Marca Maxmeio

Opinião

  • 07 de Fevereiro de 2009

    Dois partidos num só

    20090208_opiniao.jpg

     

     

    O Senador José Sarney e o Deputado Michel Temer são nomes certos nos lugares certos. Ambos têm comprovada experiência, preparo intelectual e bom senso para a condução do Congresso Nacional. Nas democracias é fundamental a escolha de pessoas habilitadas para as funções eletivas. Elimina-se o risco do aventureirismo.           

    Sobre o propalado fortalecimento político do PMDB, o partido não está mais ou menos forte. Continuará como sempre, ao lado dos governos. Assim ocorreu com José Sarney, Itamar Franco, FHC e agora Lula. Até no período autoritário existiram alas partidárias aliadas ao governo militar. Em 1970, no Rio Grande do Norte, o PMDB “queimou” a candidatura do correligionário Radir Pereira ao senado e apoiou o bloco respaldado pelo Presidente Figueiredo e o governador indireto, Tarcísio Maia.

    No momento, o PMDB certamente exigirá ministérios. Em 2010, impossível prever se apoiará Dilma Rousseff ou José Serra. 

     Tornou-se comum na política atual alegar conveniências e acomodações. A coerência partidária, programa, fidelidade aos quadros internos, inovações, propostas, tudo é jogado na lata do lixo. Os próprios aliados chamam quem procura preservar a ética de “bucha de canhão”. Conheço fatos concretos e recentes. O povo dá sinais – inclusive no RN – de que rejeita tais comportamentos, mas não influi nas composições entre os contrários, em busca de aposentadorias políticas, ou sobrevivência a todo custo.

    Na verdade, o PMDB encarna dois partidos num só. Em São Paulo, o Deputado Michel Temer e Orestes Quércia defendem o apoio a José Serra para a presidência. O Senador Sarney lançou Dilma Rousseff.

    No RN, outra incógnita. O DEM já escancarou as portas para aliar-se ao PMDB em 2010 e fechou até a chapa. Enquanto isto, o PMDB reforça as alianças com a Governadora Wilma e o Presidente Lula. Em Natal, o PMDB seguiu a sua tradição e aderiu à Prefeita Micarla de Souza. Ainda há quem diga que a isso se chama facilitar a governabilidade. Meu Deus, para onde vamos?

    O fato concreto são as declarações do Senador Garibaldi Alves – se opondo ao primo Henrique Alves – em apoio à Senadora Rosalba para o Governo do Estado. Somente o ex-senador Geraldo Melo poderá prever o futuro. Ele em 2006, recebeu a mesma solidariedade pública do partido para se candidatar ao senado. Rosalba agora busca insistentemente apoio idêntico!

    O imbróglio potiguar se explica no registro da FOLHA, quando relatou o telefonema de Aguinaldo Timóteo para o então Presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves, sugerindo o engajamento do PMDB na campanha de Micarla de Souza, em Natal. Em resposta, ouviu de Garibaldi que tudo estava como naquela música “ninguém é de ninguém”. O cantor não resistiu e soltou o vozeirão: “ninguém é de ninguém, quando se ama alguém... Ninguém é de ninguém quando a vida nos contém”...

    Para completar o quadro dantesco da cena política local, só resta lembrar Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar...”.

    acontece.gif

    Projetos para Natal - Começaram terça-feira última, os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Natal. O Vereador Ney Lopes Jr. apresentou para debate sete propostas de projetos de lei.

    Mutirão da solidariedade (I) - Sugere a implantação em Natal do “mutirão da solidariedade”, através de parcerias público-privadas, que criem incentivos para as empresas, ONGs e entidades beneficentes idôneas executarem serviços, conjuntamente com a Prefeitura, em áreas sociais estratégicas. O Prefeito Kassab, (SP) faz isto com sucesso.

    Meio ambiente (II) - Autorização para a Prefeitura de Natal firmar convênio com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (CETESB), uma das melhores do mundo. Os objetivos seriam: assessoria técnica na elaboração de projeto de saneamento básico para Natal e o treinamento de pessoal em cursos intensivos sobre meio ambiente. Já apoiam a ideia, o Secretário de Meio Ambiente de SP, Xico Graziano e o Presidente da CETESB, Fernando Rei.

    Prevenção de acidentes (III) - Exigência para os bares, restaurantes e similares de Natal colocarem cartazes sobre o risco de dirigir alcoolizado e a indicação visível do número de telefones das cooperativas de táxis e autônomos para o uso dos clientes.

    Estacionamento (IV) - Incentivo ao aumento de vendas nos shoppings com a gratuidade para quem utilize o estacionamento até duas horas, desde que apresente o cupom fiscal de despesas realizadas. Gratuidade do estacionamento nos primeiros 45 minutos de uso.

    Segurança pública (V) - Proibição em horário de atendimento ao público de transferência de valores no interior de shoppings, supermercados, agências bancárias e no raio de 500 m2 de estabelecimentos de ensino, na entrada e saída de alunos. A providência visa prevenir assaltos e a violência em geral.

    Idosos (VI) - Projeto de lei que dá continuidade ao debate iniciado na legislatura passada, de fixação da idade de 60 anos, para ser considerado idoso em Natal, conforme já estabelece o Estatuto do Idoso.

    Indústria das multas (VII) - Fixação do prazo mínimo de 10 (dez) dias, antes do vencimento, para o envio de boletos ou cobranças em geral, constando obrigatoriamente na correspondência a data da entrega no Correio, ou ao devedor. A finalidade é combater a indústria das multas, que pune o consumidor ou usuário.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
     


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618