Marca Maxmeio

Opinião

  • 24 de Janeiro de 2009

    Lula e Obama

    20090125_opiniao.jpg

     

     

     

    O presidente Barack Obama, ao fazer o juramento com a mão na mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln em 1861, demonstrou verossimilhança com o presidente Lula, ao declarar que “os EUA escolhera a esperança, em vez do medo e a unidade em vez da discórdia”.

    Em 2002, Lula como presidente eleito disse: a esperança venceu o medo e hoje eu posso dizer para vocês que o Brasil mudou sem medo de ser feliz".

    Essa não é a única aproximação entre os dois. Ambos foram “vendedores de esperança” para chegar ao poder. Lula situou-se à época, no quadro de dificuldades do Brasil, atingido pelas graves crises mundiais da Rússia, Tailândia, México e Argentina, a última em plena campanha eleitoral. Obama elegeu-se num país invadido pelo terrorismo, mergulhado numa recessão econômica e com duas frentes de guerra (Iraque e Afeganistão).

    Clinton, em 1998, usou a mesma estratégia para derrotar George Bush (o pai). O país enfrentava dificuldades econômicas, embora tivesse ganho a guerra do Kuwait.

    No Brasil, Lula cumpriu a “carta ao povo brasileiro”, que assinou conjuntamente com FHC e seu opositor José Serra. Manteve integralmente a política econômico-financeira do governo que sucedeu. Nomeou para o Banco Central um deputado federal, recém-eleito pelo PSDB-GO, Henrique Meirelles e ex-presidente do Banco de Boston, o maior símbolo do capitalismo internacional.

    Obama em seu discurso de posse, com os dedos cruzados, “pediu tempo” ao povo americano. Elogiou Bush, que sai em queda livre de popularidade e jantou com o seu opositor, propondo trégua aos republicanos. Apelou para o patriotismo ao prometer recolocar os EUA na liderança do mundo e a intenção de combater o terrorismo. “Tudo isso nós vamos fazer juntos", disse o empossado.

    Lula, em 2003, se desculpou com o PSDB pela oposição sistemática que fizera contra a reforma da previdência. Em seguida, patrocinou a taxação dos aposentados e pensionistas.

    Obama se antecipa às dificuldades que virão “pela frente” e reduz de véspera o desgaste natural que poderá sofrer, convocando todos para a união, dividindo as responsabilidades.

    Lula ao tomar posse no primeiro mandato, disse que iria mudar, porém, através de “processo gradativo e continuado, não um simples ato de vontade, nem arroubo voluntarista”.

    Os “vendedores de esperança” na campanha eleitoral se transformaram no governo em “vendedores de sensatez”. O traço comum dos dois presidentes é revelado até pelas dificuldades criadas pelos seus correligionários. Lula dividiu o PT e deu causa à dissidência do PSOL. Obama foi criticado por convidar o pastor ultra-conservador Rick Warren para orar na posse e manter o republicano Robert Gaves à frente do Departamento de Defesa.

    Como PT e Democratas são considerados partidos de “esquerda”, mais uma vez se confirma o adágio de que o poder é como o violino: “toma-se com a esquerda e toca-se com a direita”.

    HONRA AO MÉRITO

    Amanhã, às 20 horas, realiza-se a colação de grau da Turma de Jornalismo de 2008, da Universidade Potiguar – UnP –, no Boulevard Recepções, em Natal. Como jornalista, sinto-me honrado em ser o Patrono da Turma, ao lado do senador Garibaldi Alves, o Paraninfo. Falará em nome dos formandos o orador Iran Rodrigues Costa. Juliana Costa de Andrade faz o juramento.

    Entre os concluintes está o meu filho, Ney Lopes de Souza Júnior. Todos da família e os amigos alegram-se pela sua segunda graduação. Advogado, agora se habilita para o exercício do jornalismo. Duas profissões por mim exercidas ao longo da vida e que se aproximam do cidadão para garantir-lhe os direitos básicos do acesso à justiça e à informação.

    Que Deus proteja todos os concluintes da Turma de Jornalismo 2008 da UnP e suas famílias!

    acontece.gif

     

    Tribunal de Justiça - A presença do Desembargador Rafael Godeiro, na presidência do Tribunal de Justiça do Estado, engrandece a Corte. Magistrado competente e cidadão honrado, tem larga folha de serviço prestado ao judiciário brasileiro.

    Justiça - Dois fatos valorizam a cultura jurídica potiguar: a posse do Desembargador Federal Dr. Francisco Barros Dias, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e o Dr. José Rego, novo juiz togado do TRT da 21ª Região. Merecem homenagem!

    talento.gif

     

    A assistente social conterrânea, Leny Lopes da Silva, atualmente residindo em Brasília, recebeu do Comando da Marinha do Brasil (Portaria 250/08) a medalha Mestre Antonio da Silva, patrono dos servidores daquela arma.

    Leny desenvolveu eficiente trabalho de ação social na Base Naval de Natal, sendo chamada, por mérito, para o Comando Naval, no Distrito Federal. A Câmara Legislativa do DF, através de moção do deputado Dr. Charles e da deputada Érika Koday, lhe prestou recente homenagem pela relevante atuação que teve na diretoria do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS – 8ª Região.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
     


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618