Opinião
-
26 de Maio de 2001
O "APAGÃO"
O "APAGÃO"
Você sabia que mesmo em pleno “apagão”, algumas turbinas de Paulo Afonso e de outras usinas, com plena capacidade de uso, estarão sendo desligadas progressivamente nos próximos dias ? A causa é a falta de combustível – a água - para fabricar energia elétrica no Brasil. O país tem 90% da sua energia gerada em hidrelétricas com uma capacidade instalada de 74 mil MW (megawats). Há setenta anos – desde 1931 – não existiu um ano com a falta quase total de chuvas nas bacias das hidrelétricas brasileiras como atualmente. Se o inverno tivesse sido normal, haveriam 18 mil MW de energia hidráulica ociosa, não podendo chegar ao consumidor pela precária rede de distribuição existente.
O tema “racionamento” preocupa a todos. Não pode existir nada mais desconfortável, do que o cidadão reduzir a sua qualidade de vida por falta de energia, mesmo com a conta em dia. Numa situação como esta é quase impossível racionalizar a escassez num país de dimensões continentais como o nosso.
O RN é abençoado por Deus, também em geração de energia. Aqui estão grandes reservas de gás natural (mais de 2 milhões de metros cúbicos por dia) para o desenvolvimento de projetos de termelétricas. A Petrobrás inegavelmente vem cumprindo a sua missão. Em Alto do Rodrigues a empresa constrói, associada com a Iberdola, uma usina termelétrica, cuja energia será consumida na exploração, produção dos seus campos petrolíferos e geração de vapor, como também atenderá a população do Estado, através da COSERN. Concluída, talvez em 2003, esta usina dará auto-suficiência energética ao RN.
Superar a realidade da crise é um desafio que começa pela verdade, dura e crua, de que as privatizações do setor agravaram o problema, regra geral não por culpa das empresas privadas que compraram as companhias estatais e muito mais pelo “descalabro” das “farras com o dinheiro público”, praticadas à luz do meio dia e todas elas, até hoje, protegidas pela impunidade. Numa hora em que se procura o culpado pelo “apagão”, certamente será melhor olhar o futuro. Isto para evitar que o eleitor tenha que assumir a sua parcela de culpa no voto que deu, garantindo algumas reeleições em 1998.
ACONTECE
Grande vitória
Perdas
Imprensa
Dívida externa
Corte Internacional
Penetração
Seca
Vem concurso aí
Previdência
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618