Brasília em Dia
-
08 de Março de 2007
Cristo Redentor: Maravilha do Mundo
No século III a.C. o grego Philon de Bizâncio percorreu a bacia mediterrânea e escolheu as “sete maravilhas do mundo”, das quais só restam hoje as Pirâmides do Egito. Os monumentos escolhidos foram chamados pelos gregos “Ta hepta Thaemata”, ou seja, “sete coisas dignas de serem vistas”. Foram eles, além das sobreviventes Pirâmides de Gizé (Egito), a Estátua de Zeus (Grécia); o Colosso de Rhodes, o Templo de Ártemis em Éfeso e o Mausoléu de Helicarnasso (Ásia Menor); Farol de Alexandria (Egito) e os Jardins Suspensos (Iraque, Babilônia).
O suíço Bernard Weber, inspirado na criatividade de Philon de Bizâncio criou em 2001, a “Fundação “New 7 wonders Foundation” com o objetivo de mobilizar o mundo para a escolha democrática das “novas sete maravilhas do mundo”. Na primeira votação foram escolhidas as 77 “maravilhas do Planeta” (2005), incluindo-se o Cristo Redentor (59º lugar). No início de 2006 classificaram-se as 21 “novas maravilhas finalistas” e o Cristo Redentor manteve-se na lista. Agora, o mundo inteiro já está votando, através da Internet ou do telefone, para a escolha final das Sete Novas Maravilhas do Mundo, que serão anunciadas no dia 7 de julho próximo, em Lisboa.
COMO VOTAR NO CRISTO REDENTOREntendo que deve ser intensificada uma campanha nacional para que a população brasileira tome conhecimento dessa escolha e vote no ícone do Brasil - o Cristo Redentor. A forma de votar é por telefone, ou através da Internet. Por telefone, vota-se diretamente por mensagens de texto SMS, mandando a palavra CRISTO para 49216, com serviço disponível nas operadoras Vivo, BrT Brasil Telecom e Sercomtel. Na Internet, usa-se o endereço www.new7wonders.com . Após a abertura completa do “site”, o internauta aguarda e logo aparecerá acima a bandeira do Brasil (intercalada por segundos com a de Portugal). Clique na bandeira e a orientação de como votar estará em português.
Dois elementos devem orientar o critério da escolha: simbolismo e criatividade arquitetônica. O Cristo Redentor traz consigo simbolismo, arte e tradição. Em outubro de 2006, por decreto papal, foi transformado em Santuário e na sua Capela realizam-se casamentos, batizados, missas e peregrinações.
LIVRO SOBRE O CRISTO
Jorge Scévola de Semenovitch, arquiteto carioca é autor do único livro (editora Lutécia), lançado no país em 1997, que resgata, com fidelidade, a memória do Cristo Redentor, denominado “Corcovado – A Conquista da Montanha de Deus”. No seu relato coloca como precursor do Monumento o padre lazarista francês Pierre-Marie Bos, que chegou ao Rio no ano 1859. Morreu (1916), sem que o seu sonho fosse realizado. Depois de outras tentativas, no ano de 1922, mais de 20 mil mulheres, lideradas pela Senhora Laurita Lacerda, solicitaram ao Presidente Epitácio Pessoa autorização para que a figura do Cristo fosse construída no alto do Corcovado. Obteve sucesso o projeto do arquiteto carioca Heitor da Silva Costa. Em razão de críticas, o vencedor foi aconselhado a estudar nova proposta. E aceitou com exemplar humildade – como relata Jorge Scévola-, criando, então, a imagem de braços abertos.
Depois de ir à Europa, o arquiteto Heitor da Silva Costa passou a trabalhar com o escultor francês Paul Landowski, que “compreendeu a importância” de preservar “o equilíbrio entre a Arquitetura e a Engenharia (corpo e braços) e a Escultura (cabeça e mãos)”. Na construção, durante cinco anos tiveram participação o arquiteto Heitor Levy e o engenheiro Pedro Fernandes Vianna da Silva. Jamais se verificou um acidente na obra inaugurada em12 de outubro de 1931, considerada abençoada por Deus.
POSIÇÃO DO CRISTO REDENTOR
O nosso Cristo Redentor (na última apuração estava em 14º lugar na lista em votação) tem história e passa mensagens de Paz, Amor e Fraternidade Universal. Na Índia, desde 2004, é feita campanha nacional a favor do Taj Mahal – o monumento do Amor -, que já se encontra em 3º lugar. O Brasil terá que fazer o mesmo, a favor do nosso Cristo Redentor.
Os votantes em todo o planeta escolherão sete entre os 21 finalistas (por ordem alfabética): Acrópole de Atenas, Grécia; Alhambra - Granada, Espanha; Angkor - Camboja; Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia; Castelo de Neuschwanstein - Füssen, Alemanha; Chichén Itzá - Yucatan, Mexico; Coliseu - Roma, Itália; Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Brasil; Estátua da Liberdade - Nova York, EUA; Estátuas da Ilha de Páscoa - Chile; Grande Muralha da China - China; Kremlin - Moscou, Rússia; Machu Picchu - Peru; Opera House - Sydney, Austrália; Petra - Jordânia; Pirâmides de Gizé - Egito; Stonehenge - Amesbury, Reino Unido; Taj Mahal, Agra - India; Templo Kiyomizu-dera - Kyoto, Japão; Timbuktu - Mali; e Torre Eiffel - Paris, França.
Vamos votar – por telefone ou Internet – no Cristo Redentor, que por justiça deve ser uma das “sete novas maravilhas do mundo”.Revista Brasília em Dia
9 de março de 2007 - 532
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618