Marca Maxmeio

Brasília em Dia

  • 11 de Abril de 2008

    A recessão americana

    080412_emdia.jpg

     

     

     

     

    O mundo acompanha as previsões de recessão nos Estados Unidos. Sou daqueles que acreditam na plena recuperação, em médio prazo, da economia americana. O quadro atual tem origem nas elevadas despesas com o financiamento da guerra do Iraque (gastos de cerca de $ 3 bilhões de dólares, o que significa o PIB da Venezuela em 20 anos), o fim do superávit fiscal legado por Clinton, a dívida e a “bolha” imobiliária. Trata-se, porém, de uma economia cem vezes maior do que a maioria dos países latinos. Muito sólida para desmoronar.

    O FMI já desfaz o apocalipse, quando prevê que são de 25% as possibilidades de recessão na escala global, com a projeção para este ano de 3.7%, quatro décimos abaixo do anunciado em janeiro e um ponto e meio a menos do que o previsto há um ano. No caso específico dos Estados Unidos, o FMI projeta aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0.5% este ano. Poderá atingir 1%.

    As oscilações globais, inclusive em relação aos países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) guardam estrito vínculo com o rumo da economia americana. É comum dizer-se: quando os EEUU contraem uma forte gripe (com riscos de bronco pneumonia), a Ásia espirra, a Europa tosse e a América Latina se resfria e mais de seis milhões de pessoas tomam cuidado com a “saúde financeira”.

    Sob o ponto de vista de repercussão no Brasil das dificuldades econômicas globais, não se justifica a euforia de que estamos imunes – porque verdadeiramente não estamos. Nenhum país do mundo está. Além da crise americana, todos são afetados pela alta dos preços da energia e alimentos, o que provoca “arrochos” monetários (elevação de juros, por exemplo) para conter o risco inflacionário. A nossa grande “dor de cabeça” em política externa poderá ser o agravamento do desespero econômico no Haiti e a conseqüente explosão de uma revolta de massas. Decisão da ONU impôs ao nosso país o ônus de manter contingente militar naquele país. Não temos como retirar.

    Estudo do “Center for Economic and Policy Research”, de Washington DC, conclui que alguns países latinos são mais dependentes do que outros da economia americana. As exportações do México e Honduras, por exemplo, representaram 21% e 37%, respectivamente, do PIB em 2007. No Brasil, as exportações para USA alcançam 2.9% do nosso PIB. O ajuste no déficit comercial dos EEUU, com a redução de importações, afetará diretamente aqueles países vinculados a Washington DC, através de tratados bilaterais de livre comércio, inclusive o NAFTA.

    Outro aspecto a considerar é o efeito colateral do financiamento norte-americano à guerra do Iraque, impedindo que aumente a produção mundial de petróleo. As economias planetárias pagam – como estão pagando - o altíssimo preço de até U$ 110.00 dólares por barril e reduzem os anticorpos necessários para evitar que as bactérias nocivas se propaguem.

    Não canso de dizer. A atual conjuntura econômica é a ideal para o Brasil liderar a criação de uma “Comunidade Latino-Americana de Nações” e acabar com a proposta vesga de dá atenção apenas a América do Sul. O artigo 4º, parágrafo único da nossa Constituição, determina ser este o caminho para alcançar a integração dos povos da América Latina. Falta o Presidente Lula hastear a bandeira da “integração regional” – na forma como já está consolidada na Europa. Se assim agir, a tendência será o nosso país ganhar um mercado continental, interligado através de estradas, ferrovias, ligações aéreas e trocas de mercadorias.

    O desafio está posto. Como já afirmado, “é melhor estar preparado para uma oportunidade que surge e não tê-la, do que uma oportunidade aparecer e não estar preparado”.

    Coluna semanal
    Revista Brasilia em Dia

    www.brasiliaemdia.com.br


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618