Opinião
-
01 de Novembro de 2008
Defesa do RN na Europa
De Biarritz, França – Começa hoje, o “IX Foro de Biarritz, sobre o atual estado das relações entre a América Latina e Europa”. Estarei presente como convidado.
O Foro, organizado desde o ano 2000, pelo Centro de Administração Euro-América Latina (CMEAL) é considerado de alto nível pelos governos europeus, latino-americanos e, sobretudo, entidades financeiras e culturais internacionais, tais como, BID, Banco Mundial, UNESCO etc. Quando exerci a presidência do PARLATINO promovi intercâmbio com a CMEAL, que tem excelente conceito e apoio de organizações sociais, bancárias e de pesquisa na União Européia.
Autoridades - A instalação dos trabalhos será feita pelo Prefeito de Biarritz, Sr. Didier Borotra, na presença do Primeiro Ministro da França, François Fillon; Maria Tereza Fernandes de La Veja, vice-presidente da Espanha; Javier Rojo, Presidente do Senado Espanhol; Ricardo Lago, Presidente do Clube de Madrid e ex-presidente do Chile; Alejandro Toledo, ex-presidente do Peru; Mario Soares, ex-presidente de Portugal; Rodrigo Rato, Diretor Geral do FMI, dentre outras autoridades.
Brasileiros presentes - No programa oficial constam palestras de quatro brasileiros. Na instalação, em mesa presidida pelo ex-presidente do Equador, Rodrigo Borja, falarei sobre o “Estado atual das relações Europa e América Latina. Os processos de integração. Comunidade Latino-Americana de Nações”.
O governador José Serra de São Paulo proferirá conferência sobre o tema “Europa e América Latina frente à atual crise econômica internacional”, tendo ao seu lado como debatedor o ex-presidente da Argentina Nestor Kirchner.
No mesmo dia, ao lado de prefeitos de várias cidades européias e latinas, o prefeito José Richa, de Curitiba, abordará o “Papel das cidades dentro do processo de desenvolvimento e suas relações com as regiões e o Estado. Formas de financiamento internacional para projetos prioritários”.
No painel sobre segurança energética e alimentar falará o Dr. Marcelo Jardim, vice-presidente da empresa Odebrecht, do Brasil.
O que direi - Na exposição que farei no “IX Foro de Biarritz” abordarei a atual crise econômica internacional. Reafirmarei a convicção defendida há anos, de que uma das soluções para a América Latina e o Caribe será a criação da “Comunidade Latino-Americana de Nações”, no modelo da União Européia, como forma de fortalecimento econômico e combate à desigualdade social. Todo esse processo reformador passará obrigatoriamente pelas reformas internas em cada país. Se não for feito o “dever de casa”, de nada adiantará a liberação de bilhões e bilhões em investimentos.
A crise mundial - O sonho acabou. As finanças mundiais passam por duro ajuste. Ao contrário do que afirmou o Presidente Lula, ao qualificar a conjuntura como simples “marola”, o competente presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meireles, declarou não ser hora “de piada”. “A crise é grave”.
Lembrando o RN - Neste contexto de incertezas, o foro de Biarritz discutirá o futuro dos europeus e latino-americanos. A propósito, buscarei informações atualizadas sobre a intenção da União Européia - revelada em 2004 no encontro de Chefes de Estado na Áustria - em financiar uma “área de livre comércio na América Latina”. Na época e por escrito, alertei, apelei e abri os olhos do governo do RN. Sugeri várias vezes na Câmara Federal, uma zona econômica especial na “Grande Natal”, ao lado do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Até hoje, não se realizou nenhuma ação administrativa concreta, ou mesmo política. Prevalecem apenas interesses pontuais de grupos, em torno da desapropriação da área e a construção do aeroporto, sem lógica e viabilidade econômica para a auto-sustentação do empreendimento.
Caso ainda possa descobrir em Biarritz alguma “janela aberta”, com o apoio financeiro da União Européia, voltarei a insistir na criação da nossa área de livre comércio, o que significará, em médio prazo, a geração no RN de mais de 50 mil empregos e oportunidades, no mínimo. Ao que sei, os europeus já teriam escolhido o Panamá para financiar a instalação de uma área livre. Perdemos a chance inovadora, mais uma vez! Não foi por falta de “grito e de alerta”. Fiz tudo que pude. Infelizmente, silêncio geral!
A atual crise econômica reabre no mundo a discussão sobre novas fronteiras de produção e exportação. A China lançou esse modelo, justamente na crise da década de 70. A hora é propícia. O Brasil precisa exportar para equilibrar a sua balança comercial. E área livre é justamente para produzir e exportar, sobretudo, se instalada numa posição geográfica privilegiada como a “Grande Natal”.
Continuarei a fazer o que posso, em defesa de um futuro melhor para o Rio Grande do Norte.
Assuntos locais - O vereador eleito Ney Jr. já elabora propostas legislativas sobre assuntos de interesse local da cidade de Natal, em cumprimento ao artigo 30 da Constituição. A prioridade será a preservação do meio ambiente e regras complementares à lei federal sobre concessão ou permissão dos serviços públicos essenciais, como por exemplo, o transporte coletivo (art. 30, V, da CF).
Dia de Finados - Hoje, o Dia de Finados. A homenagem aos mortos teve origem no século I e foi incorporada ao calendário litúrgico no século XI. É o verdadeiro dia do amor para quem acredita que amar significa não morrer nunca!
Revista - O jornalista Luís Benício Siqueira edita a revista “Deguste”, com excelente apresentação gráfica e linha editorial que divulga a gastronomia potiguar.
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618