Opinião
-
01 de Janeiro de 2000
DESAFIOS DO SÉCULO
DESAFIOS DO SÉCULO
Começaram os desafios do novo século.
O desafio mundial de eliminar a atual dominação das nações ricas sobre as pobres, aprofundando o fosso das desigualdades humanas e pondo em risco a paz e a tranqüilidade de todos.
Na hora em que a engenharia genética revoluciona a medicina, alongando o tempo de vida dos seres humanos, o desafio da saúde ser efetivamente direito de todos e não apenas daqueles que “podem pagar”.
O desafio para que as administrações públicas simplifiquem as suas ações, eliminem a improvisação, sejam fiscalizadas pelo cidadão e apliquem recursos com planejamento prévio e eficiência.
O desafio da escola ser o espelho da comunidade onde ela atua, administrada por professores, pais e alunos e voltada para uma educação integral.
O desafio para que os cidadãos unam o protesto legítimo à co-responsabilidade, praticando a co-gestão na execução de políticas públicas.
O desafio do conceito de liberdade ser cada vez mais respeitado como o patrimônio do ser humano.
Enfim, o desafio de que este novo século seja o século da igualdade de oportunidades, onde os acessos sociais se façam pelo mérito e valor pessoal e nunca pelos caminhos tortuosos e silentes do oportunismo ou apadrinhamentos.
Atingir estes e outros desafios será a missão dos que receberam a benção de Deus de viver nos dias atuais.
O PAPEL DO VEREADOR
Qualquer reforma política decente começará por considerar fundamental o papel do vereador no novo século, sobretudo na fiscalização das administrações municipais. A ausência dos legisladores municipais faria com que o cidadão e a comunidade ficassem ilhados, sem um elo de ligação com os poderes constituídos.
Todavia, uma das pragas do municipalismo brasileiro são alguns conluios espúrios entre prefeitos e vereadores, na compra e venda de eventuais apoios, através de financiamentos ilícitos do poder público à entidades fictícias.
Quando analiso o perfil do vereador, ou de qualquer legislador estadual ou federal, separo o joio do trigo, sem jamais generalizar que todos sejam maus ou vice-versa.
Não me atemorizam comentários, de que pregando mudança nos métodos tradicionais de fazer política em Natal, corro o risco de ser “preventivamente excluído” do processo eleitoral de 2000, por veto prévio das castas que não desejam mudar. Esta advertência parte de quem, no poder, teme as minhas idéias e deseja abortá-las antes que cheguem ao julgamento popular
Um início de século não permite vacilação. Por isto, nada me mete medo na defesa de princípios, porque a verdadeira vitória não é numérica, mas sim de compromisso com a ética e honradez de conduta na vida pública.
ACONTECE
Viçosa
O eficiente prefeito Antônio Gomes de Amorim viveu na última terça momento de glória com os festejos da emancipação política do município de Viçosa. Sem sombra de dúvidas, é uma das mais eficientes administrações municipais do país. Lá a aplicação correta do dinheiro público multiplica os benefícios para a população e estimula o parlamentar - como eu - na busca de novos convênios.Registro necessário
Um fato público e notório merece ser analisado e pesquisado pelos cientistas sociais e profissionais da comunicação neste início de século: não aconteceu o oneroso espetáculo pirotécnico prometido na noite do dia 25 de dezembro na orla marítima de Natal, nas comemorações dos 400 anos da cidade. Apenas, alguns poucos fogos, já no dia 26. Todavia, a vultosa propaganda oficial desmentiu a realidade. A conclusão do estudo científico será sobre o cidadão ter ou não direito a informação correta.... Eu e mais de sessenta mil pessoas estavam presentes na orla e podem testemunhar...Monsenhor Expedito
Já no alpendre de sua casa em São Paulo do Potengi o Monsenhor Expedito recupera-se de enfermidade. Ele é um dos sacerdotes que mais marcaram a minha adolescência como militante de ação católica nos anos 60. Homem santo.Previdência
Os prefeitos de cidades onde não existem serviços de INSS devem procurar as gerências executivas da autarquia, a fim de solicitar a visita do PREVMóvel, uma agência da Previdência Social sobre rodas. Serão atendidos serviços de benefícios, arrecadação, inscrição de novos segurados, nos mesmos moldes da agências fixas.Alerta
A Associação Profissional dos Geólogos do RN dá o alerta máximo: neste milênio a água terá a mesma importância do petróleo e a água consumida em Natal sofrerá queda na sua qualidade e quantidade, em razão de falta de uma política de saneamento para a cidade.Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618