Marca Maxmeio

Opinião

  • 17 de Junho de 2006

    FUTEBOL E OPORTUNIDADES

    2006-all.jpg

     

     

     

                Hoje, a bola rola de novo na Alemanha. Erguem-se os braços da nação. Confiança geral, após a vitória contra a Croácia. O futebol, além de unir a todos, é uma atividade de oportunidades iguais. Os pobres têm chances de sucesso neste esporte. Que bom seria o Brasil da educação, da saúde, da segurança pública, do lazer, também com oportunidades iguais para todos, idênticas ao futebol.

                O século passado enfrentou o desafio da igualdade econômica. O muro de Berlim caiu e, com ele, a esperança de que tal objetivo fosse alcançado. O maior impedimento foi a própria desigualdade da natureza. A começar das células humanas, desiguais e heterogêneas.

                No pós-guerra, as verdadeiras idéias liberais pregaram a igualdade política, através da democracia social. Esta luta ainda persiste. Porém, a noção de democracia em países pobres é profundamente deturpada. Inexistindo a igualdade econômica, torna-se praticamente impossível alcançar a igualdade política. A democracia de fachada, com oportunidades desiguais, é perversa e desumana. Infelizmente, prevalece no tipo de democracia brasileira.

                O futebol iguala quem joga e quem torce. Ronaldinho Gaúcho nasceu na favela e “chegou lá”. Quais os cientistas ou profissionais competentes que alcançaram o mesmo sucesso? Poucos e raríssimos. Quase ninguém. Por quê?  Porque os talentosos no Brasil não têm como revelar o seu potencial. Ao contrário, muitas vezes são esmagados pelos grupos detentores de influência, em vários setores, a quem não interessa dividir o poder.

                Igualdade de oportunidades. Esta é a palavra de ordem no século XXI. Para quem sonha com um país mais humano e menos desigual.  Os pobres esperam, para eles, o acesso ao conhecimento, igual ao que ocorre no futebol, onde os pequenos estágios ou campos multiplicam-se até nas favelas, enquanto os laboratórios, a pesquisa, o reconhecimento de talentos e o direito à educação não constam nas prioridades dos governos.

                Só haverá democracia verdadeira quando as oportunidades forem iguais para os cidadãos. O atual momento eleitoral é a hora exata para consolidar a igualdade de oportunidades nos programas de governo e na prioridade política nacional. Se isto não ocorrer, o Brasil pode até ganhar o hexa no futebol, porém, estará perdendo de goleada nas políticas públicas de melhoria do padrão de vida do seu povo.

    inmemoriam.gif

                Dois amigos faleceram recentemente: coronel Waldomiro e Julimar Ramos.

            Waldomiro foi ajudante de ordem do Governador Cortez Pereira. Discreto, militar exemplar, cultivava amigos. Dedicou sua vida à Polícia Militar do Estado. O seu nome será lembrado no rol daqueles que viveram para servir.

                Julimar Ramos, funcionário público, pai de família modelo, viveu intensamente a sua vida no serviço público. Privei da sua amizade e dou o testemunho dos seus gestos humanos e, sobretudo, dedicação à família para quem legou herança de dignidade e respeito.

    acontece.gif

    Direito Eleitoral (I)

                O juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira lançaram em Natal nova edição do livro “Manual Prático das Eleições”, contendo análise da nova Lei 11.300/06, tudo sob a ótica da interpretação e jurisprudência do TSE. Trata-se de obra jurídica do melhor nível e qualidade.

    Direito Eleitoral (II)

                 É excelente a nova safra de juristas conterrâneos dedicados à pesquisa da legislação eleitoral. O Professor e advogado Sivanildo de Araújo Dantas já lançou dois trabalhos expressivos: “Direito Eleitoral-Teoria e Prática do Procedimento dasEeleições brasileiras” e “Legislação Eleitoral & Código Eleitoral”. Os livros foram editados pela Juruá, uma das melhores de São Paulo.

    Concurso (I)

                 De 19 deste mês a 9 de julho estarão abertas as inscrições para o preenchimento de 145 vagas na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para provimento de cargo de especialista em regulação. O salário inicial é de R$ 4.737,86, exigido curso superior completo. A inscrição poderá ser feita através do site www.esaf.fazenda.gov.br

    Pau dos Ferros

                O escritor de Pau dos Ferros Edivan Silva terá o seu livro “O poder da iniciativa” indicado para a disciplina “comportamento humano”, no curso superior de tecnologia em gestão de marketing, da Faculdade de Executivos do RN.  O livro está tendo excelente aceitação em cursos universitários de várias cidades brasileiras.

    Publicado em 18.06.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618