Opinião
-
20 de Maio de 2006
RN LEMBRADO AOS “GRANDES”
Quando, no último dia 12, compareci à “IV Conferência da União Européia com América Latina e Caribe”, realizada na Áustria, possibilitei que o Rio Grande do Norte fosse lembrado a “grandes” nomes de projeção mundial. Foram convidados apenas dois parlamentares: o espanhol Joseph Borell, presidente do Parlamento Europeu e eu, norte-rio-grandense, representando o Parlamento Latino-Americano (PARLATINO). No plenário, 60 chefes de Estado dos dois continentes. Desfrutei momentos de convivência com as personalidades presentes. Algumas, dispondo de meios para ajudar o futuro do nosso Estado, que é a minha única e exclusiva preocupação, nas oportunidades que a vida pública proporciona. Infelizmente, “malho em ferro frio”. O governo estadual faz ouvido de “mercador”. A grande chance perdida pelo RN foi a de não ter reivindicado na Conferência, através do governo brasileiro (ler sugestão em OPINIÃO, de 23.04.06), a instalação da “área euro-latino americana de livre comércio” – defendida pela União Européia, com financiamento do Banco de Investimentos da Europa -, na região metropolitana de Natal, ao lado do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Os países centro-americanos já pediram a zona livre para o Panamá. Dizem que o Ceará se movimenta.
Sugeri o “caminho das pedras”. Até hoje, “nenhum passo” foi dado. Os “iluminados” preferem a solução “feijão com arroz” de “porto seco”, “aeroporto cidade”, “aeroporto indústria (sem a amplitude da área de livre comércio)”, tudo através de “PPP” (!!!), para construir galpões e o nosso aeroporto estocar o que os outros fabriquem, quando deveria ser o contrário, armazenar a produção local, com mais de 50 mil empregos oferecidos à nossa gente, em médio prazo. Faço o que posso. O futuro dirá quem tem razão. Estas áreas especiais de comércio deram certo no mundo todo. Por que daria errado somente no RN?
KOFI ANNANEsteve na Conferência o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Sr. Kofi Annan. Fui apresentado a ele por José Luis Machinea, secretário executivo da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe). Conversamos alguns minutos. A sua simpática esposa, sueca, dirigiu-se a mim e disse: “o senhor é brasileiro. A rainha do meu país é brasileira”. Respondi-lhe afirmativamente, mencionando o nome da rainha Sílvia. O secretário Kofi Annan – com a medalha do “Prêmio Nobel da Paz” reluzindo na lapela - riu e observou que o Brasil era um país de sorte porque influía até na Suécia.
Comuniquei ao Sr. Kofi Annan que o PARLATINO lhe outorgará a maior Comenda latino-americana: a Gran Cruz do Mérito Latino-Americano. Consultei-o quando poderia fazer-lhe a entrega oficial. Ele pediu a José Luis Machinea que acertasse a data com o seu chefe de gabinete. Propus que fosse depois das eleições brasileiras.
A ONU mantém amplo programa de colaboração financeira (“Metas do Milênio”), a fundo perdido, nas áreas de educação, saúde (sobretudo saneamento básico) e combate à pobreza, que se chama PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Pensei comigo mesmo: “que “porta aberta” para o futuro Governador do Rio Grande do Norte! Quem se interessaria por um contato desse nível? Certamente isso terá o mesmo destino da proposta da zona livre”.
PRESIDENTE DO BID
Luis Alberto Moreno, jovem economista colombiano, assumiu há pouco a presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Amigo do senador Jorge Hurtado, vice-presidente do Parlatino, dirigiu-se a mim com especial atenção. É um admirador do Brasil. Falei-lhe sobre o Rio Grande do Norte. Na despedida, ele exclamou: “você falou tanto do seu Estado, que um dia irei passar férias lá”. Retruquei de imediato: “férias sim, com muito prazer será recebido. Porém, precisamos agora é de sua ajuda no BID”. Afirmou estar à disposição.
Acertamos uma reunião em Washington DC, no próximo dia 30, para abordagem de programas de cooperação e financiamento com os países latino-americanos. Tentarei estar presente. Dependerá de compromissos locais. De novo, refleti: “outra “porta aberta” para o Rio Grande do Norte, hein? Mas, poucos valorizam. Já sabem tudo por antecipação... A nossa pobreza é mais de criatividade, do que de dinheiro...”
A propósito, ouvi um secretário de Estado potiguar afirmar que não se interessava pelo BID porque os projetos lá demoram muito. Brasília, SP, CE e outros Estados não pensaram assim. E já receberam, nos últimos anos, milhões de dólares para saneamento básico e infra-estrutura. Enquanto isto, o povo do Rio Grande do Norte espera por obras públicas definitivas e maior nível de bem estar....
KIRCHNER & LULA
No jantar final, sentei-me ao lado do presidente argentino Nestor Kirchner e de sua esposa, senadora Cristina Kirchner. Demonstraram conhecer bem o Brasil. Abordei o confronto Lula vs Morales, da Bolívia. O Presidente Kirchner disse que “fora duro” o diálogo dos dois, em Foz do Iguaçu.
No plenário da Conferência, cumprimentei o presidente Lula. Falamos também sobre a Bolívia. À certa altura, Lula afirmou: “tem muita gente querendo que eu brigue com Morales. Muita gente...”. Indaguei-me: “será que ele acha que eu desejo essa briga? Ou o povo brasileiro esperava uma reação mais forte?”. No dia seguinte, os dois tomaram café juntos, em Viena.
E nada resolveram até hoje...
Literatura de Cordel
Tomou posse esta semana na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, no Rio de Janeiro, o poeta mossoroense Antônio Francisco, um mais importantes nomes da Literatura de Cordel do Brasil. O poeta vai ocupar a cadeira de nº 15, que já pertenceu a Patativa do Assaré. Antônio Francisco também terá uma de suas obras - Dez Cordéis num Cordel Só – requisitada para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) do próximo ano, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Parabéns a Antônio Francisco e a Mossoró, por mais essa importante vitória!
Publicado em 21.05.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618