Opinião
-
08 de Julho de 2006
A LIÇÃO DE 1958
Após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, recordei uma entrevista, publicada no Correio Brasiliense,do eterno botafoguense e lateral esquerdo Nilton Santos, campeão do mundo em 1958, na Suécia. Ele morava, na época, em Brasília, e trabalhava como treinador. Perguntaram-lhe detalhes sobre a saga que levou o aparente “timeco brasileiro” a levantar, pela primeira vez, a taça, que teve o nome de Jules Rimet, o francês que idealizou a Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai, e primeiro presidente da FIFA.
Com simplicidade, Nilton Santos narrou que a seleção não tinha mordomias. Tudo era muito modesto. A delegação hospedou-se em um hotel sem luxo. Treinavam em um campo improvisado. Iam ao estádio de trem. Cada um levava consigo o seu próprio material esportivo. O chefe da delegação, o afável paulista Paulo Machado de Carvalho, é classificado por Santos como “o primeiro dirigente que tratou jogador de futebol como gente”. Depois ficou conhecido como o “marechal da vitória”.
O nome do “gordo” Vicente Feola para técnico foi uma escolha surpreendente de João Havelange, que substituiu, em janeiro de 1958, Sílvio Pirilo, na presidência da CBD. Técnico sem estrelismo, temperamento afável, Feola transformar-se-ia no “maestro” da conquista brasileira no campeonato mundial da Suécia. Fez aquilo que antes técnicos renomados, como Flávio Costa e Zezé Moreira, não conseguiram.
Nilton Santos contou que, em 1958, ele, Didi e o capitão do time – Bellini -, conversaram com o técnico e pediram a escalação de Garrincha e Pelé no jogo contra a Rússia. Nilton, que jogava há tempo no Botafogo, justificou a Feola que, em 1953, Garrincha, ao fazer o seu primeiro treino no clube, enfiara-lhe uma bola entre as pernas. Feola aceitou a sugestão e escalou o nosso ataque com Zito, Pelé e Garrincha. Nos dois minutos iniciais de jogo, o “mulato de pernas tortas” desmontou a defesa russa, chutou uma bola na trave e, em seguida, deu o passe para o gol brasileiro de Vavá.
Garrincha era “desligado”. Muitos o consideravam “tan tan”. Quando ele se submeteu a um teste com o psicólogo da seleção, João Carvalhaes, Nilton Santos, temendo que fosse reprovado, advertiu: “Olha, doutor, está aí fora um sujeito que, talvez, não seja capaz de acertar o mais fácil desses testes. É o Garrincha. Por favor, doutor, tenha paciência com ele. Mesmo que erre tudo, aprove-o. Aprove-o, doutor, pois nós vamos precisar muito dele nesta Copa". E não deu outra. Garrinha contribuiu decisivamente para a vitória final da nossa seleção.
Lembro de tais fatos, justamente após a decepção do último sábado, 1° de julho. É certo que, “após o barco afundar, há sempre alguém que sabe como ele poderia ser salvo”. Mas, como também já se disse que “a arte de viver aprende-se nas derrotas”, o futebol brasileiro do futuro terá que recordar a lição de humildade e simplicidade de 1958. Isto se os nossos dirigentes ainda pretenderem fazer do Brasil, de novo, campeão do mundo, a exemplo do que acontecerá logo mais com o vitorioso do jogo Itália e França.
Concurso (I)
Aberto o processo seletivo para o curso de formação de oficiais, do quadro complementar da escola de Administração do Exército. O concurso exige qualificação profissional de nível superior nas áreas de administração, psicologia, magistério e informática. O prazo de inscrição é até 28 de julho, nas agências dos Correios e Telégrafos. Maiores informações no site www.esaex.ensino.eb.br . Não serão aceitas inscrições daqueles que tenham sido julgados, em inspeção de saúde, incapazes para o serviço militar.
Nordeste
No Nordeste, apenas três Estados tiveram, em recente avaliação, a aprovação positiva do Ministério da Educação sobre a qualidade do ensino público, ministrado nas áreas de Português e Matemática: Bahia, Ceará e Pernambuco.
Violência global
A violência está também globalizada. Vândalos alemães, após a derrota da sua equipe nacional para a Itália, na última terça-feira, destruíram restaurantes italianos em várias partes do país.
Primeiro casamento
Há exatamente 116 anos, era celebrado o primeiro casamento civil, no Estado do Rio Grande do Norte, com base no Código Civil de então. O juiz foi o Dr. Ferreira Chaves.
Calendário eleitoral
Sexta-feira é o último dia para os partidos políticos constituírem os comitês financeiros, observado o prazo de até dez dias úteis após a escolha de seus candidatos (Lei no 9.504/97, art. 19, caput).
Caicó
Em pleno mês de Santana, Caicó tem novo bispo: o padre Manoel Delson Pedreira da Cruz, da Ordem dos Frades Capuchinhos. Baiano, é atualmente definidor geral para a América Latina, junto à Cúria Geral dos Capuchinhos, em Roma. O novo bispo é um especialista em comunicação social
Publicado em 09.07.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618