Marca Maxmeio

Opinião

  • 21 de Julho de 2007

    NÉLIO, UM LUTADOR

     

     

     

    Há homens que lutam um dia e são bons.

    Há outros que lutam um ano e são melhores.

    Há os que lutam muitos anos e são muito bons

    Porém, há os que lutam toda a vida.

    Esses são os imprescindíveis” (Bertolt Brecht)

    Faleceu sexta última, o amigo e deputado federal Nélio Silveira Dias. Foi uma daquelas pessoas imprescindíveis, a que se referiu Brecht. Ele tirou da vida exatamente o que investiu nela. Pela crença permanente. Pela dedicação às causas que abraçava. Fomos amigos desde os bancos escolares. Nunca deixou de ter a marca aguerrida de um lutador. Viveu intensamente, em busca do que acreditava.

    Trouxe a política no sangue. Inicialmente, dela participou nos “bastidores”. Fiel à liderança de Aluízio Alves, jamais se omitiu nos desafios da então chamada “Cruzada da Esperança”. Compartilhou com Aluízio e seus amigos as agruras dos momentos difíceis do período revolucionário. Quando o PMDB era um partido destroçado no Estado e poucos acreditavam na candidatura de Geraldo Melo ao Governo do RN em 1986, Nélio colocou-se na vanguarda da campanha. Colaborou decisivamente para a vitória alcançada.

    No início na década de 90 deixa a atividade político-partidária e ingressa como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O seu comportamento sensato fez com que granjeasse amigos em todas as facções políticas do Estado.

    Aposentado, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2002 e venceu. Na última eleição reelegeu-se. Em pouco tempo destacou-se no plano nacional e chegou à presidência do seu Partido (PP).

    Diante do vazio da sua ausência há que se fazer justiça à têmpera desse homem forte, que enfrentou a emboscada da doença incurável com o mesmo vigor e determinação com que superou as injustiças e obstáculos trazidos pela vida pública.

    A geração de Nélio Dias fica menor, mais pobre, mais desfalcada com a sua partida para a eternidade. Resta, agora, homenagear a sua memória e exaltar as qualidades do pai de família, cidadão e dedicado homem público.

    Geraldo Batista

    O estilo claro e verdadeiro do escritor Geraldo Batista assegurou o êxito do seu último livro “Lembranças”. Sucesso editorial, já parte para nova edição.

    Homenagem póstuma

    Faleceu no último desastre aéreo de SP, o deputado gaúcho Júlio César Redecker. Além de companheiro fomos grandes amigos. Inteligente, criativo e solidário. Uma liderança nacional que despontava. Quando Ney Jr fez mestrado de direito econômico em Washington DC (2001/02) conviveu com Redecker, aquela época licenciado da Câmara e estagiário numa Universidade americana.

    Hospital do Câncer

    Têm razão os médicos Ivo Barreto, Ricardo Curioso e demais dirigentes da Liga Norte-rio-grandense contra o câncer, ao lançarem a campanha a favor da construção do Hospital do Câncer de Natal. Esta é uma iniciativa prioritária e que deve receber o apoio de todos. A propósito, mesmo enfrentando sérias dificuldades financeiras, a “Liga Contra o Câncer” inaugura amanhã um novo setor de quimioterapia – SUS do Cecan. Ressalte-se que o atendimento da Liga é sempre eficiente e humano.

    Aeroporto

    De acordo com levantamento feito pela Infraero, o Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal (RN) foi o local que registrou a maior incidência de colisões entre 2003 e 2006. No ano passado, ele foi o terceiro em número de acidentes, com 25 colisões em 18.755 pousos e decolagens. Em 2007, a situação melhora com a eliminação do “lixão” próximo.

    Direito do funcionário

    O STF aprovou até agora três súmulas vinculantes, que se aplicam automaticamente na administração e esferas da justiça. Uma delas, diz respeito a milhares de ações impetradas pelo funcionalismo público contra decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), que mandam cortar adicionais salariais, especialmente em aposentadorias, sem chamar os servidores a se manifestar. A Súmula reconhece que cada funcionário público tem direito de ser ouvido nos processos administrativos, no âmbito do TCU.

    O professor e historiador Francisco Alves Galvão Neto defende não ser verdadeiro que o município de Canguaretama tenha sido fundado em 16 de abril de 1885. O pesquisador diz que Canguaretama foi fundada em 19 de julho de 1858. Foi o povoado do Uruá que ganhou o nome de Vila de Canguaretama e substituiu Vila Flor, em 1858. Vila Flor passou a ser um povoado pertencente à Canguaretama.

    Estariam sendo desperdiçados 27 anos, 3 meses e 3 dias da história de um município, emancipado desde 19 de julho de 1858, que na última quinta feira completou 149 e não 122 anos.

    EM DEFESA DE APODI

    Participo e apoio a luta do município de Apodi a favor da implantação de um campus da Universidade do Semi-Árido (UFERSA). A “chapada” é por si só um laboratório sem igual em todo o Estado para pesquisas e treinamento dos alunos. Dentre as razões que justificam o atendimento desse pleito podemos destacar no município e na micro-região: produtor de Petróleo; produtor de Gás Natural; piscicultura; apicultura; fruticultura irrigada; turismo – sítio arqueológico do Lajedo de Soledade; bacia Calcária; maior produtor do nordeste de Caprinos; produtor de Ovinos; grande produtor de leite e rebanho (bovino e caprino); cajucultura; maior produtor do Estado de Arroz irrigado; Barragem Santa Cruz – 600 milhões de metros cúbicos de água; Lagoa do Apodi – 12 milhões de metros cúbicos de água; lençol Freático de qualidade mineral; terceiro município a escrever o maior número de estudantes no vestibular da Ufersa – 2007.2; município que transporta mais estudantes para cidades vizinhas (Mossoró, Patú, Caraúbas, Pau dos Ferros, Umarizal, etc); grande produtor de Feijão; geograficamente o Campus da Ufersa ficará localizado entre os vales de Apodi, Assu e Jaguaribe; base da EMPARN – localizada na chapada; segundo MELHOR SOLO DO MUNDO – chapada do Apodi; estação de alevinos (projeto já está pronto na secretaria de agricultura) e uma sociedade organizada e consciente do seu papel de transformação. (seu comentário )

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte

     


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618