Opinião
-
25 de Outubro de 2008
Parabéns ao eleitor!
Hoje chega ao fim a eleição municipal de 2008, com várias lições dadas nas urnas.
Não se podem negar avanços na qualidade do voto. Natal foi o exemplo patente. O senador Garibaldi Alves, quando se aliou aos governos federal, estadual e municipal declarou, com a sua longa experiência política, que se Micarla ganhasse mereceria ser canonizada.
Realmente, pela lógica tradicional, o Senador estava certo. Enfrentar três cofres públicos, a serviço de uma candidatura no Nordeste do Brasil, seria praticamente impossível obter sucesso.
A governadora Wilma disse também, que não havia ainda nascido uma mulher que a enfrentasse em Natal, onde mantinha liderança desde 1988. Mal sabia ela, que essa mulher existia, era baixinha, pesava pouco e se chamava Micarla de Souza.
O eleitor vem dando muitas lições, desde 2006. Naquele ano, Wilma ganhou a disputa pelo governo estadual pela rejeição popular ao “acordo” dos Maias com os Alves. Note-se ter sido uma união política na oposição, sem favores ou vantagens oficiais. Mesmo assim, o povo repeliu. Está provado que quem é abecedista não aceita ver o seu time jogando com a camisa do América. E vice-versa.
Em Belo Horizonte, o governador Aécio Neves fez “acordão” com os seus opositores e as pesquisas indicam derrota fragorosa hoje. No Rio de Janeiro, os governos federal e estadual, juntos, estão num “fio de navalha”. O DEM considerado pela Ministra Martha Suplicy partido em extinção, fará Kassab prefeito de São Paulo, com larga maioria.
No RN, “favoritos” terminaram derrotados: em Serra Caiada, Ceará-Mirim, Assu, Encanto, Extremoz e tantos outros. Alguma coisa está mudando.
O “fato consumado” e as “imposições” em matéria eleitoral começam a ser sepultados em nosso Estado. Graças a Deus! Que seja assim para sempre.
Outras práticas políticas também se acham em processo de extinção. Refiro-me às mazelas dos chamados “líderes comunitários” (ressalvo alguns poucos que têm legitimidade de liderança). Colocam uma pasta debaixo do braço e oferecem “votos” em troca de dinheiro. Verdadeiros chantagistas. Na eleição de Ney Jr., em Natal, coloquei muitos deles para fora da minha sala. As urnas repeliram esses “tipos”. O povo votou em quem quis. Afinal, não se vende voto como feijão na feira.
Outra imoralidade é a tal “boca de urna”. Embora proibida, falava-se com insistência ser impossível ganhar a eleição, quem não tivesse milhares de notas de 10 e 20 reais para distribuir “no dia”. Fazer isto, ou doar alimentos, bujão de gás, ou algo semelhante. Vários candidatos assim agiram em Natal e foram fragorosamente derrotados. Mais uma vez, Graças a Deus!
Tais vícios eleitorais vinculam-se ao assistencialismo de programas tipo “bolsa família”, usados em regra geral como “moeda eleitoral”. Na época da “Comunidade Solidária” da Sra. Ruth Cardoso já existia a “bolsa família”. Entretanto, o beneficiado dava alguma retribuição pelo que recebia, nem que fosse “trabalho voluntário” em creches, escolas ou hospitais.
Se o eleitor merece parabéns, a justiça eleitoral também faz jus. Influiu muito a propaganda institucional do TSE, divulgada em rádio e TV, alertando o eleitor para o valor do seu voto. Infelizmente, a lei eleitoral ainda é imperfeita. Mudanças radicais terão que ser feitas urgentemente.
Estou otimista. Há sinais de que o eleitor votou de forma responsável. Na prática, ele iniciou a reforma política, partidária e eleitoral, que o Congresso Nacional e o Governo se omitem em fazer. Por tudo que aconteceu em 2008, parabéns ao eleitor!
Livro - Quarta-feira será lançado no América, às 19h, o livro do advogado e professor Carlos Roberto de Miranda Gomes, intitulado “Traços e perfis da OAB/RN – Criação, história. Vitórias e derrotas”.
América Latina - De 2 a 5 de novembro próximos, participarei na cidade de Biarritz, França, do “IX Foro de Biarritz sobre a América Latina e Europa”. Convidado pelos organizadores, falarei sobre a proposta de criação da “Comunidade Latino-Americana de Nações”, tese que defendi durante anos como presidente do Parlamento Latino-Americano (PARLATINO). As instituições e bancos europeus presentes têm muito interesse no futuro da América Latina.
HONRA AO MÉRITO
A família e os amigos do médico e professor Dr. Murilo Celeste Barros festejaram ontem os seus oitenta anos de idade, em recepção na cidade de Natal. Lamentei não estar presente para homenagear os méritos de um cidadão que marcou a sua presença no cenário profissional da Medicina, do Magistério e da política estadual.
Murilo Barros é um dos mais competentes sanitaristas brasileiros, com ampla visão dos problemas da saúde pública. Recentemente, por espírito público, viveu mais de dois anos numa cidade da Amazônia. Desenvolveu revolucionário plano de assistência à saúde, inclusive a construção de hospital em plena selva. Recebeu elogios do Ministério da Saúde.
Nos anos de 1969 a 1973, exerceu o mandato de prefeito de Ceará-Mirim. Renovou os métodos e práticas municipais e, ainda hoje é apontado como exemplo de administrador eficiente. O RN ainda espera muito da experiência e da vocação pública do Dr. Murilo Barros. Que Deus lhe dê muitos anos de vida. Parabéns!
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618