Marca Maxmeio

Opinião

  • 21 de Dezembro de 2002

    O NATAL DO FUTURO

    2002-all.jpg

     

     

     

    O NATAL DO FUTURO

    Com a proximidade do dia de Natal e diante de um mundo conturbado, recordo Madre Tereza de Calcutá: “A vida é uma tragédia, enfrente-a . A vida é uma aventura, ouse-a . A vida é felicidade, mereça-a . A vida é a vida, defenda-a”.

    A manjedoura de Belém de Judá, o Deus menino, é o símbolo da vida humana a ser defendida, a fonte da Paz, a Noite Feliz na escuridão da crise, da fome, do medo, das incertezas, das angústias e inseguranças atuais. O difícil será prever em que Natal do futuro a violência estará contida e a vida terá deixado de ser aventura e  tragédia, sobretudo para os excluídos sociais.

    Será que o cenário rústico e pobre da estrebaria de Belém, substituído pelo avanço tecnológico da atualidade, facilitará a preservação da vida e o fim das guerras ? Tragicamente, as previsões são de que  o mundo está infiltrado de insatisfações sociais e políticas, a exemplo do ocorrido no início do século XX, quando o serralheiro Anton Drexler organizou o nazismo (1919) e, na mesma época,  eclodiu o bolchevismo russo, ambos sonhos de mudanças sociais em defesa dos trabalhadores.  O jornalista  Robert Kaplan lembra que o atual progresso da “tecnologia da informação”  agrava o quadro mundial. “Na década de 90, os democratas hindus queimaram mesquitas na Índia, usando videocassetes e a Internet para propagar as suas idéias. Em vários outros países, movimentos inspirados na democratização usaram tecnologias modernas para estimular a  fúria populista, alimentada por tensões econômicas e sociais, agravadas pelo crescimento populacional e escassez de recursos em um planeta cada vez mais urbanizado (na próxima década mais de um ou dois bilhões de pessoas viverão em cidades miseráveis)”.

    Bin Laden, no trágico 11 de setembro  em Nova York, certamente usou recursos tecnológicos sem precedentes, com operações rápidas, sem pistas e sem chamar a atenção popular.  O mais grave é que a grande maioria das massas sub-remuneradas e com educação insuficiente, transforma-se em presa fácil da manipulação e da mentira. Os prognósticos mais otimistas são de que o acesso à Internet e ao celular na primeira década do século aumentará de 2.5% da população mundial para 30%.. Esse “pingo d’água” de avanço manterá ainda 70% do mundo marginalizado, cuja metade nunca terá usado um telefone.

    No futuro, o exemplo místico da “Noite Feliz” poderá adquirir força suficiente para conter a onda de violência atual e a humanidade, afinal, ouvir o segredo daquele menino frágil de Belém: “Eu vim para que todas as pessoas tenham vida e vida em abundância”. O Feliz Natal que desejo ao leitor dessa coluna é acompanhado da profunda crença, de que se invertam as expectativas pessimistas em relação ao futuro e a tecnologia seja um meio de propagar a justiça, a paz, a fraternidade e a defesa da vida humana.         

    ACONTECE

    Justiça
    O Tribunal de Justiça do RN passou a ser presidido por um dos mais competentes magistrados potiguares, o desembargador Aécio Sampaio Marinho. O seu antecessor, desembargador Armando Ferreira, fez excelente administração do nosso Poder Judiciário.

    Equipe
    Os desembargadores Dubel Ferreira Cosme e Osvaldo Soares da Cruz compõem a direção do Tribunal de Justiça, o primeiro como Vice-Presidente e o segundo como Corregedor de Justiça. Ambos, com relevantes serviços prestados à justiça potiguar.

    Chorar
    Certa vez, Carlos Lacerda chorou de emoção em público. Criticado, respondeu: “só não choram os hipócritas, cuja vaidade elimina os sentimentos humanos. Afinal, temos alma latina e não a frieza nórdica”. O Presidente eleito Lula, latino e nordestino, sabe que a lágrima é a linguagem incontida da sinceridade e da humildade.
    Por isso, como Lacerda, chorou na sua diplomação.

    OGU
    Permaneci toda a semana em Brasília. Lutei até a última hora pelas liberações do Orçamento Geral da União em favor do RN. Fiz tudo que podia. Infelizmente, sem o sucesso que esperava. Será fundamental transformar o Orçamento da União em peça confiável. Hoje, é apenas um meio de explodir expectativas e o Congresso mostrar um poder que não tem.

    Mulher policial
    Sensibilizou-me a homenagem que recebi das mulheres policiais no Departamento de Polícia Federal do RN. É que na presidência da Comissão de Constituição, de Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados dei prioridade para votação (e posterior aprovação) do Projeto de lei 265, que regulamentará a aposentadoria da mulher policial brasileira.

    Injustiça
    A situação hoje é injusta em relação às policiais femininas da PF, Polícia Rodoviária Federal, Policias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. A  dra. Telma Maria de Melo Costa, representante regional da Associação Nacional das Profissionais de Segurança Pública, entregou-me documento, em que reconhece o esforço que faço na conquista da classe.

    Cláusula nula
    A cláusula de plano de saúde que exclui tratamento de Aids é nula de pleno direito. Assim decidiu o STJ: “... a cláusula de exclusão de tratamento de Aids é nula, por abusiva, e mais ainda quando sequer atendeu  ao requisito do art. 54, parágrafo 4°, do Código de Defesa do Consumidor”.

    Último dia
    Quinta próxima é o último dia do prazo para o eleitor que deixou de votar no segundo turno apresentar justificativa ao Juiz Eleitoral.

    Cuidado...
    Novo “golpe” preocupa o Banco Central. Quadrilhas especializadas duplicam cheques exatamente iguais aos originais. O cheque não precisa ser furtado ou extraviado. O usuário, portanto, só deve emitir cheques nominais, até em pagamentos de pequeno valor. Entregar cheque hoje para desconhecido é grande risco. Chegando as mãos de um criminoso o talão inteiro pode ser clonado, colocando a mesma seqüência de numeração do verdadeiro e treinar a assinatura do emitente.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618