De Olho Aberto
-
28 de Setembro de 2007
Engana que eu gosto!
Certa vez, o embaixador Roberto Campos declarou: “pesquisa em política é como biquini. O tamanho depende de quem compra”. Claro, que isto não desfaz o valor científico da pesquisa. Trata-se de um meio idôneo para conhecer as tendências da opinião pública, sobretudo nas relações econômicas e comerciais. Entretanto, o Dr. Roberto Campos analisou o uso promíscuo que se faz da pesquisa no Brasil, em período eleitoral. Salvo honrosas exceções, as pesquisas enganam aos seus próprios financiadores e eles “gostam”, porque alimentam projetos imaginários.
Assistimos na atual sucessão municipal de Natal o típico “engana que eu gosto”. Todo dia publicam-se pesquisas. E o mais curioso: os resultados vêm acompanhados da informação de que elas foram pagas por fulano ou sicrano para saber se o nome tal ou qual é ou não bem aceito. Quer dizer: pesquisas dirigidas em torno de pessoas determinadas e com a omissão daqueles que não convenham ser pesquisados. Apenas, para promoção pessoal.
Não se pode, evidentemente, negar o direito de quem deseje pagar uma pesquisa, seja lá qual for o seu interesse. Refiro-me apenas às divulgações com estardalhaço na imprensa de verdadeiros “icebergs políticos”. Afinal, se trata da escolha futura de quem irá dirigir uma cidade com as perspectivas e o futuro de Natal, cujo crescimento é irreversível, na próxima década.
E para que os seus habitantes usufruam do progresso que está por vir, dependerá de quem tenha visão administrativa para os desafios que se apresentam, na busca de recursos para obras indispensáveis como o saneamento básico, a educação e saúde para todos, geração de empregos e oportunidades, co-participação na segurança pública no combate a violência que cresce dia a dia. Uma escolha desse tipo não pode ser movida somente por interesses escusos, de grupos, ou vaidades incontidas. Ninguém pode brincar com o amanhã.
Comento tudo isto, mas não tenho maiores apreensões com a sucessão municipal de Natal em 2008. E explico porquê. É que as pesquisas divulgadas até hoje expressam pouco menos de 10% da população. Mais de dois terços da população não responde aos questionários pesquisados. Os cidadãos estão nas suas tarefas diárias. Preocupados com o salário, que não existe, ou é insuficiente. Com o emprego para os filhos. Com melhor assistência na saúde e na educação. Com segurança, que permita os seus familiares viverem em paz.
Os candidatos que disputarão o voto em Natal no próximo ano poderão até serem os mesmos que constam nas pesquisas. Não discuto isto. Percebo de “olho aberto” que o povo de Natal é muito mais vivo e responsável, do que certos políticos estão pensando. O prefeito a ser eleito ainda está absolutamente indefinido. Tudo poderá acontecer. Sobretudo pela razão de que, em eleição majoritária há uma diferença básica entre “momento político” e “momento eleitoral”.
O primeiro é o que estamos vivendo hoje. O segundo é, mais ou menos, o período de dois a um mês, antes do dia da eleição. O eleitor só “se liga” quando está perto de votar. E nessa fase surgem as surpresas e as chamadas “zebras”. Muitas vezes, as “zebras” vêm da decepção pela falta de nomes e o cidadão opta pelo “cacareco”.
Sexta próxima, o quadro partidário se define. Acabará o prazo para o “troca troca” de partidos. Com os candidatos mais “quietos” por já disporem de legendas, talvez se reduzam as encomendas de “falsas pesquisas”, que não revelam a verdadeira tendência popular. Tudo recomeçará no segundo semestre de 2008, aí sim, nas vésperas do “momento eleitoral”, quando de nada adiantará a ilusão do “engana que eu gosto”.Coluna semanal
blog NO MINUTO
www.nominuto.com.br
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618