Opinião
-
19 de Dezembro de 2010
Natal de fé e confiança
As comemorações do nascimento de Jesus recordam-me a missa do galo, celebrada na igreja de São Pedro, no alecrim, pelo padre Martinho, que começava à meia noite de 24 para 25 de dezembro. Polonês, ele misturava o idioma nativo com o latim e o português. Ao final, entendia-se pouco o que falava. Em alguns natais dos anos cinqüenta, antes da missa e de calças curtas, atendia os eventuais compradores de guloseimas, nos balcões da pequena confeitaria Primor, de propriedade do meu pai, na esquina da Amaro Barreto com a Presidente Quaresma. Era uma forma de colaborar com o aumento da renda familiar. Aprendi a trabalhar cedo. Isto me ajudou muito na vida.
Sem os atuais recursos virtuais, o Natal de antigamente guardava maior identidade entre o significado da humilde manjedoura de Belém e a crença no cântico do galo, anunciando a vinda do Messias. Haviam preparativos para a missa. Confessar e comungar eram quase uma obrigação das famílias católicas.
Em novembro passado estive em Belém, na Cisjordânia (Palestina), símbolo do período natalino, distante cerca de 10 kilometros de Jerusalém, no limite do deserto da Judéia. Um muro de concreto armado rodeia a cidade de 30 mil habitantes e impede a comunicação com Israel. O ponto central para o visitante cristão é a Basílica da Natividade, construída no século IV DC, dividida entre as religiões católica romana, Armênia e ortodoxa grega. A porta central de acesso tem espaço aberto, com cerca de um metro de altura, para que as pessoas obrigatoriamente se curvem ao entrarem no Templo, em gesto de humildade. A maioria se dirige à gruta da natividade, o local do nascimento de Cristo, no subsolo abaixo do altar mor, na área administrada pelos ortodoxos gregos. Despertam ainda curiosidade, as grutas dos santos inocentes, de São José, de São Jerônimo, do leite e o Campo dos Pastores. Ao lado, a Igreja católica de Santa Catarina de Alexandria, onde é celebrada anualmente a missa do galo.
No mundo existem duas cidades com o nome de Natal. Na África do Sul, país com apenas 8% de católicos, o navegador português Vasco da Gama, em 25 de dezembro de 1497, quando viajava para as Índias, ancorou num porto da costa leste, que cognominou de Natal. O poeta Fernando Pessoa viveu a sua juventude nesta cidade africana.
Em 25 de dezembro de 1597, Jerônimo de Albuquerque entrou na barra do rio Potengi (“esquina das Américas”) e fundou a cidade do Natal. Doze dias depois - 6 de janeiro de 1598 - começava a construção do forte dos "Reis Magos". A Natal brasileira atrai visitantes no período natalino, tendo em vista as limitações existentes em Belém na Palestina, causadas pelo conflito com Israel e a minoria cristã que habita a cidade (5% da população). A “cidade presépio” - como é conhecida - se tornou local único para as autênticas comemorações do “Natal em Natal”. Sempre sugeri a encenação do nascimento de Cristo no Forte dos Reis Magos, a exemplo do espetáculo da Paixão em Nova Jerusalém, durante a semana santa. Seria um período iniciado em dezembro, prolongando-se até 6 de janeiro. Atrairia milhares de visitantes do mundo.
O Natal de 2010 será o Natal da fé e da confiança. O Brasil encerra o ciclo de um ano agitado e profundas mudanças. No cenário universal, a paz continua a ser aspiração de todos, diante da conjuntura marcada pela elevada probabilidade de conflito nuclear, armamentismo e violenta ocupação militar de territórios.
Feliz Natal para você leitor, a sua família e amigos!
- Ney Lopes – Jornalista; advogado, professor
de direito constitucional e ex-deputado federal.
Publicado aos domingos nos jornais
COMENTE ESTE ARTIGO:
DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
- Ney Lopes – Jornalista; advogado, professor
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618