Marca Maxmeio

Opinião

  • 12 de Novembro de 2005

    ALCA, RN E MAIS EMPREGOS

    2005-all.jpg

     

     

     

    ALCA, RN E MAIS EMPREGOS

    Nos anos 90, visitei os “tigres asiáticos”, em missão oficial da Câmara dos Deputados. Em Hong Kong, encontrei como diretor geral do Banco do Brasil o conterrâneo e amigo Francisco de Assis Cortez. Lembro-me que ele acabara de prestar assistência ao então governador do Ceará, Tasso Jereissati, que peregrinava pelos países asiáticos. O governante levava consigo vários vídeos, traduzidos em diferentes idiomas, e se reunia com empresários e gente de governo para divulgar o Ceará. Cortez inquietava-se pelo fato de os governantes do RN não acreditarem nisto. Ao contrário, em nosso Estado, falar em andar pelo mundo afora e vender as nossas riquezas transformava-se logo em piada e mobilizava a mistura dos medíocres com os engraçados, movidos pela inveja, para logo rotularem de “turismo”. Triste realidade que, infelizmente, perdura até hoje...

                    Enquanto isto, a ousadia e a criatividade do governador cearense resultaram na siderúrgica, em fase final de implantação no Ceará (será a maior do país), com parte do capital vindo da Coréia, país sensibilizado, àquela época, pelas andanças do governador e caixeiro-viajante.

                    Digo tudo isto porque o recente crime do Governo Federal, ao retirar do Rio Grande do Norte a refinaria de petróleo, ensinou-me que só avançaremos no futuro se nossos dirigentes, eleitos em 2006, forem ousados, criativos e entenderem que a globalização existe. Temos que inovar (sair da “mesmice”) e partir na frente, já com tudo no papel, sem esperar por ninguém.

    Alertei a todos e mais uma vez não fui ouvido. O Rio Grande do Norte poderia ter ousado (ainda há tempo) e, sem temores infundados, ter defendido publicamente, durante a recente visita do Presidente George Bush, a reabertura das negociações da ALCA. Seria apenas aceitar a discussão da ALCA, que não é nada que venha do demônio ou dos diabos. Trata-se simplesmente de uma proposta de livre comércio, que não saiu do papel ainda. Por que não tirá-la do papel, colocando os pontos que forem considerados fundamentais pela economia brasileira e latino-americana? Tudo dependerá da negociação a ser feita, desde que não se misture economia com ideologia..

    Qual seria a vantagem que a ALCA traria para o Rio Grande do Norte?

    A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) poderia começar pela implantação, na zona metropolitana de Natal, ao lado do futuro mega-aeroporto de São Gonçalo do Amarante, de uma “área de livre comércio” latino-americana, voltada para o comércio e a exportação. Duas razões justificam:

                    (1) a construção do mega-aeroporto para pouso das aeronaves de última geração. (Apenas, seis aeroportos idênticos estão projetados no mundo.) A “área de livre comércio” seria construída ao lado do aeroporto, onde há oferta de espaços para a expansão.

                    (2) a zona metropolitana de Natal, geograficamente, é o local da América Latina e do Caribe mais avançado e próximo da Europa, da África e da Ásia. Isto permite redução de custos pelo encurtamento da distância aérea, maior rapidez no giro dos negócios com as commodities exportadas e facilidades naturais para o incremento do comércio e relações econômicas em geral, inclusive o turismo.

                    Esta é mais uma semente plantada, em defesa de empregos e oportunidades no Rio Grande do Norte, no país e na América Latina... 
               

    ACONTECE

    Audiência na Assembléia

    Na última sexta-feira, o deputado Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa, recebeu a bancada do PFL, quando foram entregues sugestões legislativas vinculadas à extração de petróleo e gás natural no Estado. Na ocasião, o senador José Agripino esclareceu que a minha ausência era em razão de audiência, no mesmo dia, no Supremo Tribunal Federal, tendo em vista a condição de Procurador Geral Parlamentar da Câmara dos Deputados. Lamentei o fato, sobretudo pela especial consideração que tenho ao Poder Legislativo estadual.

    Justiça com os prefeitos

                    Estou totalmente empenhado na luta a favor da aprovação da mini-reforma tributária, que assegura a elevação em 1% do FPM das prefeituras municipais. A maioria dos prefeitos não tem os recursos mínimos para administrar bem. É dever do Governo Federal fazer justiça aos municípios brasileiros.

    Fórum

    Será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, no auditório da Faculdade de Medicina (FACS/UERN/Mossoró), o  5º Fórum de Atualização e Educação em Diabetes, promovido pela Associação de Assistência ao Diabético e Hipertenso em Mossoró - AADHM. O evento contará com palestras, oficinas, dinâmicas, depoimentos, apresentações culturais, exposições de monografias, verificação de pressão, testes de glicemias e exposições de produtos diets. A entrada é franca. A abertura do Fórum ocorrerá às 20h da quinta-feira (17).

    IN MEMORIAM

    In memoriam (I)

                    Faleceu Nilsen Carvalho Fernandes de Oliveira, conhecido como Nilson Farol. Uma das pessoas mais cordiais e amenas no convívio, que já conheci. Nunca teve inimigos. O “papo” diário do Café São Luiz está desfalcado. Todas as manhãs ele lá estava, sorridente e fraterno, transmitindo o sentimento de viver, sem amarguras. Certamente, pela herança humanística recebida do seu tio, o poeta Jorge Fernandes.

    In memoriam (II)

                    Outra perda foi a morte do advogado, jornalista e professor Carlos Humberto Rios Mendes. Fomos amigos desde a faculdade. Ele sempre demonstrou talento e competência. Alcyr Veras retratou isto em excelente artigo na imprensa local. Em 1964, juntamente com um grupo de estudantes, viajamos aos EUA. Experiência inesquecível. Que Deus o receba na eternidade.

    EM PAUTA

    CPF grátis

                    A Câmara aprovou o projeto de lei 4217/01, que isenta a taxa de inscrição no CPF, bem como a alteração de dados, emissão de segunda via do cartão, cancelamento ou restabelecimento da inscrição. Falta agora a sanção presidencial.

    Salva-vidas

                    A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara Federal, aprovou a regulamentação da profissão de salva-vidas, assim considerados os profissionais aptos a prevenir e salvar pessoas em casos de afogamento ou outros acidentes em ambientes aquáticos. Será exigida habilitação em curso de formação profissional, dado por escola técnica. Outras Comissões apreciarão esta matéria.

    Esteticistas

    A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de lei que regulamenta as profissões de técnico (nível médio) e tecnólogo (nível superior) de estética. A proposta dá o prazo de cinco anos para que as pessoas que já exercem essas profissões obtenham seus diplomas. Para virar lei, falta ainda a aprovação do plenário e sanção presidencial.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618