Marca Maxmeio

Opinião

  • 16 de Abril de 2005

    O PAPA NA TERRA DO SAL

    2005-all.jpg

     

     

     

     

    12 de outubro de 1991. Carismático, de túnica branca, face enrubescida, olhos azuis, coluna curvada, apoiada no báculo (bastão em forma de crucifixo) e segurando o solidéu numa das mãos, o Papa João Paulo II, genuflexo, beijou nesse dia a terra potiguar, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Parnamirim, em sua segunda viagem ao Brasil.

    Certamente, ele sabia que beijava o chão da terra brasileira do sal. O mesmo sal que inspirou o gesto de Cristo ao dirigir-se aos seus apóstolos, no Sermão da Montanha, dizendo-lhes: “vós sois o sal da terra”. A terra salgada do Rio Grande do Norte simbolizou naquela ocasião para João Paulo II, a exclusão social do Nordeste, uma das regiões mais pobres do mundo. Ele tinha a consciência do papel social da Igreja. A prova disso é que em 1980, quando visitou Recife, saudou D. Helder Câmara como “irmão dos pobres e meu irmão”. “Irmão dos pobres” significava a encarnação viva do sal da terra, que dava sabor humano e cristão a uma sociedade marcada pela injustiça. D. Helder, já debilitado, veio a Natal em 1991 e recebeu o abraço carinhoso do Sumo Pontífice. Os dois, no aeroporto, conversaram ao pé do ouvido, por alguns instantes.

    O Papa demorou-se 25 horas em Natal. Aqui, encerrou o “XII Congresso Eucarístico Nacional”, que reuniu 6 mil religiosos e leigos, e comemorou os 500 anos de evangelização na América Latina. Admirou a beleza natural de Ponta Negra, onde pernoitou na Casa de Hóspedes. Contou-me Inês Motta, cujo “buffet” supervisionou a sua alimentação, que, no jantar, ele se serviu de frutos do mar e arroz da terra, com leite. No café da manhã, apreciou especialmente o nosso mamão “papaia”. Ao sair, cumprimentou a todos e lhes presenteou medalhas e terços. Manifestou apenas o desejo de provar “farinha nordestina”, no almoço que lhe seria oferecido mais tarde. E a nossa “farofa”, com cebola roxa e manteiga da terra, foi incluída no cardápio.

                    Ao celebrar missa no “papódromo” (Centro Administrativo), histórica iniciativa do então Governador José Agripino Maia, referiu-se aos mártires potiguares de Uruaçu e Cunhaú, afirmando: “É uma circunstância feliz que este Congresso esteja sendo realizado em Natal. Precisamente aqui, em 1645, um homem simples, profundamente religioso, Matias Moreira deu, com os seus companheiros, na região conhecida por Cunhaú e Uruaçu, um belo exemplo, que lembra o dos mártires da Igreja. Quando insultado - ferido pelos hereges, por sua recusa em renegar a Fé na Eucaristia e a fidelidade à Igreja do Papa, - exclamou, quando lhe abriam o peito para arrancar-lhe o coração: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento!".

                    João Paulo II antecipou naquele 13 de outubro de 1991, o festivo dia 5 de março de 2000, quando ele mesmo beatificou, na nave central da Basílica de São Pedro, os mártires potiguares, a quem denominou de “protomártires do Brasil”. Presenciei a cerimônia da beatificação, em Roma, e recebi com Abigail a sua benção, no altar da celebração, armado embaixo do toldo pontifício.

    A terra do sal – o Rio Grande do Norte – reverenciará para sempre a memória de João Paulo II, lembrando o beijo simbólico dado por ele em nosso chão salgado. O gesto de humildade teve o mesmo significado do “sal da terra”, que Cristo, no Sermão da Montanha, recomendou aos seus apóstolos, na busca de um mundo mais justo, solidário e fraterno.           

     acontece.gif

    Tiradentes, o mártir

    Quinta-feira, data nacional em homenagem a Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier). Ele não foi apenas o precursor da nossa independência. Após ouvir a sentença de morte, a sua reação foi de alegria pelos outros réus favorecidos com o perdão real. Chegando ao cadafalso, beijou os pés do carrasco, recebeu a alva, despiu a camisa e caminhou com o crucifixo na mão. Exemplo autêntico da fé cristã do povo brasileiro.

    Verticalização

     Ninguém se engane: dificilmente cairá a verticalização em 2006. O PT, severo crítico em 2002, defenderá a sua manutenção. Naquele ano, o Governo pretendeu diminuir o tempo da campanha. O PT foi contra. Agora é a favor. Os arranjos políticos terão que ser feitos até final de setembro próximo. E como todos repetem que Partido no Brasil não existe, muitos justificam as mudanças de siglas para “composições” eleitorais. Depois, se eleitos, cuidarão de fortalecer os Partidos...

    Doar sangue

    Doar sangue pode dar direito a atendimento especial em repartições públicas, bancos, estádios, cinemas e teatros, além de ingressos gratuitos. A proposta está em debate na Câmara Federal. 

    Funcionários antigos

    Começa em Brasília movimento a favor de emenda constitucional, que assegure, nos concursos públicos, 30% das vagas para os atuais servidores ocupantes de cargos de nível médio e que aspiram chegar ao nível superior. Seriam realizados concursos internos. O STF, em 2002, com o plenário dividido, considerou inconstitucional a ascensão na carreira, sem concurso público externo. Atualmente, não há consenso no STF sobre esse tema.

    Papa

    Amanhã, começa em Roma a reunião dos Cardeais para a escolha do novo Papa. Dos Cardeais votantes, apenas dois não foram nomeados pelo Papa João Paulo II - o alemão Joseph Ratzinger e o americano William W. Baum. O Brasil terá 4 votos, ficando atrás da Itália (20), EUA (10), Espanha (6), Alemanha (6) e França (5).

    Parcelamento

    Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara Federal o Projeto de Lei que regulamenta o parcelamento de dívidas tributárias de empresas em processo de recuperação judicial. As dívidas poderão ser parceladas por até 84 meses, no caso das micro e pequenas empresas, e por até 72 meses para os demais devedores.

    Aterro

    Descartada a possibilidade de a Petrobras firmar parceria com a Prefeitura de Mossoró para construção de um aterro sanitário na cidade. No ano passado, o presidente da estatal de petróleo, José Eduardo Dutra, havia assegurado o apoio, mas agora, volta atrás em sua promessa.

    Publicado em 17.04.2005 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618