Opinião
-
07 de Maio de 2005
SEMPRE O MESMO FILME
SEMPRE O MESMO FILME
O deputado Delfim Netto (PP-SP) escreveu um artigo na Folha de São Paulo da última quarta-feira intitulado "Aproveitar a hora". Ele conclui que o Governo Federal deve acelerar a criação de áreas de livre comércio para exportação.
Já disse, reafirmei e voltei a insistir várias vezes que o Rio Grande do Norte é a “bola da vez” no Brasil para abrigar uma “zona econômica especial”. O custo-benefício do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (quase três bilhões de reais, após a conclusão) será a transformação da Grande Natal na capital latino-americana do comércio, gerando milhares de empregos e o aumento das exportações brasileiras.
Enquanto o RN grita e quer ser ouvido pelo Governo Federal, a revista EXAME revela dados do Ministério da Fazenda (SIAF) em que o Ceará é o Estado da região que mais recebeu dinheiro da União, e o nosso não se coloca sequer entre os cinco primeiros. Onde está o prestígio dos aliados do PT e do Governo? Será que serve apenas para “levar com a barriga” e enganar pessoas de boa fé, com a promessa de liberações de verbas, que jamais virão? Ou, será prestígio para “coisas” que não podem ser vistas a olho nu?
Não me conformo – literalmente não me conformo – (desculpem o desabafo) com essa paralisia. Inegavelmente, quando fiz a proposta da área de livre comércio, o Governo do Estado e alguns órgãos sindicais mostraram-se sensíveis. Mas, ficou nisso. Com surpresa, li recente declaração do Secretário de Planejamento do Estado, afirmando que a prioridade será a construção do novo Aeroporto. Entendi que a área de livre comércio ficaria para depois. Imperdoável erro de visão econômica e social do Estado. O que o Governo terá que fazer é exatamente o contrário. Primeiro, a título de incentivo, considerar prioritária a área de livre comércio para, depois, atrair capitais na parceria pública-privada e acelerar as obras do aeroporto. O investidor se interessará mais pela zona de exportação, do que pelo Aeroporto em si.
Como diz Delfim, é necessário “aproveitar a hora”. Faço o que posso. Enfrento até incompreensões dirigidas. Mas, uma andorinha só não faz verão. Caso o Estado não desperte, essa zona de livre comércio terá o mesmo destino da ferrovia Transnordestina e será construída no Ceará, ou em outro Estado. Este filme, já assistimos várias vezes. Não é possível que se repita!
ALEGRIA E SAUDADE
Hoje, o Dia das Mães. Alegria e saudade.
Alegria para aqueles que se reúnem em família e festejam com as suas mães a benção da vida. Recordação dos momentos da infância, dos primeiros passos e primeiros carinhos maternos. Da compreensão. Do amor. Da tolerância. Do estímulo recebido na busca do ideal de cada um.
Saudade de outros pela ausência daquela que já partiu para a Eternidade.
A saudade recorda a mãe espiritualmente presente. O seu exemplo. O sentimento de solidariedade. De unidade familiar. A visão protetora dos filhos. E, sobretudo, a certeza antecipada do reencontro.
Todas as Mães recebem hoje a Homenagem filial prestada no altar do tempo, no qual para acender uma chama votiva de veneração não interessa saber se a homenageada está viva ou morta. A claridade dessa chama ilumina os caminhos da vida e fortalece a gratidão e o respeito eternos.
Feliz dia das mães.
ACONTECE
Prêmio Ibest
A rádio 95 FM, de Mossoró, vai receber no próximo dia 10, em São Paulo, o Prêmio iBest, durante a maior festa de premiação da Internet brasileira. A Abolição FM foi a única rádio de Mossoró a ganhar este prêmio, considerado o Oscar da Internet. No Estado do Rio Grande do Norte apenas duas rádios foram classificadas.
A história do teatro
Obra notável lançada pelo historiador e professor Cláudio Galvão sobre a história do teatro em Natal. O trabalho é recheado de fatos inéditos, dados biográficos de musicistas famosos, origem da estátua “Índia”, de escultor francês, que se encontra no centro do jardim central do atual Teatro Alberto Maranhão... Cláudio Galvão enriquece o nosso acervo cultural.
Refinaria & RN & Venezuela
Prometi à Governadora do Estado e consegui, através do PARLATINO, todos os acessos em Caracas, na Venezuela, para que uma missão do Estado do RN apresente à PDVESA (estatal do petróleo venezuelano) as razões de instalação da futura Refinaria de petróleo nordestina em nosso Estado. Há algum tempo foram transmitidas as informações ao Secretário de Planejamento Wagner Araújo. De minha parte, missão cumprida.
Os Bens Aventurados
“Os bens aventurados” é a obra poética lançada em Natal, terça-feira última, pelo colega de turma na Faculdade de Direito e amigo Deífilo Gurgel. Sensibilidade, humanismo e compromisso com a terra sempre caracterizam o trabalho intelectual de Deífilo. Um idealista na expressão da palavra.
Natal em Natal
Tocou-me no livro de Deífilo o seu “Poema barroco para o Natal”, em homenagem a Djalma Maranhão: “Natal do Presépio; Natal do Menino; Natal natalense; Natal nordestino”. No sonho impossível de ser Prefeito de Natal em 2004, acreditei que faria do período natalino a nossa maior festa. Para isto, transformaria, simbolicamente, o Forte dos Reis Magos num presépio, com encenações do nascimento de Cristo para atrair multidões de turistas, gerando empregos, negócios e bem estar. A Natal que imaginei no Natal é justamente aquela do poema de Deífilo Gurgel.
Jardins da Gazeta
O programa Jardins da Gazeta passará a ser retransmitido, a partir deste domingo, pela rádio 95 FM (Abolição), às 7h30. O programa é comandado pelos jornalistas Gilberto de Souza e Luís Juetê.
Publicado em 08.05.2005 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618