Marca Maxmeio

Opinião

  • 30 de Agosto de 2003

    DE NOVO, BOI DE PIRANHA

    2003-all.jpg

     

     

     

    DE NOVO, BOI DE PIRANHA

    Dizem que aquariano enxerga na frente. Sou aquariano e talvez por isto goste de fazer prognósticos futuros.  E o farei sobre a reforma tributária que vem Pelo texto do relator, ela tem mais objetivos político-ideológicos, do que fiscais. Tudo leva a crer que a idéia do Governo é usá-la  como suposto instrumento de distribuição de renda e não estímulo à produção ou redução tributária.

    O grande equívoco será ressuscitar o modelo socialista fracassado. Taxar exorbitantemente o capital, num país em crescimento, significará facilitar, ingenuamente, a expansão dos oligopólios e empresas multinacionais, ou levar à estatização. Esta opinião não pode ser interpretada como defesa da prática atual do neoliberalismo nocivo e condenável. A minha visão é outra. Trata-se, apenas, de evitar  experiências testadas, com insucesso. Por exemplo, o imposto sobre grandes fortunas, defendido pelo Governo, encanta a primeira vista e parece ser a “varinha mágicaque tira de quem tem, para dá a quem não tem. Puro engano. Isto pode até ocorrer, em parte, nas economias fortes. No Brasil, quando morrer um empresário (os estrangeiros não se submetem a nossa lei) os herdeiros terão que destinar, no mínimo, 30% dos bens para pagar tributo.  Quem comprará? Com certeza, os aglomerados multinacionais. Em três gerações, a empresa se descaracterizará, ou irá para as mãos do Estado. A fatura dessa estratégia será paga pelos desempregados, excluídos e falidos. Ninguém sai ganhando. Enquanto isto, nos Estados Unidos – um país rico – taxam-se as fortunas, porémisenção quando destinadas à Fundações ou obras filantrópicas. Daí porque, as empresas americanas mantêm hospitais, creches, escolas, centros de pesquisa etc... Além do mais, como admitir-se que uma empresa se descapitalize para recolher dinheiro aos cofres públicossomente pelo fato de ter sido aberta a sucessão, por falecimento do seu maior acionista?

    O relatório da reforma deixa clara também a intenção de aumento futuro do Imposto de Renda-pessoa física. A citação do exemplo francês não corresponde a verdade dos fatos. existe a alíquota máxima de 54% para a pessoa física. Todavia, os serviços públicos funcionam e permitem-se deduções de saúde, educação, despesas com a manutenção da casa etc.,  reduzindo substancialmente a base de cálculo. Chegará um momento em que pagar 54% na França sobre um terço dos rendimentos, será melhor do que recolher no Brasil 27.5% sobre 80 ou até 90% da renda individual.

    O parecer aprovado na Comissão Especial, repete exageradamente a acusação de que o contribuinte “é sonegador”. Claro que a sonegação deve continuar a ser combatida. Todavia, ela não pode justificar a fobia de aumentos da carga tributária, atingindo em cheio o capital produtivo e a classe média assalariada. Esta última,  paga o tributo na fonte e poderá ser, mais uma vez,  o “boi de piranha”...

     

    ACONTECE

    Dinarte Mariz
    Em Brasília, o Senado Federal homenageou os 100 anos de nascimento do Senador Dinarte Mariz. Promoveu exposição  com registros fotográficos da vida deste grande homem público brasileiro.

    Carnativa
    Quinta próxima começa em Mossoró o “carnativa”, festa popular que se incorporou ao calendário turístico do Estado.

    Espíritas
    Os espíritas  potiguares encerram hoje, no Centro de Convenções, o 13° Congresso Espírita do RN. A participação no evento foi além do esperado.

    Pioneirismo
    O DN- O POTI têm sido pioneiros em promoções culturais no Estado. Hoje, começa a circular – e será sempre no último Domingo de cada mês – as  “leituras potiguares”, série de 12 fascículos, de autoria de reconhecidos intelectuais da terra. Os autores de hoje são os professores José Lacerda Alves Felipe e Aristotelina Rocha. Em 28 de setembro, a série prosseguirá com a “História e pré história do RN”, produzido pelo professor Walner Barros Spencer.

    Falecimento
    Morreu em Mossoró o Dr. Jerônymo Lahyre de Mello Rosado, pai do médico e ex-deputado federal Laíre Rosado e da minha colega de turma, Ilná Rosado. Conheci-o. Era um homem culto, educado e respeitado. O Estado perde um filho da melhor estirpe.

    Jardim do Seridó
    Amanhã, o município de Jardim do Seridó comemora 145 anos de criação (1858). É um dos mais tradicionais do RN.

    Bolsa de estudo
    Amanhã, termina o prazo para inscrição de médicos, através do site  www.capes.gov.br, com pelos menos três anos experiência, especializados em farmacologia clínica, interessados em bolsa de estudo para pós graduação nos Estados Unidos, pelo período de dois anos. A bolsa paga U$ 35 mil anuais.

    II Guerra
    Também amanhã, a história registra a invasão da Polônia, iniciando a II Guerra Mundial, que terminou em 8 de maio de 1945 com a rendição alemã. A II Guerra continuou a primeira tentativa da Alemanha em 1914-18  (I Guerra do Kaiser) de alcançar a hegemonia na Europa e no mundo.

    Vagas no Governo
    O Governo Federal irá substituir os funcionários temporários em projetos de cooperação internacional. Até o final do ano serão contratados 2.800 servidores, em 20 órgãos públicos. está autorizada a publicação dos editais de seleção com as regras exigidas para as contratações, cujos salários variam de R$ 1.250.00 a R$ 6.100.00. Até julho de 2004, existirão mais 2.400 vagas.

    Distribuição
    As 2.800 contratações, liberadas, serão nos seguintes Ministérios: Cidades, 47 (6 de nível médio e 41 superior); Ciência Tecnologia (200 de nível médio e 156 superior); Defesa ( 416 de nível médio  268 superior); Desenvolvimento Agrário (82 de nível médio e 73 superior); Esportes (nove de nível médio e 7 superior); Educação ( 463 de nível médio e 423 superior); Fazenda ( 21 de nível médio e 17 superior); Integração Nacional ( 99 nível médio e 82 superior); Justiça (15 de nível médio e 13 superior); Minas e Energia (30 de nível médio e 26 superior); Planejamento ( 20 de nível médio e 18 superior); Previdência Social (42 de nível médio 34 superior) e Relações Exteriores ( 68 de nível médio e 61 superior).

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618