Brasília em Dia
-
23 de Fevereiro de 2007
"Mobilização Internacional"
Mais de 45 países se reuniram neste mês de fevereiro em Paris a favor de “mobilização internacional” contra a crise ecológica. No evento surgiu a proposta de transformação do atual programa da ONU para o meio ambiente numa agência similar à Organização Mundial da Saúde (OMS), que se transforme em presença respeitada no mundo e permita a avaliação permanente dos danos ecológicos e sua atenuação.
O tema meio ambiente realmente polariza as atenções planetárias. Tornou-se unânime a meta de limitar a 2°C o aumento do aquecimento global, no sentido de controlar as emissões de gás de efeito estufa e reduzir em até 50% as emissões mundiais até 2050.
O Governador José Serra, de São Paulo, através do Secretario do Meio Ambiente, o ex-deputado Xico Graziano, partiu na frente com o anuncio de implantação de uma audaciosa “agenda ambiental 21”, toda ela elaborada com base recente conferência internacional de Paris – “cidadãos da terra”. Tratam-se de pontos fundamentais a serem enfrentados no estado de São Paulo, na ótica de preservar o meio ambiente.
Regularizar os parques e reforçar fiscalização nas áreas protegidas. 16- Serra do Mar - Recuperar a área ocupada nas encostas do Parque Serra do Mar, protegendo a biodiversidade e a oferta de água, eliminando riscos para as precárias moradias; áreas desocupadas, incluindo manguezais, receberão projetos de conservação e educação ambiental para uso da população local. 17- Lixão Zero - Regularizar as áreas de disposição de lixo no Estado de SP, eliminando-se os lixões a céu aberto; redução do volume de lixo produzido e estímulo à reciclagem dos resíduos sólidos. 18- Pesquisa Ambiental - Incentivar e valorizar a pesquisa ambiental, priorizando o trabalho científico com apoio do governo; implantação do Conselho Científico de Pesquisa Ambiental, envolvendo o instituto de pesquisa da SMA, as universidades públicas estaduais, Fapesp, área privada e terceiro setor. 19- Cobrança do Uso da Água - Regulamentar a cobrança do uso da água em todas as Bacias Hidrográficas até 2010, normatizando o uso da água nas bacias hidrográficas; recursos obtidos são destinados para gerenciamento hídrico em todos os Comitês de bacia. 20- Proteção de Nascentes - Realizar diagnóstico das principais nascentes dágua, em cada município, traçar ações para sua preservação e proteção. 21- Investidor Ambiental - Buscar parcerias com a iniciativa privada, visando à captação de recursos para financiamento de projetos ambientais, devidamente credenciados pela Secretaria de meio Ambiente. Elaborar uma “carteira de projetos” para investidores ambientais, com a participação das entidades ambientalistas e Oscips.Revista Brasília em Dia
24 de fevereiro de 2007 - 530
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618