Marca Maxmeio

Opinião

  • 17 de Junho de 2007

    VALE A PENA GRITAR?

     

     

     

     Tonico e Tinoco cantam em música sertaneja: “falar com quem não escuta, não adianta gritar”.

     Lembrei a estrofe, porque não deixarei de gritar a favor de uma área de livre comércio no RN, criada antes do início da construção civil do aeroporto de São Gonçalo. Adiantará gritar?

     O senador Tasso Jereissati no Senado fez recente acordo para aprovar as zonas econômicas especiais no Brasil. No projeto está uma emenda de minha autoria, que favorece a posição geográfica privilegiada do RN para ser a primeira no país.

    A opinião pública precisar saber, que as atuais ZPE´s (Zonas de Processamento de Exportação) - reguladas por um famigerado decreto-lei de 1988 - não são a mesma coisa de “área de livre comércio”. Até hoje, nem uma ZPE criada no Governo Sarney funcionou, porque o mecanismo favorece as grandes potencias com “mercados cativos” de importação e exportação. Prejudica a indústria nacional. Na década de 90, surgiram com a globalização as áreas de livre comércio. Consistem em atrair indústrias locais, que empregam, produzem, pesquisam, exportam o produto final e pela circulação de riquezas favorecem o crescimento das arrecadações de ISS, ICMS e o turismo. O Congresso optará em manter o nome de ZPE´s, porém totalmente reformuladas para o linguajar moderno das “zonas econômicas especiais”, ou “áreas de livre comércio”. Nada terão a ver com as ZPE´s antigas e superadas do passado.

      Estou sem mandato. Mesmo assim, busco ajudar o futuro do Estado.

     Nada mais normal do que os políticos defenderem “bandeiras”. JK teve Brasília. Aluízio Alves a energia de Paulo Afonso. Vilma a ponte da Ridinha. JA a via costeira. Garibaldi programa das águas. São muitos os exemplos.

     Durante mais de trinta anos na vida pública procurei obter a confiança coletiva pelo trabalho. Elegi como “bandeira” a busca de empregos e oportunidades. Fiz o que pude nos limites do que um legislador poderia fazer. Nunca fui executivo.

     Em 1975 propus o “crédito educativo”. O que foi isto, senão oportunidades para os estudantes carentes? Em 2003 lancei no RN a “idéia” de uma “área de livre comércio” no “Grande Natal”. A ZPE de Macaíba existia, sem nenhum efeito prático. Trouxe ao Estado o Embaixador da China. Reuni-me com o Governo. Empresários. Defendi a vocação do RN para “pólo produtor e exportador”. A “bandeira” foi hasteada.

     Tenho enfrentado muitas dificuldades. Desde a inveja, humilhações, incompreensão, indiferença, plágio, sabotagem, despeito... Supero tudo. O importante serão mais de 50 mil empregos em médio prazo, abrindo horizontes para muita gente.

      Hoje temo que o senador Tasso Jeressiasti leve esse benefício para o Ceará. O aeroporto de Fortaleza já está em ampliação para exportar. As cidades de Imbituba (SC), Teófilo Otoni (MG), Rio Grande (RGS) e Araguiana (TO) anunciam que têm infra-estrutura montada para abrigarem as primeiras zonas econômicas especiais.

     E o RN o que está fazendo? Perderá a chance, mesmo com posição geográfica privilegiada para ser a primeira do país? Ocorrerá o que ocorreu com a refinaria, a ferrovia transnordestina, a fábrica de PVC, a retirada do Vale do Apodi da transposição e outros benefícios? Será que vamos ficar só falando de PPP para aqui; PPP para acolá e os empregos da área econômica especial sem prioridade e em segundo plano?

     É isso aí... Vamos esperar.  Tonico e Tinoco alertam que de nada adianta gritar para quem não quer escutar. Na dúvida continuarei gritando...


    Recordistas

     O Correio Brasiliense em matéria intitulada “as recordistas em problemas”, que aponta auditorias do TCU sobre empreiteiras acusadas de superfaturar e cobrar por serviços não realizados incluiu uma obra do RN: o hospital terciário de Natal, por administração irregular de contratos pela Construtora Andrade Gutierrez. A Construtora Queiroz Galvão, que constrói a ponte “Newton Navarro” está na lista com obras em Teresina e Boa Vista.

    Reitor

     O professor Ivonildo Rego assumiu, mais uma vez, a Reitoria da UFRN. Foi e será um grande dirigente da nossa Universidade.

    Marlene Galvão

     A artista plástica Marlene Galvão fez recente exposição em Natal. No ano passado, como Presidente do Parlatino, presenteei uma peça pintada em porcelana por Marlene, ao segundo homem na hierarquia da China: Wu Bangoo, Presidente da Assembléia Popular Nacional. Ele agradeceu e disse que levaria o trabalho artístico para o seu gabinete, em Pequim.

    Mérito

     A secretária de Tributação do Estado, Dra. Lina Vieira, deixou o cargo, após executar excelente e competente trabalho. É justiça reconhecer-lhe o mérito.

    Luto

     Faleceu o corretor de imóvel Manoel Macedo. Homem inteligente, criativo e inovador. Comprei a ele – financiado - o meu primeiro imóvel: apartamento no Edifício Manaírama, Tirol, um dos primeiros condomínios de Natal.

    Talento potiguar

     Bem escrito e fartamente documentado o livro recém lançado do advogado e escritor George Veras: Alexandria - Retratos de uma HistóriaAborda fatos e personagens da cidade de Alexandria e região Oeste potiguar.  Faça seu comentários: nl@neylopes.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

    Publicado aos domingos nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618