Marca Maxmeio

Opinião

  • 30 de Agosto de 2009

    O que acontecerá em 2010?

                20090830_opiniao.jpg

     

               Ultimamente foram divulgadas pesquisas de boa qualidade sobre o quadro eleitoral de 2010 no RN. Por trás dos números percebem-se certas tendências. Vejamos algumas delas, em relação ao pleito majoritário no Estado.

    A margem de “indecisos” confirma que a vitória nas urnas dependerá basicamente da credibilidade do candidato. Nunca esse fator pesou tanto, quanto pesará no próximo ano. Os últimos escândalos políticos aumentam o grau de exigência do eleitor, libertando-o de compromissos com “chefias”, pelo menos no voto majoritário. Propaga-se que a má escolha é responsabilidade direta de quem vota.

                 Com os partidos transformados em aglomerados de interesses e propriedades privadas de “meia dúzia”, o cidadão vota em nomes e não em siglas. Neste quadro, a coligação partidária ampla valerá muito pouco (ou quase nada), salvo para o tempo em rádio e TV. O peso será dos candidatos, a coerência e a criatividade do discurso, garantindo-lhes credibilidade, ou não.

                Até bem pouco tempo, praticamente inexistiam “zebras” na política local. Em 2008 ocorreram vitórias, consideradas praticamente impossíveis, em municípios de pouco mais de mil eleitores. A “zebra” chegou também às áreas rurais e pobres.

    Trocando em miúdos, a leitura das últimas pesquisas no RN faz supor que na sucessão presidencial, o tucano José Serra parta na frente, em que pese o inegável prestígio do Presidente Lula, excelentemente avaliado. Porém, ele não é o candidato!

    Em relação ao governo do Estado, mantem-se o favoritismo da senadora Rosalba Ciarlini. A consolidação dessa posição dependerá da coerência de sua coligação, sem tentar juntar azeite com água. Em 2006, Garibaldi Alves pagou elevado preço político, mesmo tendo partido com mais de 70% da preferência popular.

    A escolha dos dois senadores estará vinculada – como é normal – a eleição do governador. Curiosamente, mesmo sendo duas vagas de senadores, as duas principais correntes políticas só falam em três candidatos, todos ex-governadores. Outro detalhe é que a reeleição do senador Garibaldi Alves significará a ida do seu pai, Garibaldi Alves, para o Senado, caso se confirme a vitória da senadora Rosalba. Isso ocorrendo, dois terços da representação estadual no Senado seria de pai e filho.

     O senador José Agripino antecipa bom desempenho pelo seu habitual crescimento nas campanhas e também por nada ter lhe atingido, em todo esse festival de escândalos. Ele preenche como ninguém o quesito “credibilidade”. Caso o DEM se alie ao PMDB, Vilma terá a seu favor a tradição, de que desde 1960 no preenchimento de duas vagas para o Senado, o Estado sempre elegeu senadores de facções opostas, exceção de José e Lavô, em 1986. José e Garibaldi disputariam a outra vaga. Na hipótese do DEM não se coligar ao PMDB, o favoritismo seria de José Agripino, transformado em “canal único” de acesso aos favoritos Rosalba Ciarlini - tradicionalmente do seu grupo político - e José Serra, coligado do DEM. Vilma e Garibaldi lutariam pela outra vaga.

    Considere-se, ainda, a possibilidade de vilmistas, garibaldistas e agripinistas - para assegurarem a vitória do seu líder respectivo - votarem apenas em um deles, anulando o segundo voto, ou escolhendo um “faz de conta”. Sendo difícil a combinação, o “vazamento” se tornaria muito perigoso para os três líderes em disputa.

                Apenas reflexões sobre o que poderá acontecer em 2010. A única coisa certa é que o RN de 2010 será diferente do passado. Tudo mudará com a Internet liberada. Isto aconteceu até nos EEUU. Por que razão não aqui?

    • Ney Lopes – Jornalista; advogado e ex-deputado federal

    Publicado aos domingos
    nos jornais DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
     

    Faça seu comentário abaixo:


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618