Marca Maxmeio

Opinião

  • 13 de Janeiro de 2001

    ENTRANDO NO SÉCULO

    2001-all.jpg

     

     

     

    ENTRANDO NO SÉCULO

    Vencer  desigualdades sociais como as da educação e criar oportunidades será o grande desafio, no instante em que entramos no novo século. Como fazer ? Eis a grande questão.

    Certa ou errada, uma realidade absolutamente diferente está à frente, principalmente do jovem. A escola e os pais são responsáveis pela orientação deles, diante das alternativas de valorização da inteligência ou da segurança no trabalho.

    Na vida prática, o que seria mais importante neste século: segurança no emprego, salário alto e grandes benefícios, ou, por exemplo, estudar e pesquisar novas áreas e novos campos de conhecimento ? A globalização acabou com  o mito de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Na prática, essas teorias  provocam os maiores sofrimentos para os pobres e a classe média pelo incentivo indireto à criação de mais impostos. “Na verdade, os ricos não são tributados.... Os impostos acabam onerando a classe média....É a classe média que paga pelos pobres, especialmente a classe média alta instruída”.

    A educação é o único meio capaz de elevar a qualidade de vida das populações marginalizadas. A escola desempenha papel fundamental no processo. Vale constatar que o sistema de ensino atual ainda não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados. Por isto, os pais têm o dever de ensinar aos filhos, o que a Escola não ensina.  Sob pena de serem co-responsáveis pelos fracassos do futuro.

    A mudança fundamental exigida pelo século XXI será a de mentalidade. Encarar os fatos sob a visão do real e não dos sonhos, fantasias ou fetiches do passado. Aprender valerá mais do que o dinheiro. Pesquisar significará prevenir o futuro. A economia será controlada não pelas estatísticas do lucro monetário, mas do lucro estável da inteligência bem aproveitada e voltada para as inovações, que assegurem melhores padrões de vida humana. O que significará aumentar a expectativa de vida, se as pessoas não chegarem à idade adulta ? O progresso terá que ser sócio da solidariedade responsável, onde todos façam a sua parte e o Estado supra as necessidades dos desvalidos.

    Pensando assim, começamos a entrar no novo século.                                         

    ACONTECE

    Petróleo
    Há 28 anos era perfurado, no local onde  hoje é o Hotel Thermas de Mossoró, o primeiro poço de petróleo do Estado. Começava uma nova era. Infelizmente, os benefícios do “ouro negro” ainda são poucos para a melhoria da qualidade de vida no RN. Tudo por conta da falta de iniciativas do Governo, principalmente na área de extração dos subprodutos do petróleo.

    Genéricos
    Mais medicamentos genéricos chegam ao mercado. É o resultado do esforço feito pela CPI, que investigou o setor farmacêutico do país e garantiu todos esses avanços.

    Livro
    O Dr. Francisco de Assis Medeiros, ex-prefeito de Caicó, lançou importante livro, relatando as lutas eleitorais naquela cidade e na região do Seridó. Tratando-se de um jurista e intelectual como o Autor, a obra será incorporada ao nosso acervo histórico.

    FGTS (I)
    Terão direito às diferenças do FGTS quem trabalhava com carteira assinada em empresas privadas e tinha conta do FGTS nos períodos dos planos, em janeiro de 1989 (Verão) e/ou em abril de 1990 (Collor 1).

    FGTS (II)
    No reajuste assegurado pela justiça será acrescido às contas de 1989 o percentual de 16.64% sobre o saldo naquele mês (diferença entre o que foi aplicado – 22.35% - e o que deveria ter sido pago – 42.72%). Nas contas de 1990 deverá ser acrescido 44.80%, equivalente à variação da Unidade de Referencia de Preços (UFIR), vez que o governo aplicou apenas o juro de 0.25% às contas. O STF reconheceu direito em apenas dois meses

    FGTS (III)
    O total subtraído das contas foi de 68.9% sobre o saldo de abril de 1990. Aqueles que foram demitidos terão também direito à correção, porque sacaram menos do que deviam. Além disto, terão direito a diferença depositada pela empresa, no equivalente a multa de 40%.

    Casa própria
    Dúvida freqüente refere-se aqueles que usaram o FGTS para quitar ou abater prestação de casa própria. Estes também têm direito à correção, porque usaram menos do que poderiam ter usado. O mesmo direito beneficia quem se aposentou.

    Cuidado
    É preciso ter cuidado. Alguns profissionais fazem cálculos mirabolantes e prometem fortunas em pouco tempo. Isto é ilusão...

    Procurador
    O Estado do RN fará concurso para procurador. Serão oportunidades de trabalho, em bom nível, para os profissionais do direito. Inscrições a partir do próximo dia 22 até 22.02.01.

    Gerências
    A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini Rosado, implantará gerências administrativas, fruto da assessoria dada pelo Professor Gileno Marcelino Fernandes. Quando fui pré-candidato a Prefeito da capital, este mesmo profissional formulou, a meu pedido, excelente proposta de estratégia gerencial para Natal. Mossoró alcançará, sem dúvida, excelentes resultados administrativos.  Sobretudo porque, o Professor Gileno Fernandes é um nome respeitado no país e no exterior, na área de administração pública.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618