, premiada pela luta de anos. O escritor português Antero Figueiredo afirmou que “Jesus não revolucionou o mundo pelo pensamento, mas pelo sentimento. Não se pode ser cristão sem ter coração. A teoria do cristianismo é o amor; sua prática a caridade”. Os mártires de Cunhaú e Uruaçu provaram em vida esta afirmação.
Salve os mártires norte-rio-grandenses, os primeiros do Brasil. Agradeço a Deus a oportunidade de ter assistido e participado desta histórica e inesquecível liturgia do Vaticano, no último final de semana. Jamais esquecerei o nosso querido Rio Grande do Norte exaltado na Praça de São Pedro, em Roma.
ACONTECE
Registro
Luta
TV Câmara
Gilberto Amaral
Dicas para prefeitos
CPI dos remédios
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte - “A fé é uma claridade que desfaz as sombras
interiores.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618