Marca Maxmeio

Opinião

  • 29 de Abril de 2006

    DIREITOS DO TRABALHADOR

    2006-all.jpg

     

     

     


                Os parlamentares federais têm recebido, ultimamente, mensagens apreensivas como o texto abaixo transcrito:

                “Comenta-se que os deputados e senadores estão votando um projeto de lei que acaba com o décimo terceiro salário e as férias dos trabalhadores. Gostaria de saber se isto é verdade ou é apenas boato. Se isto estiver acontecendo, é uma tremenda covardia com os trabalhadores”.

                Hoje, véspera do Dia do Trabalhador, vale a pena comentar o assunto.

                Posso assegurar que os Anais do Congresso não registraram no passado, nem no presente, qualquer tipo de proposta – originária do governo ou de parlamentares – tratando de acabar com os direitos dos trabalhadores. Isto é uma infâmia e inverdade. Ninguém com responsabilidade pode acreditar nisto. Por várias razões.

                Em primeiro lugar, um projeto de lei não poderia eliminar, ou mesmo reduzir, os direitos dos trabalhadores. Em absoluto. Estes direitos estão inseridos no artigo 7° da Constituição Federal e constituem “cláusula pétrea”, ou seja, somente podem ser “tocados” mediante uma Assembléia Nacional Constituinte, convocada para elaborar uma nova Constituição. É proibido mudar estes direitos por intermédio de emenda constitucional, para cuja aprovação exigem-se duas votações no Senado e na Câmara (dois turnos), sendo necessários três quintos dos votos dos respectivos membros.

                A CLT define a forma como os trabalhadores exercem e usufruem os seus direitos. Ela não cria nenhum direito. Torna possíveis aquelas garantias que já estão na Constituição. O trabalhador brasileiro poderá dormir tranqüilo. Os seus direitos sociais são intocáveis, salvo admitido o absurdo de ser elaborada uma nova Constituição (revogada a atual de 1988).

                Há algum tempo e, inclusive no atual governo, através de Comissão Especial no Congresso, discutem-se mudanças na CLT para torná-la mais ágil e protetora dos direitos do trabalhador, evitando, sobretudo, demissões injustas, além de fortalecer os sindicatos. O atual Presidente Lula, quando dirigente da CUT, declarou várias vezes que a CLT é fascista, corporativa e nasceu em 1943, por inspiração de Mussolini, na Itália.

                A chamada reforma trabalhista e sindical não restringe nem limita os direitos do trabalhador. Apenas segue a orientação mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no sentido de prestigiar os sindicatos – de trabalhadores e de empresários – para uma maior propagação da “negociação” entre as partes. É claro que essa negociação não acaba nem reduz direitos sociais. Ela apenas ajusta situações diferentes de trabalho à legislação vigente e busca assegurar maior segurança ao trabalhador no emprego. Por exemplo: os empregados da Varig negociam a forma de receber os seus próprios rendimentos. Isto não significa renunciar direito. Ao contrário, preserva o emprego. Assim agem os países desenvolvidos e o Brasil não pode ser exceção à regra.

                Amanhã, Dia do Trabalhador. É a hora certa de eliminar estes boatos criminosos da existência de “manobras” para acabar conquistas que são do povo brasileiro. O trabalhador merece esclarecimento honesto, até para não ser “massa de manobra” de demagogos e mentirosos, que buscam vantagens políticas enganando as pessoas de boa fé.

    acontece.gif

    Livro sobre Apodi

                Os professores Cláudia Bezerra Pacheco e Carlos Baumann lançaram o livro “Apodi – um olhar em sua diversidade”. A obra é um estudo detalhado da história municipal, expressões culturais, organizações sociais, ação pública e outros aspectos. Tem excelente apresentação gráfica e conteúdo rico em detalhes, informações e análises.

    Ticiano na Academia

                O jornalista Ticiano Duarte tomou posse, no último dia 5, na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Ele assumiu a cadeira 35, cujo patrono é Juvenal Antunes. O poeta Gilberto Avelino foi o seu último ocupante. Em seu discurso de posse, Ticiano escreveu verdadeira obra prima sobre Gilberto, de quem foi amigo e colega de Atheneu. O novo acadêmico possui inegáveis méritos literários, além de ter grande participação na vida política do RN. A presença de Ticiano Duarte enriquece a nossa Academia Norte-rio-grandense de Letras.

    História de Viçosa

                Exemplo de competência e amor à terra é o livro escrito por Cosmo Urbano da Silva Moreira sobre a história do município de “Viçosa – nossa terra, nossa gente”. Trata-se de paciente pesquisa sobre a origem, a cultura, o povo, as ações religiosas e de saúde e educação, tudo ligado à cidade de Viçosa, RN. Editada em Pau dos Ferros, a obra acaba de ser lançada ao público.

    Concurso (I)

                A Transpetro, subsidiária da Petrobras, abriu concurso para preencher 1.005 vagas. Inscrições até o dia 12 do corrente para cargos de todos os níveis de escolaridade. Vencimentos até R$ 2 mil reais.

    Aumento de vereadores

                Boas as perspectivas para fazer justiça aos vereadores votados em 2004 e prejudicados por decisão judicial posterior à eleição, ou seja, a regra mudada após o jogo terminar. A Câmara já aprovou a emenda constitucional 333/04, que beneficiará 30 municípios potiguares. Mossoró e Natal ganhariam oito cadeiras, já a partir de 2007. Se aprovada a PEC em plenário, a Justiça Eleitoral fará a recontagem dos quocientes eleitorais, em relação a 2004.

    Publicado em 30.04.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618