Marca Maxmeio

Opinião

  • 22 de Julho de 2006

    O “TSUNAMI” DE 2006

    2006-all.jpg

     

     

     

                A partir dos próximos resultados eleitorais, a política brasileira sofrerá verdadeiro “tsunami” (espécie de terremoto). A cláusula de barreira impõe às pequenas e médias legendas alcançarem 5% dos votos nacionais para deputado federal, cerca de 4,5 milhões de votos, sendo 2% destes distribuídos, em pelo menos nove Estados.
                Segundo as previsões, a Câmara dos Deputados terá cinco ou, no máximo, seis partidos em 2007. Mais de 70% dos partidos perderão direito a quase todo fundo partidário, tempo de televisão, além de não fazerem jus aos benefícios de indicação de lideranças e comissões no Congresso.

                A responsabilidade maior será a do eleitor. Votar em um deputado cujo partido não apresente chance de superar a cláusula de barreira significará correr o risco de não saber para onde ele irá depois. Se o eleitor deseja votar contra ou a favor do governo, terá de fazer firme avaliação prévia, para não se decepcionar.

                Os analistas políticos formulam hipóteses. Quatro partidos ultrapassariam, sem riscos, a cláusula de barreira: PT, PSDB, PMDB e PFL. Enfrentarão dificuldades, mas têm chances de ultrapassar: PTB, PP e PSB. Partidos que, certamente, partirão para fusões ou incorporações pós-eleição: PL, PCdoB, PDT, PPS e PV. Partidos com chances muito reduzidas: PSol, PMN, PSC, PRP, PTdoB, PTC, Prona, PTN, PSTU, PSL, PCB, PRTB, PHS, PSDC, PCO, PAN e PRB. Tudo pode mudar. Afinal, o voto é livre.

    REFORMA POLÍTICA

                Considero que o novo Congresso fará a reforma política, pressionado pela atual campanha, a mais difícil da história republicana, do ponto de vista do financiamento. A classe política aceitará na “marra” o princípio do faz ou racha. Os comentários dos bastidores das campanhas são de que a “pedida” dos mercadores de votos está superior a pleitos anteriores, tudo em razão de meia dúzia de “compradores de mandatos”, ainda em liberdade. Os “farristas eleitorais”, amparados pela impunidade, abastecem-se, direta ou indiretamente, do orçamento público, ou dos lobbies suspeitos. Os sinais, indícios e presunções são claros como a luz do meio dia. A Justiça e o Ministério Público avançam positivamente. Isto não se pode negar.

                Sou otimista em relação ao futuro político do país. O Presidente ou os Governadores eleitos terão mais facilidade para negociar com menor número de partidos. Preocupa-me a possibilidade de extinção de siglas respeitáveis, como PCdoB, PV, PDT, PPS e outras. A aprovação, pós-eleição, da “Federação de Partidos” permitirá manter a individualidade das estruturas partidárias e evitar a fusão ou a incorporação.

                Este “tsunami” poderia ter sido evitado, se aprovada a reforma política. Ela fortaleceria os partidos, a fidelidade partidária, o financiamento público de campanha, a votação de lista, a proibição de coligações proporcionais, enfim, as condições de governabilidade ética no país. O Pacto de Moncloa,na Espanha, e La Consertácion, no Chile, foram acordos que fixaram princípios de política pública, acima dos partidos.

                O Brasil não seguiu aqueles exemplos. Por isto, passará pelo “tsunami” de 1° de outubro. O eleitor poderá reduzir os efeitos, caso vote conscientemente e afaste da vida pública os corruptos e verdadeiros candidatos a futuros “sanguessugas”. Se assim não agir, perderá o direito de reclamar e protestar. Os “mensaleiros” sobreviverão para novas aventuras, livres, fagueiros, vitoriosos e o mais grave: campeões de votos

    acontece.gif

    O diplomata da sociedade
                Muito significativa a homenagem póstuma dos amigos do engenheiro Moacyr Maia, com a publicação do livro “O diplomata da sociedade”. Coletânea de depoimentos. Todos expressivos e sinceros. Qualifiquei Moacyr como “o jardineiro das amizades”. Violeta, esposa e amiga, arrancou do fundo do coração a expressão que resume, no livro, o seu estado de espírito: “tem sido muito difícil viver sem ele”. Felizes aqueles que partem e deixam pessoas recordando a sua imagem em vida.      

    Talento potiguar
                O potiguar Clodoaldo Silva volta a orgulhar o RN e o Brasil. Acaba de conquistar mais uma medalha de ouro, em competição de natação realizada na Inglaterra. Em 2006, já recebeu 21 medalhas, sendo 18 de ouro e 3 de prata.

    Lembrança
                Exemplo de alegria e ternura humana foi, em vida, Ivanete de Souza Cruz – Neta. Conheci-a e privei da sua amizade. Levava consigo a chama acesa do otimismo. Deus sabe o que faz. Neta estará na eternidade com as mesmas luzes que lhe deram força para viver, criar o seu filho, acompanhar os seus netos, cultivar as amizades. O vazio da sua ausência ficará entre os que privaram do seu convívio de permanente entusiasmo pela vida.

    Oportunidade
    A AmBev está recrutando durante esse mês de julho estudantes universitários para participarem de processo seletivo da empresa. Serão selecionados estaudantes do nível superior de todos os estados brasileiros, desde que tenham prazo de um ano para o término da faculdade. As unidades da AmBev fazem seus processos seletivos com base no cadastro do site www.ambev.com.br. Os interessados devem acessar o endereço e preencher esse cadastro, que é feito em duas etapas.

    Publicado em 23.07.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618