Opinião
-
11 de Março de 2006
A GALINHA E OS OVOS
Gratificante o apoio dos senadores José Agripino e Garibaldi Alves; deputados Nélio Dias, Sandra Rosado, Álvaro Dias, Iberê Ferreira e Betinho Rosado, a favor da prioridade absoluta à lei que crie a área de livre comércio, ao lado do futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Talvez, seja a última oportunidade do nosso Estado crescer e oferecer, em menos de cinco anos, oportunidades ilimitadas de negócios, atividades produtivas e mais de 50 mil empregos. Tais “mercados livres” foram sucesso no mundo todo.
Temos que correr atrás do prejuízo. Já perdemos muito com conversa daqui e dacolá. Não há mais tempo para elucubrações, salvo para quem deseje desvirtuar ou sabotar a área de livre comércio na região metropolitana de Natal. A soma de 2 mais 2 é quatro. Não é necessário debater para se chegar a tal conclusão.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante existirá porque somos o ponto geográfico mais próximo da Europa, da África e, em conseqüência, da Ásia. A obra caminha a passos de “tartaruga”, pela falta da definição do uso estratégico do aeroporto como uma área de livre comércio e exportação, no único local, na América Latina e no Caribe, com situação geográfica favorável.
É preciso enxergar isto. Com urgência. E logo partir para o Palácio do Planalto, em grupo, tendo à frente a Governadora do Estado, e reivindicar a legalização da nossa área de exportação.
CHUVA DE INVESTIDORES
Após a definição, em lei federal, choverão investidores em PPP’s ou outras modalidades, do país e de fora, desejando aplicar, não apenas em construção de galpões e estação de passageiros (aeroportos cidade ou indústria, como já existem no país), mas, sobretudo, de fábricas, hotéis, áreas de lazer, serviços especializados e tantos outros setores (o que não existe em nenhum lugar do Brasil). O “bom negócio” garantirá ao Estado ampliação do mercado de serviços, do comércio e turismo.
As pistas especiais de pouso de São Gonçalo do Amarante receberão os poderosos Airbus 380, com 240 toneladas de peso (pelo menos 10 toneladas mais leve do que um Boeing 747, apesar de suas dimensões maiores). Estes aviões têm capacidade para até 840 passageiros. Da ponta de uma asa à outra, medem 79.8 metros e o comprimento é de 73 metros. A envergadura equivale ao comprimento de um campo de futebol.
Li depoimento de um diretor da Fedex, a maior transportadora aérea do mundo, mostrando que a tendência do comércio global será usar essas novas aeronaves na cobertura de grandes distâncias, gerando economia de 20% nos custos de transporte atuais, além do uso turístico em massa, pela diminuição do preço da passagem aérea. O RN será um ponto de atração de “negócios e turismo”, no mundo globalizado.
Aí está nossa galinha dos ovos de ouro.... O temor é que a realidade seja distorcida pela omissão ou má vontade e o nosso Estado fique, mais uma vez, só com a galinha (a estação de passageiros e os galpões de cargas)....e entregue os ovos de ouro (a área de livre comércio) a outros mais espertos.
Se isto ocorrer, a história contada não perdoará os responsáveis.
“Quando morremos, deixamos atrás de nós tudo o que possuímos e levamos tudo o que somos” (autor anônimo).
IGARA – Com muita vida pela frente, ela partiu. De repente. Deixou Roberto, o esposo; os filhos dedicados; a família honrada; os muitos amigos. Conheci-a jovem, na rua Açu. Filha do velho Quinca Araújo, um político de têmpera e amor à sua terra – São Vicente. Dona Milka, a sua mãe, sertaneja e solidária, transmitiu-lhe o estilo cordial, o que marcou em vida a sua personalidade.
PROFESSOR ANSELMO CORTEZ – Deixa saudades o meu velho Mestre na Faculdade de Direito, da Ribeira. Com voz pausada, refletida, transmitia conhecimentos jurídicos com segurança e lucidez. Além do mais, era um amigo. Dialogava e participava da vida dos seus alunos. Uma grande figura humana!
DONA MARIA LUIZA – Uma dama. De família ilustre, viveu ao lado do esposo, Dr. Ciro Barreto de Paiva, filhos e familiares. Em 2002, em uma comemoração emotiva e singular, participei, com Abigail, das alegrias dos seus 65 anos de casamento. Cultivava a arte da solidariedade e de fazer amigos. O seu perfil de mulher, mãe e cidadã será exemplo às gerações futuras.
GERALDO DANTAS – Empresário rural vitorioso. Ingressou na política partidária no município de Lagoa Nova. O Seridó e o Estado lamentam a sua morte prematura. Ele teria muito ainda a oferecer. Mas, atendeu, sem medo, ao chamamento de Deus.
GUIA TURÍSTICO
Será lançado, no próximo mês de abril, o primeiro guia turístico de Mossoró. Ele virá com informações sobre a história, a economia, a cultura e os potenciais da cidade, bem como da região. O objetivo do guia é fomentar o desenvolvimento da atividade turística em Mossoró e destacar o setor em outros municípios que compõem a chamada Costa Branca. Deverão ser confeccionados cerca de 40 mil exemplares.
CONTRATAÇÃO
A 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) está contratando professores substitutos ou bolsistas para trabalharem durante os primeiros 60 dias letivos, tempo em que os professores aprovados no concurso público, que já foram convocados, possam assumir suas funções. As vagas estão sendo preenchidas de acordo com a demanda e os requisitos exigidos para concorrer às vagas são: estar matriculado em curso de nível superior e ter cursado pelo menos três períodos da grade da faculdade matriculada.
NA CÂMARA FEDERAL
Tramita, na Câmara Federal, a Medida Provisória da Presidência da Republica, permitindo a dedução no IR dos gastos da pessoa física com empregado doméstico. A MP veio mutilada. Na condição de autor do projeto de lei 5.791, no qual o Governo certamente se inspirou, já ingressei com emendas para assegurar o teto de desconto de até dois salários mínimos (salário), bem como as quantias recolhidas de contribuição previdenciária.
EMENDA CONSTITUCIONAL
Já em vigor a emenda constitucional que acaba definitivamente com a verticalização eleitoral no Brasil. Para mim, não será surpresa se o STF ou TSE insistirem na inconstitucionalidade para 2006 da PEC promulgada. Isto ocorrendo, ficará uma “ferida aberta”, por muito tempo, nas relações do Legislativo com o Judiciário, cuja competência constituinte derivada terá sido castrada, sem base legal. Um verdadeiro “golpe judicial”.
Publicado em 12.03.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618