Opinião
-
22 de Abril de 2006
A HORA DO TUDO OU NADA
Bregenz, Áustria – O senador José Agripino (PFL-RN) já chamou a atenção pela imprensa para a possibilidade de implantação, em curto prazo, no Rio Grande do Norte, de uma “zona euro-latina-americana de livre comércio”. A proposta de uma zona especial de livre comércio, localizada na América Latina e Caribe, é defendida pelos parlamentares e autoridades da União Européia no “Encontro de Parlamentares da América Latina e da Europa”, promovido em Bregenz pelo Parlamento Europeu e Parlamento Latino-Americano, que se prolongará até terça-feira.
Em toda a América Latina e no Caribe, o melhor local para a Europa implantar esta “zona livre euro-latino-americana” será ao lado do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Justifica-se pela posição geográfica privilegiada - em frente aos continentes europeu e africano.
As lideranças aqui reunidas - ministros da União Européia, parlamentares latino-americanos e europeus – discutem idéias para serem levadas à “IV Conferência da União Européia com a América Latina”, a realizar-se no próximo dia 13 de maio, em Viena, reunindo todos os Chefes de Estado e de Parlamentos dos dois continentes. Lá haverá a decisão final.
Estou absolutamente convencido de que o senador José Agripino parte na frente. Venho repetindo enfaticamente, há tempo, que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante só terá sentido se ao seu lado for instalada uma área de livre comércio. Nessa hipótese, os galpões a serem construídos servirão para armazenar o que for produzido aqui, com mão de obra local, e não para estocar o que venha de fora, “pegando carona” no frete aéreo barato dos superaviões. Consuma-se crime hediondo contra a nossa gente se for construído o novo aeroporto, sem antes definir legalmente a zona livre de comércio.
TUDO OU NADA
O RN está diante do “tudo ou nada”. Tem que apressar o passo e andar depressa. Podemos perder, mais uma vez, a “parada” para outros Estados. Os europeus colocam à nossa frente a grande oportunidade para transformarmos o nosso Estado. O Banco Europeu de Investimentos – segundo foi declarado neste Encontro – financiará a infra-estrutura e a implantação da “zona euro-latina-americana de livre comércio”. Eliminaremos o “risco” dos aventureiros, que desejem construir o nosso aeroporto, apelidando-o de “cidade”, “porto seco” ou “indústria”, apenas para usufruir vantagens e privilégios em curto prazo, além de reduzir o potencial econômico e social em benefício dos norte-rio-grandenses, sobretudo na criação de cerca de 50 mil novos empregos, no interstício de cinco anos.
É sempre bom recordar o provérbio chinês que diz existirem “três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Temo que, como sempre, outros Estados, com imaginação e criatividade, passem de novo à nossa frente e fiquemos “chorando o leite derramado”, como ocorreu com a refinaria de petróleo, o terminal de pesca, a ferrovia Transnordestina e tantos outros exemplos.
O MEU DISCURSO
Como Presidente do Parlamento Latino-Americano (PARLATINO) fui um dos três únicos oradores da cerimônia de instalação do Encontro de Bregenz. Não esqueci o Rio Grande do Norte e “puxei a brasa para a nossa sardinha”. Disse no meu pronunciamento (veja íntegra no site www.parlatino.org ): “Será necessário visualizar, desde agora, estratégias birregionais nos campos econômico, social, comercial e político, que fortaleçam o futuro. É o caso da projetada construção do grande aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Brasil, para receber os superaviões A-A380. Estão projetados 11 aeroportos a nível mundial, dos quais o único da América Latina e Caribe é este, o que trará enorme redução de frete aéreo (até 20%), numa época de globalização e de alta concorrência... econômica...São Gonçalo do Amarante é o ponto geográfico mais próximo da Europa e da África, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, em meu país – o Brasil. Vale a pena os parlamentares, chefes de Estado e o Banco Europeu de Investimentos estudarem esta iniciativa, que apresento agora”.
UNIÃO DE CANDIDATOS
O senador José Agripino propõe a união imediata de todos os candidatos ao Governo do Estado, classe política, líderes de trabalhadores e empresariais. Chegou a nossa hora! Cabe ao Governo do Estado elaborar documento consistente, em defesa da implantação desta zona de livre comércio em nosso território e apresentá-lo aos Chefes de Estado europeus, com a ajuda do Ministério das Relações Exteriores, durante a “IV Conferência da União Européia com a América Latina”, que reunirá mais de 60 chefes de Estado.
Coloco-me à disposição para ajudar, em razão do conhecimento pessoal que tenho com autoridades da União Européia e do Parlamento Europeu.
Por maior potencial de riqueza que tenhamos, nada será alcançado, se não for através de uma visão pragmática da realidade mundial e projetos economicamente viáveis. Não há outro meio, até porque a roda não se inventa duas vezes...
O alerta está dado. Não sei se será ouvido!
Publicado em 23.04.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618