Marca Maxmeio

De Olho Aberto

  • 23 de Novembro de 2007

    Três destinos ligados

    2007-11-24-olhoaberto.jpg

     

     

     

    O potiguar Garibaldi Alves aspira suceder Renan Calheiros, quando este renunciar à presidência do Congresso Nacional. Torço para que isto aconteça. Ele se lançou à luta de corpo e alma. Acho que a sua aspiração estánas mãos de um homem chamado José Sarney.

    Certa vez, ouvi um jornalista do Planalto comentar a “sorte” de Sarney, que sem ninguém prever ou esperar,substituiu de última hora Marco Maciel como candidato a vice-presidente de Tancredo Neves e terminoupassando cinco anos na Presidência da República.

    Maciel, à época, seguindo a teoria do “risco zero”, não “topou” renunciar ao seu mandato no Senado e entrar na“aventura” da redemocratização. Ao analisar tudo isto, disse o jornalista: “Sarney agora só falta presidir oSupremo Tribunal Federal, ou candidatar-se a Papa”.

    Realmente. Quando foi indicado candidato à vice-presidência, em 1985, Sarney já acertava os ponteiros paradeixar a política e trabalhar na banca de advocacia do seu dileto amigo Saulo Ramos, em São Paulo, o mesmoque no seu governo foi um eficiente Procurador Geral da República.

    Isto aconteceria, porque Sarney não escondia a “perseguição política” que sofria dos militares, sobretudo doGeneral Geisel, que era amigo íntimo do senador Vitorino Freire, o seu impiedoso e ferrenho adversário noMaranhão. O mínimo que Sarney temia era ser “cassado” a qualquer momento, vítima do autoritarismo e dasanha de Vitorino. Escrevendo certo por linhas tortas, no final Sarney ganhou a “parada”.

    A sua filha – Senadora Roseana Sarney – teria sido eleita, tranquilamente, a primeira mulher presidente daRepública, em 2002. Vítima de uma “armação” – até hoje nada foi provado contra ela – abandonou a disputa.Depois, junto com o pai, passaram a apoiar Lula. Resultado: Sarney continuou no poder e permaneceu anoscomo Presidente do Congresso Nacional.

    Será que um homem com tamanha vocação para o poder irá deixar o Senador Garibaldi Alves chegar àpresidência do Senado Federal? Ou, ele articula nos bastidores a sua própria candidatura – aliás, a preferida deLula -, ou de um correligionário leal como o senador Edson Lobão? Pode-se alegar a histórica estima de Sarneypela família Alves. É! Pode ser! Apenas pode ser. Jamais se poderá afirmar que será assim...

    Nesse quadro pré-sucessório do Senado, “estoura” a bomba da renúncia do ministro Mares Guia e as suspeitascontra o senador Azeredo do PSDB. Assume o lugar de Mares Guia um grande nome: deputado José MúcioMonteiro (PTB-PE).

    Conheço-o de perto. Homem correto, competente e idealista. Foi do ex-PFL comigo. Trabalhamos juntos emvárias ocasiões. Saiu do PFL, por considerar o partido “fechado” e sem perspectivas de oferecer-lhe chances decrescer. Hoje é ministro de Estado, o que não alcançaria certamente no PFL, mesmo na época de FHC.

    A sua missão será conduzir o “barco político” do Governo, inicialmente no Senado, e depois na Câmara, que é asua praia. Acho que terá sucesso. Ninguém duvide. Mas, enfrentará as “marolas” provocadas pela CPMF.

    O senador Renan Calheiros luta para preservar o seu mandato. A Presidência do Congresso, ele sabe que jáperdeu. Os adiamentos freqüentes na votação do seu processo na Comissão de Ética e as “idas e vindas” deapoios e protestos em relação à CPMF colocam-no numa corda bamba, sem previsões.

    Garibaldi, José Múcio e Renan são três personagens da política brasileira com o destino futuro muitodependente da CPMF ser ou não prorrogada, para que cada um deles alcance os seus objetivos.Sendo tal raciocínio verdadeiro, um “votinho” a mais para aprovar a CPMF pode decidir quem presidirá oSenado, ajudará a absolver Renan ou estabilizará José Múcio no Ministério.

    E quem pode ter esse “votinho” na manga do paletó?

    Sem dúvida, chama-se José Sarney. Ninguém duvide. Seu Comentário

    Coluna semanal
    blog NO MINUTO
    www.nominuto.com.br


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618