Opinião
-
24 de Fevereiro de 2001
O GRITO DA FIERN
O GRITO DA FIERN
Uma das provas de que Deus protege o RN são riquezas adormecidas em nosso subsolo como o sal, o petróleo, o gás e o calcário. Falta apenas “quem de direito” fazer a sua parte. Até porque, Deus não protege a quem dorme. E quem estaria dormindo nesse quadro de melhoria do nosso futuro? Com certeza, o Governo do Rio Grande do Norte. Tudo que foi conseguido até agora deve-se, basicamente, a PETROBRAS e a Federação das Indústrias (FIERN).
Senão vejamos: em 1996, quando o Ceará partiu na frente, firmando parceria com a Petrobras para consumir gás natural subsidiado e lá implantar uma siderúrgica, o presidente da FIERN, engenheiro Abelírio Rocha, deu o grito de alerta. Lembrou que a manobra transformaria o RN em mero fornecedor de gás natural e derivados de petróleo. Perderíamos empregos e também os investimentos produtivos e de infra-estrutura para produção de soda/potassa; unidades PVC, MVC, DCE; barrilha; indústria de vidros; detergentes em pó; magnésio; sal refinado; cloreto de potássio; bromo; brometo de metila e brometos inorgânicos. A omissão do Estado significaria a matéria prima sair daqui e o pólo industrial ser implantado no Ceará e Pernambuco.
O grito despertou muita gente. O Governo do Estado logo assinou em agosto de 1996 o convênio de criação do grupo de trabalho para acompanhar a evolução do chamado “Pólo Gás Sal”. O grito ecoou até no Palácio do Planalto, quando em outubro de 96 foi firmado protocolo de cooperação técnica entre a Petrobras, Governo do Estado e Fiern. Em março de 97, outro acordo foi assinado entre o Governo, Petrobras, Fiern, BNDES, BNB e SUDENE.
Recentemente, a Petrobras inaugurou, em Guamaré, o seu mais moderno “Centro de defesa ambiental” e nova unidade de produção de gás natural (o Estado já tem o gás de cozinha necessário ao seu consumo).Dentro em breve, as plataformas em alto mar serão operadas exclusivamente por computador.
Enquanto isto, o Governo do Estado deveria pelo menos ter desapropriado a área do Pólo Gás-sal e não o fez. A retirada da favela do maruim em Natal (ampliação do Porto) e melhoria da malha ferroviária são outras omissões do Governo. A Petrobras sozinha acredita no RN. Por que o Governo não acreditar também ?
ACONTECE
Concurso (I)
Pensamento
Final
Cultura
Fraternidade
Prefeito
Idosos
Israel
Barrilha
Transposição
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618