Marca Maxmeio

Opinião

  • 01 de Março de 2003

    AINDA SOBRE A REFINARIA

    2003-all.jpg

     

     

     

    AINDA SOBRE A REFINARIA

    Agiu certo o governo do Estado ao firmar convênios de cooperação técnica com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) nas questões ligadas ao petróleo potiguar. Fiz sugestão neste sentido no Diário de Natal, em 30.01.03 (caderno de Economia). Ao meu ver, este é um  caminho prático e sem muita teoria.

    Nos estudos para a implantação da futura refinaria nordestina, a única realidade incontestável é o pólo industrial de Guamaré, implantado pela PETROBRAS. Ali, através da “estratificação” do gás pesado, já são obtidos o gás natural, o GLP, o óleo diesel, em breve o querosene de aviação – QAV – e a gasolina. A “estratificação” é inegavelmente algo muito parecido com o refino, porém com características técnicas diferentes.

    Estou convencido de que a Refinaria nordestina será localizada em nosso Estado. Somente uma ação política fraudulenta negaria tal realidade. Fala-se muito, por exemplo, que o RN não dispõe de porto marítimo, semelhante aos do Ceará e de Pernambuco. Falso argumento. Existe em Guamaré local de atracação para navios, em pleno funcionamento. O atual “quadro de bóias” tem o calado máximo de 15.0 m., e permite a atracação de navios petroleiros de 135.000 toneladas, podendo ser duplicado.

    Outro aspecto favorável ao RN: o complexo sistema de dutos em funcionamento pela PETROBRÁS com mais de um milhão de metros lineares, havendo capacidade de armazenagem estática de mais de 170.000 metros quadrados para óleo cru e/ou derivados. A verdade é que, independente da vontade humana, Deus fez o solo potiguar extremamente favorável à atividade petrolífera. A excelente textura calcária e impermeabilidade do nosso solo, oferecem segurança contra possíveis contaminações ao meio ambiente, em caso de acidente. Além do mais, o nosso relevo na “área petrolífera” é pouco acidentado, facilitando expansões futuras, quer seja em parque de “tancagem”, malha dutoviária ou expansão do modal rodoviário.

    Constituem garantia prévia para o futuro pólo indistruial as águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a barragem de Santa Cruz e, ainda, o lençol freático das áreas sedimentar e aluvional dos rios Piranhas e Açu e dos rios Apodi e Mossoró. Quanto a oferta de energia, as reservas de gás natural e duas termoelétricas em implantação – Açu e Mossoró – eliminam qualquer dúvida, acrescentando-se ainda a vantagem das reservas de gás natural estarem próximas aos locais das termoelétricas.

    O RN é o local privilegiado do Nordeste para a preservação do meio ambiente. Aqui já funciona um emissário submarino, através do qual já são despejadas as águas salobras separadas do petróleo.

    A refinaria nordestina localizada no RN será um ato de justiça do Governo Federal. A nossa reivindicação jamais será visionária, semelhante àquela do cavaleiro andante, Dom Quixote, que considerava os monges feiticeiros e os moinhos de ventos gigantes malfeitores e, por isto, procurava derrotá-los para trazer justiça e paz à Espanha. Não desejamos trazer o bem estar para o Estado, derrotando sombras. A refinaria será nossa, simplesmente porque Deus colocou no RN os melhores recursos naturais da região. É sempre bom alertar: mesmo com este cenário favorável, cada norte-rio-grandense não pode se omitir. Monteiro Lobato já recomendava na “História do rei vesgo”, que o “preço da conquista é sempre uma vigilância barulhenta”.

    ACONTECE

    Mérito potiguar
    Assumiu a honrosa função de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho o conterrâneo, advogado Emmanoel Pereira. Ato de justiça. Competente, construiu o conceito de que desfruta. Será mais um potiguar no TST, preservando o talento e a nossa tradição jurídica.

    Concurso (I)
    Para professor titular na área de estética em arquitetura e urbanismo, realiza-se igual processo seletivo na UnB com as inscrições podendo ser feitas no período entre 31 de março e 11 de abril.

    Rui Barbosa
    Há 80 anos morria em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Rui Barbosa. Foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência da República, em duas ocasiões. Participou de todas as questões políticas do seu tempo: campanha abolicionista, a defesa da federação, a fundação da República e a campanha civilista.

    Liberal
    Rui era a expressão viva do liberal, irrequieto, a favor de mudanças, defensor intransigente das liberdades. No final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional de Haia.

    Índio Poti
    Amanhã – dia 3 março – completam 391 anos do batismo do índio Poti com o nome de Antônio Felipe Camarão, personagem da História do Brasil. Nascido em Igapó, na cidade de Natal, o índio Poti batizou-se com o nome de Antônio, ao qual acresceu o de Felipe, em homenagem ao rei de Espanha e “camarão”, tradução do vocábulo “Poti”.

    Batalha dos Guararapes
    Gilberto Freire disse que “escreveu-se a sangue o endereço do Brasil”. Ele se referia à 1ª Batalha dos Guararapes, proximidades do Recife, quando as três raças formadoras do Brasil, expulsaram os holandeses que, há 18 anos, dominavam boa parte do Nordeste. O nosso Felipe Camarão deslocou uma tribo de potiguares para Recife e participou da batalha, sendo um terço do chamado “Exército Patriota”. Ele morreu em 1648 por ferimentos recebidos em Guararapes.“Pós-mortem” recebeu os títulos de Comendador da Ordem de Cristo, “Dom” e “governador de todos os índios do Brasil”.

    Memória & turismo
    Com um conterrâneo desse nível, o que faz o RN para preservar a sua memória? Em nosso turismo, quais os eventos que lembram este herói nacional?

    Mulher
    Sábado próximo será o Dia Internacional da Mulher. Data significativa  que recorda os deveres da  integração permanente da mulher em todas as atividades da sociedade.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte



Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618