Opinião
-
29 de Setembro de 2001
UM EXEMPLO
UM EXEMPLO
"Observa um homem em meio à dúvida e ao perigo, e saberás, nessa hora de adversidade, o que ele realmente é" (Lucrécio, filósofo romano).
Desde que conheci Maurílio Pinto de Medeiros, exemplar delegado de Polícia por vocação e hereditariedade, ele sempre estava em meio aos perigos típicos da sua profissão. Porém, nunca como recentemente, no caso Gusson. Percebia-se no homem valente e fragilizado pela isquemia recente, que algo desabara de repente, colocando em dúvida a sua condição de policial honrado. Após a fuga do detento, o Governo do Estado demitiu-o instantaneamente de função comissionada, juntamente com toda a sua equipe, deixando no ar a versão de que o preso fugira por sua culpa.
As divulgações oficiais propagaram essa dúvida. Lembrei-me de parte da sua história de vida, principalmente nos idos de 70, quando morei na rua Jundiaí, em frente à residência do Coronel Bento Medeiros, pai de Maurílio. Como jovem advogado, procurei o Coronel Bento algumas vezes e pela amizade que ele tinha com o meu sogro, Dr. Claudionor de Andrade, o primeiro Secretário de Segurança do Rio Grande do Norte (antes era Chefe de Polícia), atendia-me com especial carinho e atenção. Nunca conversei com ele, sem que ao seu lado estivesse o filho Maurílio. Certa vez, lembrei ao velho policial episódios sobre Baracho, um perigoso marginal que assustara o Estado nos anos 60 e eu como repórter fizera muitas reportagens.
O coronel Bento recordou o fato e contou-me os riscos da vida policial, principalmente as perigosas diligências de que participou no Alto Oeste do Estado, sempre vitorioso ao final com o cumprimento do dever. O perfil do Coronel Bento Medeiros era de homem firme com as virtudes da perseverança, coragem, autodisciplina, responsabilidade e integridade. Maurílio Pinto herdou e preservou todas estas virtudes. Demitido pelo Governo, envolvido em dúvidas, porém obstinado, o Delegado Maurílio seguiu a lição do seu Pai: a melhor forma de enfrentar a adversidade é trabalhar com afinco.
Com a ajuda de zelosos companheiros e recursos próprios, iniciou investigação para recapturar o fugitivo Gusson. Ao final, saiu vitorioso. Cumpriu o seu dever. Recebeu o aplauso consagrador do Rio Grande do Norte. E mais que isto: a reparação pública de que não foi omisso no exercício da sua profissão. Ao contrário, ele é e continuará a ser um exemplo de dedicação à segurança pública do Estado e do país.
ACONTECE
Liberdade
Há exatamente 118 anos - 30 de setembro de 1883 - a Sociedade Libertadora Mossoroense, entidade civil, falou pela cidade e com o apoio decisivo da Maçonaria promoveu sessão na Câmara de Vereadores, quando foi declarada a extinção da escravidão em Mossoró.Gesto histórico
O Porto Santo Antônio, de Mossoró, passou a ser o ponto convergente de todo o Nordeste, para onde vinham escravos de vários Estados, que permaneciam na cidade ou se deslocavam para às cidades também livres do Ceará.Tradição
A prefeita Rosalba Ciarlini resgatou, desde 1999, a marca libertária de Mossoró, através da encenação no 30 de setembro do "Auto da Liberdade", o qual mostra a história da cidade, sob quatro ângulos distintos: o motim das mulheres em 1875; a abolição dos escravos em 1883; a resistência a Lampião em 1927 e o voto feminino (inscrição da primeira eleitora da América Latina) em 1927.
Festas
Presente na última sexta às festas do 30 de setembro deste ano, constatei a unidade de toda população na preservação da história da cidade, que faz parte da própria História do Brasil. Encontra-se em Mossoró para uma palestra o deputado federal Fernando Gabeira (PT-RJ), um dos grandes talentos do Parlamento nacional. Também em Mossoró o Ministro da Cultura, Francisco Welfort, que faz extraordinário trabalho na sua área.
Cartão de crédito
Todo cuidado é pouco na conferência das contas dos cartões de crédito. O correntista deve conferir para não pagar contas indevidas. Por exemplo: reajustes só devem ser pagos quando previsto no contrato inicial. Qualquer reclamação poderá ser encaminhada à representação regional do Banco Central no Recife - Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro, CEP 500-40-090; e.mail gtrec.secre@bcb.gov.brPrecatórios
Estou encaminhando à ADURN coletânea de despachos do Ministro Marco Aurélio, presidente do STF, enviada por ele a meu pedido pessoal. A tese é altamente favorável aos professores da UFRN na luta em defesa do pagamento dos seus precatórios.
Tese
A tese do Ministro Marco Aurélio invoca a Súmula 343 do STF, que não aceita a ação rescisória (aquela que muda a sentença) por ofensa a lei, quando a decisão tenha sido dada na época em que o Tribunal tinha interpretação favorável, depois alterada. Trocando em miúdos: valeria a primeira decisão do TST que deu ganho de causa aos professores. O novo entendimento do TST é legítimo, porém só se aplicaria aos casos novos e não aos antigos. É uma janela aberta para que seja feita Justiça aos nossos professores.
Talento potiguar
O norte-rio-grandense Aldemo Garcia é um dos mais talentosos diplomatas do Itamaraty. Ele acaba de ser designado pelo Presidente da República secretário executivo da Comissão Nacional, que coordena as festividades do Centenário de JK. As comemorações se iniciaram em setembro e culminarão em setembro do próximo ano.Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618