Marca Maxmeio

Opinião

  • 26 de Fevereiro de 2005

    A RIQUEZA, O GATO E O RATO

    2005-all.jpg

     

     

     

     

    Pequim (via Internet). – Cheguei a Shangai no sábado (19) e lá permaneci até terça. Ao desembarcar, fui saudado com afetuoso “chin nien kuai lã”, que significa “feliz ano novo lunar”. A razão ainda eram as comemorações pela chegada do Ano Lunar na China, a maior festa nacional, terminadas no dia anterior. Queimam-se fogos para espantar os maus espíritos. Neste ano, o Brasil colaborou nas manifestações de alegria dos chineses aos seus antepassados, idosos, parentes e amigos. No dia do Ano Novo Chinês (9, quarta-feira de cinzas), a nossa seleção jogou em Hong Kong e venceu por 7x1. Nos dias seguintes, praticamente ninguém trabalhou na China. Só festas. (Isto impediu que a minha visita fosse durante o carnaval). Na sexta, 18, houve o encerramento com o tradicional “festival das lanternas” (décimo sexto dia da primeira lua).

    A imensidão do território chinês (9.6 milhões de km²), – um milhão e meio a mais do que o Brasil, – faz com que na festa do Ano Novo Lunar os ventos suaves da primavera soprem nas terras do sul (Cantão), comecem a chegar à Grande Muralha, enquanto o gelo e a neve ainda cobrem o nordeste. Daí chamar-se esse período também de “Festival da Primavera”.

    A tradição é explicada por uma lenda: quando Buda atingiu o conhecimento supremo, convocou todos os animais do mundo. Apenas 12 compareceram. Buda recompensou-os, dando a cada um deles um ano para reger. Estes são os 12 animais que compõem os signos da astrologia chinesa. Cada animal tem traço de personalidade dominante, chamado o “elemento natural”.

    2005: ANO DO GALO

    O calendário lunar sofre grande influência da agricultura por ser utilizado para o sucesso das plantações. Os meses na China podem ter 29 ou 30 dias, nunca 31. Cada ano acaba tendo menos dias do que no Ocidente. Por isto, a cada quatro anos, um mês é acrescentado. Essa a razão do Ano Novo Lunar não ser no mesmo dia. Oscila entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Em 2006, por exemplo, será comemorado no dia 29 de janeiro.

    Um dos chineses na recepção no Aeroporto, falando inglês fluente, logo identificou pelo passaporte que nasci em 1945 (o ano de nascimento identifica o signo). Por isto, informou-me que 2005 é o ano do meu signo: – o Galo. O calendário lunar da China é o mais antigo registro cronológico da historia humana, datado de 2.600 aC. Por curiosidade, pedi-lhe as previsões astrológicas do Galo. Ele respondeu que seria um ano de sucesso pela capacidade de luta das pessoas desse signo, cujas características eram coragem, persistência, competência, comunicativo e honesto. Confesso que fiquei alegre e tranqüilo.

    A astrologia chinesa acredita que todo o universo é fruto da combinação de cinco elementos: a terra, o metal, a água, a madeira e o fogo. Para eles, a história da humanidade divide-se nas eras: verde, o tempo de Moisés; vermelha, o tempo de Cristo e branca, a atual, tempo do Apocalipse. Por tal razão o branco é a cor das vestimentas nas celebrações de casamentos chineses.

    O INICIO: SHANGAI

    O início da visita foi em Shangai. Há quem diga que para conhecer melhor o país deve-se ir primeiro a Xian- a China de dois mil anos atrás; depois, Pequim- a China de mil anos atrás e, por fim, Shangai- a China moderna. Para mim, foi melhor ver e sentir de saída a modernidade da surpreendente cidade de Shangai. A São Paulo da China. Vive momento luminoso com crescimento econômico superior a 15%. Lá estão o prédio mais alto do mundo, milhares de lojas com “grifes” internacionais, ruas iluminadas, semelhantes a Paris e outras megacidades ocidentais, a primeira linha de trens magnéticos, rede de hotéis 6/7 estrelas, o novo distrito de Pudong (zona livre de exportação) com o terceiro maior porto do mundo em escala global (após Roterdam e Cingapura), duas gigantescas pontes sobre o rio Huangpu e a torre da TV “Pérola do Oriente”.

    RETRATO DA CHINA MODERNA

             Quando Mao Tsé-tung, em 1949, derrotou as tropas de Chaing Kai-shek e fundou a República Popular da China, Shangai era a cidade mais poderosa. Em 1997, após Hong Kong ter sido devolvida pelos ingleses, Shangai perdeu, temporariamente, o seu poderio. Cinco anos depois (2002), com a entrada na economia de mercado, retomou a liderança e hoje é inegavelmente a metrópole mais rica do país.

             Shangai é o retrato fiel da China descoberta em 1978 por Deng Xiaoping. Na verdade, a “abertura ao diálogo” com o Ocidente começou em 1971, quando Nixon iniciou a vitoriosa ofensiva diplomática de aproximação com Mao-Tsé-tung. A China, à época, enfrentava séria crise econômica e caminhava para o caos. O regime comunista fracassara em matéria econômica, a exemplo do que, anos depois, ocorreria na União Soviética.

    A ABERTURA ECONÔMICA

    Em setembro de 1976, morreu Mao Tsé-tung. Sucedeu-lhe Deng Xiaoping, que havia sido afastado do Governo pelo próprio Mao, durante a Revolução Cultural. De 1978 em diante, Deng implantou arrojado plano de abertura econômica e, ao mesmo tempo, manteve o aparato político repressivo vigente. Já em 1980 a China se tornava membro do FMI e do Banco Mundial e era apontada como a potência emergente do século XXI, o que se concretiza.

    Em 2001, na reunião de Doha-Catar, foi aprovado o ingresso da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), mediante o compromisso do capital estrangeiro possuir ações das companhias atacadistas e varejistas. E mais: em 2005, permitir que o capital estrangeiro opere de forma independente nos serviços de mensagem e carga; em 2006, permitir aos bancos estrangeiros acesso total a todos os negócios e em 2007, eliminar todas as restrições aos provedores de serviços estrangeiros.

    A China atual aplica ao pé da letra as frases cunhadas por Deng Xiaoping: “enriquecer é gloriosoe não importa se o gato é preto ou branco, o importante é que mate ratos”. Na prática, isto significa que só a riqueza traz o progresso; não importa de onde vem o capital honesto; o importante é que chegue e combata o desemprego, a fome e as desigualdades sociais. Esta a lição chinesa para o mundo.

    acontece.gif

    RELATÓRIO

    Natal e Mossoró são os municípios em situação mais alarmante quanto à exploração sexual, apontados pelo relatório da Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, realizado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o UNICEF. A pesquisa detectou nos dois municípios a existência de tráfico, turismo sexual e prostituição.

    LULA

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá vir a Mossoró no próximo mês, para participar do ato público que será realizado pelo Centro da Mulher e para a inauguração do Poço Lula, em Porto do Mangue.

     oportunidades.gif

    CONCURSO

    O Ministério das Relações Exteriores abriu as inscrições para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. O edital do concurso já está disponível na internet, no endereço www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2005. São oferecidas 32 vagas e o salário inicial é de R$ 4.615,53. O prazo de inscrições termina no dia 28 de março.

    Publicado em 20.02.2005 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618